Sábado, Fevereiro 4, 2023
11.8 C
Braga
InícioBragaBraga: Freguesia São Vicente celebra hoje 89 anos

Braga: Freguesia São Vicente celebra hoje 89 anos

© Sandra Catarina Antunes

A freguesia de São Vicente, em Braga, celebra, esta terça-feira, 6 de dezembro, o seu 89º aniversário. Para assinalar o dia festivo, os membros do Executivo e da Assembleia da Junta de Freguesia, assim como elementos do Regimento de Cavalaria nº 6, uniram-se esta manhã para hastear a bandeira.

António Silva, presidente da Assembleia de Freguesia, marcou presença nesta sessão comemorativa e salientou que durante estes 89 anos “a freguesia tem-se desenvolvido, quer no aspeto urbanístico, quer no aspeto de celebração de protocolos, como é o caso da cedência de instalações da Junta ao Regimento de Cavalaria nº 6. São valências que se vão desenvolvendo ao longo dos anos”, relembrando que o crescimento de São Vicente “deve-se essencialmente a todos os autarcas que passaram nesta freguesia e que tentaram da melhor maneira dar este desenvolvimento”. 

© Sandra Catarina Antunes

Por seu turno, Daniel Pinto, presidente da Junta de São Vicente, explicou que a freguesia foi criada administrativamente a 6 de dezembro de 1933, o culminar de um processo que teve origem na Paróquia de São Vicente em 1926. “Administrativamente, São Vicente é uma freguesia nova, comparativamente com outras freguesias da cidade, mas há indícios de que esta identidade da freguesia remonta talvez há mais de 500 anos. Este ano, inclusive, houve a celebração dos 331 anos da edificação da Igreja de São Vicente e, por isso, é a partir desta centralidade em volta da Igreja que se desenvolveu a freguesia. Somos uma freguesia predominantemente urbana. Existe uma parte da freguesia que não tem estas características e que será talvez, no futuro, a zona onde a freguesia poderá crescer do ponto de vista urbanístico para poder atrair mais famílias para viverem em São Vicente”, explicou o autarca.

© Sandra Catarina Antunes

O presidente da Junta regozijou-se que a freguesia é “moderna” e contém vários equipamentos que dinamizam a cidade, desde “serviços, universidades, equipamentos com grande dimensão como a Central de Camionagem, o Mercado Municipal, escolas secundárias e que têm feito a freguesia crescer e darem um contributo para aquilo que é o movimento associativo da freguesia, seja ele da área desportivo ou da área da cultura”.

“Neste momento, podermos gerir esta freguesia é de um enorme valor com uma alma muito característica e que orgulha-nos imenso podermos estar aqui a celebrar este dia. Estamos convictos que poderemos celebrar nos próximos anos, fazendo mais e melhor,  pois é esse o nosso objetivo fundamental e principal que é servir sobretudo os vicentinos”, finalizou Daniel Pinto.

Para a comemoração do 89º aniversário de São Vicente, foi celebrada uma Eucaristia às 18:00 em memória de todos os autarcas da freguesia.

As comemorações decorrem ainda esta noite no Teatro da Escola Sá de Miranda, com a Sessão Solene de comemoração do aniversário.

Ao longo da cerimónia, a Junta de Freguesia recordará todos os homenageados nos últimos anos de celebração e divulgará os homenageados da edição de 2022. Este ano serão quatro os homenageados pela autarquia local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS