Início Site Página 2554

Jovem de 22 anos detido em Braga por tráfico de droga

0
DR
DR

Um jovem de 22 anos foi detido esta madrugada, em São Vicente, Braga, por tráfico de droga.

“Hoje, pelas 02:30, no âmbito de uma fiscalização de trânsito, na Avenida General Norton de Matos, na cidade de Braga, foi detido pela PSP um cidadão com 22 anos de idade, por posse de estupefaciente”, informou a Polícia.

Após abordagem, o detido encontrava-se na posse de 46,17 gramas de liamba e haxixe suficiente para cerca de 12 doses, que lhe foram apreendidas.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Braga Ciclável pretende limpeza regular da ciclovia de Lamaçães

0
© Braga Ciclável
© Braga Ciclável

A Braga Ciclável alertou para a falta de manutenção na ciclovia na Avenida D. João II, em Lamaçães, apelando à Câmara Municipal para que realize uma “limpeza e lavagem profundas da pista de forma regular”.

Em comunicado, a associação lembra que “a falta de limpeza põe em causa a segurança das pessoas que ali circulam”, deixando um apelo ao Município para que “efetue uma limpeza e lavagem profunda da pista ciclável, limpeza e lavagem essas que devem ser feitas de forma regular”.

A associação recorda “a manutenção profunda realizada recentemente na pista ciclável existente na Avenida D. João II, a qual levou à correcção de erros que existiam na sua implementação”. “Hoje pode-se dizer que o desenho da ciclovia existente é mais seguro que o da anterior”, sublinha.

No entanto, a Braga Ciclável manifesta desagrado com a falta de manutenção nesta pista. “Esperava-se que existisse um plano de manutenção contínua e preventiva, por forma a evitar o desgaste da mesma e, sobretudo, a evitar colocar em perigo quem ali circula. A falta de limpeza das areias, terra e folhas coloca em risco de queda as pessoas que ali circulam de bicicleta, pois em dias de chuva há acumulação de água em algumas partes da mesma”, e por isso a Braga Ciclável sugere ao Município de Braga que “envie uma equipa da mobilidade para efetuar uma visita ao terreno em dia de chuva intensa para perceberem os problemas”.

Assim, deixa um apelo ao Município, Uniões de Freguesia e AGERE para que “sejam efetuadas as diligências necessárias, realizando-se uma limpeza e lavagem profundas da pista ciclável da Avenida D. João II, sendo que essa limpeza e lavagem devem ser feitas de forma regular. Se ainda não existir, solicitamos também ao Município, que elabore um plano de limpeza e manutenção desta e das restantes pistas cicláveis de Braga e que o mesmo seja tornado público”.

Portugal joga com a Suíça à procura de um lugar nos quartos de final

0
© Seleções de Portugal
© Seleções de Portugal

Portugal joga hoje, às 19:00, com a Suíça em jogos dos oitavos de final do Mundial 2022. A Seleção Nacional procura assegurar uma vaga nos quartos de final da competição.

Após ter ficado em primeiro lugar do Grupo H com seis pontos, a Seleção das Quinas mede forças com a Suíça, que ficou em segundo do Grupo G, em igualdade com o Brasil, mas com menos golos.

Ambas as seleções voltam a encontrar-se pela terceira vez este ano, depois de terem jogado para a Liga das Nações em junho em que Portugal venceu o primeiro encontro por 4-0, em Alvalade, e perdido na segunda volta por 1-0, em Genebra.

Parada de Natal volta a levar magia às ruas da cidade de Braga

0
© CM Braga
© CM Braga

A Parada de Natal volta a percorrer as ruas do centro da cidade de Braga, no dia 18 de dezembro, às 16:00.

O evento irá contar com soldadinhos de chumbo e bailarinos, grupos circenses cheios de cor e energia, histórias tradicionais, surpreendentes personagens e todo um conjunto de figuras do imaginário natalício que se uniram para fazer a cidade, ainda mais feliz.

“A Parada de Natal de Braga transformou-se num dos momentos mais mágicos da cidade, imbuída do forte envolvimento comunitário na sua génese, percorre, uma vez mais, as ruas do centro histórico espalhando o espírito e a mensagem de que o “Natal é na rua”. As notícias chegaram rápido à Lapónia e o Pai Natal, desta vez, não vem sozinho. Para além do inseparável Rudolfo, Nicolau traz a família completa, na certeza de celebrar em Parada, o mais terno Natal do Mundo”, informou o Município.

A iniciativa, integrada no programa “Braga É Natal”, conta com o apoio do Agrupamento N.º 1 da Sé do Corpo Nacional de Escutas.

A Parada de Natal tem como percurso Avenida Central, Rua do Souto, Rua Justino Cruz, Rua dos Capelistas e Praça da República.

Braga volta a oferecer Bolo-Rei Gigante e Favaíto à população

0
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

Para celebrar o Natal, a Associação Empresarial de Braga volta a promover a sétima edição do Bolo-Rei Gigante, uma iniciativa que culmina num grande momento de degustação de um Bolo-Rei, acompanhado de vinho Favaíto, oferecido pela Adega Favaios.

O evento irá decorrer no dia 17 de dezembro, às 17:00, na Praça do Município, e será acompanhado musicalmente pela Associação Cultural Sinos da Sé e pela Associação Cultural Bombar’t.

A partir das 18:00, o Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho irá dar um concerto na Praça Municipal.

Carla Sepúlveda recebeu Embaixadores da Escola Europeia do Ensino Profissional

0
© Escola Europeia do Ensino Profissional
© Escola Europeia do Ensino Profissional

Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, recebeu hoje os Embaixadores Juniores e Seniores do Parlamento Europeu, da Escola Europeia de Ensino Profissional, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Os embaixadores juniores tiveram a oportunidade de apresentar o Relatório de Atividades referente ao ano 2021/2022 no âmbito do Projeto Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, que valeu à Escola Europeia de Ensino Profissional o título de melhor escola aderente das novas escolas, no âmbito deste projeto.

Os embaixadores incidiram em alguns dos projetos mais impactantes, nomeadamente o “Livro Mágico dos Oceanos” (Premio Gandhi 2022), o “EuroFlag – o jogo da União Europeia” e o Mapa Didático da União Europeia. Projetos estes, que foram desenvolvidos por toda a Comunidade escolar.

Ainda no âmbito deste Projeto Pedagógico e já no que diz respeito ao ano letivo 2022/2023, as Embaixadores Seniores deram a conhecer a Carla Sepúlveda o trabalho e atividades que estão a desenvolver durante o presente ano letivo.

Segundo a instituição de ensino, “durante a sessão, a vereadora teve sempre palavras de carinho com os alunos e também reconhecendo o árduo trabalho da escola, no que diz respeito a formar cidadãos ativos e comprometidos. Expressou perante todos o apreço que tem pelo ensino profissional e a importância do mesmo no desenvolvimento económico e social do país”.

Feira da Bagageira animou Celorico de Basto

0
© CM Celorico de Basto
© CM Celorico de Basto

Decorreu este domingo, na Praça Albino Alves Pereira e na Casa da Terra, em Celorico de Basto, a I edição da Feira da Bagageira. Uma feira “muito participativa” que promoveu a economia circular e o não desperdício.

A primeira edição deste certame decorreu como era expectável, como salientou a vereadora da Cultura do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “esta foi a primeira edição de uma feira muito participada. As pessoas têm muitos produtos de excelente qualidade armazenados em casa e sem qualquer uso, e viram neste certame a oportunidade de fazer algum dinheiro e ao mesmo tempo, dar uma nova vida aos seus produtos”. A feira irá realizar-se trimestralmente “porque achamos que esse seria o período certo para realizar este mercado de artigos em segunda mão. E não queremos que seja apenas uma feira, queremos que seja um espaço animado, com momentos culturais atrativos e que tornem este espaço ainda mais apelativo. Para primeira edição estamos muito satisfeitos e estou certa de que, o caminho é para crescer e criar hábitos”.

Esta Feira da Bagageira contou com 18 participantes que venderam artigos em segunda mão, velharias, antiguidades, coleções, promovendo a economia circular e o não desperdício.

Ao longo do dia os visitantes puderam deambular pelo espaço, comprar os artigos expostos e desfrutar da animação ao som da Banda de Música de Sta. Tecla e do Grupo Bossa Prima, puderam ainda desfrutar de momentos de teatro de rua pelo Inventos Animação.

Vila Verde volta a encantar com Presépio ao Vivo de Atiães

0
© CM Vila Verde
© CM Vila Verde

A freguesia de Atiães, em Vila Verde, volta a receber o Presépio ao Vivo nos dias 25 de dezembro, 1 e 8 de janeiro.

O cenário natalício pode ser visitado junto ao Largo da sede da Junta de Freguesia, das 15:00 às 17:00.

A Comissão de Festas de Atiães convida a comunidade a efetuar uma visita ao Presépio e apela à doação de fundos para ajudar as festividades em honra de São Tiago e Santa Marta.

“Este será um Natal diferente em Atiães! Visite o nosso magnífico presépio natalício e traga a sua família e amigos!”, convidou a Comissão de Festas.

Para mais informações, envie e-mail para [email protected].

Braga: São Vicente convida comunidade a participar no 89º aniversário da freguesia

0
© Freguesia de São Vicente
© Freguesia de São Vicente

A Junta de São Vicente, em Braga, celebra amanhã, 6 de dezembro, o 89.º aniversário da freguesia. As celebrações começam às 10:00 da manhã com o Hastear da Bandeira e contam às 18:00 com a Eucaristia em memória de todos os autarcas da freguesia, na Igreja de São Vicente.

No Teatro da Escola Sá de Miranda, às 21:00, vai realizar-se a Sessão Solene de comemoração do aniversário, que contará com a intervenção do presidente da Assembleia de Freguesia de São Vicente, Antonio Silva, o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Daniel Pinto e o presidente da Município de Braga, Ricardo Rio. Na cerimónia haverá lugar para um momento musical da soprano Marline Apolinário, da pianista Margarida Machado e violinista Bruna Abreu, ambos músicos da freguesia.

Ao longo da cerimónia, a Junta de Freguesia recordará todos os homenageados nos últimos anos de celebração e divulgará os homenageados da edição de 2022. Este ano serão quatros os homenageados pela Junta de Freguesia de São Vicente.

Daniel Pinto, “este é um momento em que celebramos a freguesia, mas essencialmente a sua alma, as pessoas que fazem e são São Vicente. Um momento de homenagens e de promoção dos princípios orientadores para o futuro da nossa freguesia”.

As comemorações terminarão com carismático cantar de parabéns, uma fatia de bolo e um brinde de celebração.

As cerimónias do 89º aniversário contaram ainda com as presenças dos representantes do Município de Braga, membros da Assembleia da Freguesia de São Vicente e várias instituições representadas.

O Executivo da Junta de São Vicente deixa o convite a todos os vicentinos a participarem nas celebrações do 89.º aniversário da freguesia.

Barcelos investe mais de 100 mil euros no reforço da iluminação pública

0
DR
DR

A Câmara Municipal de Barcelos investiu mais de 100 mil euros no reforço da iluminação pública do concelho, no decorrer de 2022. Em visita a quatro freguesias onde foram ligados novos PTs – Postos de Transformação – (Carvalhas, Palme, Paradela e Balugães), o presidente da Câmara, Mário Constantino, sublinhou a importância da E-REDES atender as solicitações do Município, dando resposta “às exigências e necessidades de uso de energia por parte dos utentes – particulares e empresas – e dessa forma contribuir para a melhoria das condições do serviço”.

De resto, o presidente da Câmara fez questão de sensibilizar e também de “agradecer a Francisco Campilho e Miguel Braz Pinto, da empresa operadora da rede de distribuição de energia elétrica das redes de alta, média e baixa tensão, a resposta que a E-REDES tem dado às solicitações dos autarcas locais, corporizadas e financiadas pelo Município”.  

No decorrer do presente ano, além da instalação de novos Postos de Transformação, em Abade de Neiva, Balugães, Barcelos, Carreira, Carvalhal, Carvalhas, Gilmonde, Palme, Paradela, Pousa, Roriz e Tamel (S. Veríssimo), PTs que permitem “melhorar a qualidade e estabilidade da energia fornecida”, o Município de Barcelos contratualizou com a E-REDES dezenas de ampliações da rede de iluminação pública, trabalho que se estendeu a mais de duas dezenas de freguesias. 

Deste modo, os benefícios introduzidos, tanto pela colocação de novos PTs – que permitem eliminar ou diminuir as quedas de tensão provocadas pelo aumento do consumo –  como pelo alargamento da rede de iluminação pública, contribuem para “dar resposta aos anseios das populações, melhorando a sua qualidade de vida”. De resto, existe a garantia quer da Câmara Municipal quer da E-Redes de que “este tipo de intervenções vão continuar a fazer-se ao longo do próximo ano”.