O terceiro prémio do Euromilhões, no valor de 14.900,17 euros, saiu em Portugal. O primeiro prémio de 51 milhões de euros teve um totalista do estrangeiro.
José Abílio Gonçalves, atleta de Boccia do SC Braga, subiu ao segundo lugar do Ranking Mundial na classe BC3, logo após a sua prestação no Campeonato do Mundo, onde se sagrou vice-campeão do mundo.
O Gverreiro do Minho obteve 117 pontos. Para alcançar esta posição no ranking contribuíram o nono lugar no Campeonato da Europa’21, medalha de bronze na Taça do Mundo Rio’22, medalha de bronze na Taça do Mundo Póvoa’22 e medalha de prata no Campeonato do Mundo’22.
Foi hoje inaugurada, em Celorico de Basto, uma árvore de Natal que reflete emoções. O projeto, resulta de uma parceria do Município com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a Teque – associação artística local e o programa Clds4G, envolvendo mais de 300 crianças que foram desafiadas a colocar as emoções despertadas pelo Natal numa esfera decorativa, pintada pelos próprios, resultando numa estrutura intitulada “árvore das emoções”, colocada na praça central da sede do concelho.
No mesmo local, que inclui a Casa da Terra, abriu também as portas do Mercadinho de Natal, uma iniciativa que decorre pela primeira vez este ano e junta doze stands de produtores e comerciantes locais e seis produtores/ vendedores de artesanato. Até dia 24 este espaço contará com animação permanente, abrilhantada por espetáculos musicais e iniciativas culturais, protagonizadas por vários artistas locais, bem como as atividades promovidas pela Associação Comercial local.
Para José Peixoto Lima, presidente da autarquia, “este é um Natal diferente, em que apostamos na dinamização de atividades e envolvimento das forças vivas do concelho na dinamização de um espaço que, pela sua centralidade, tem capacidade de atrair e juntar a população e visitantes, dinamizando a cultura, mas também o comércio local”. “A árvore das emoções simboliza o esforço conjunto na concretização de objetivos comuns e o Mercadinho de Natal será uma oportunidade de promover os produtos locais e os seus produtores, com destaque para o vinho verde e espumantes de produção local, cada vez mais procurados por quem nos visita”, disse.
O Mercadinho de Natal estará instalado na Praça Albino Alves Pereira até ao dia 24 de dezembro, entre as 17:00 e as 23:00 com um vasto conjunto de atividades que irão dinamizar este espaço. No próximo domingo, dia 10, o mercadinho abre às 10:00 e no dia 24, véspera de Natal, estará em funcionamento até às 15:00.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso ofereceu aos Bombeiros Voluntários locais 45 equipamentos novos de proteção individual.
Para a Autarquia, os Soldados da Paz da Póvoa de Lanhoso “ficam mais protegidos no desempenho da sua missão em prol da comunidade”.
Trata-se de um investimento superior a 58 mil euros, destinado a “dotar estes homens e mulheres de mais segurança no decorrer das ações de socorro e proteção civil, nomeadamente em cenários de incêndio e de salvamento rodoviário, bem como de acidentes com matérias perigosas”.
A entrega decorreu no passado domingo, numa cerimónia no Quartel em que estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, José Baptista, e o comandante da Cooperação, António Costa, de entre outros convidados, Bombeiros e suas famílias.
O equipamento de proteção individual (fato nomex) disponibilizado pela Autarquia é um equipamento adequado para intervenção em incêndios estruturais (urbanos e industriais) e ainda para o salvamento e desencarceramento.
“Para além de ser considerado um equipamento de qualidade superior, tratam-se de fatos novos, sem desgaste, o que confere ao bombeiro e à bombeira mais alguma proteção adicional”, sustentou a Câmara Municipal.
Nesta quadra festiva, a Sinfonietta de Braga vai promover uma “Viagem de Inverno” pelas agradáveis melodias da música erudita. Composta por cinco paragens, isto é, cinco concertos, esta viagem musical, que se insere no programa “Braga é Natal“, pretende traduzir-se num ponto de encontro para o público familiar do concelho e da diáspora bracarense.
Nesta segunda edição, para além de ambicionar reunir os bracarenses em torno da sua música, a Sinfonietta de Braga visa ainda continuar a enriquecer a paisagem cultural da cidade e da região com mais uma referência ao nível da fruição das artes eruditas. Neste sentido, através deste programa, a orquestra profissional reforça o objetivo de tornar a música erudita acessível a todas as pessoas sem, no entanto, perder a sua essência.
Depois do concerto do dia 16, a Orquestra Sinfonietta de Braga e a soprano Ana Vieira Leite sobem ao palco no dia 23 de dezembro para apresentar o concerto “Endless Love”. Neste espetáculo, Ana propõe-nos um panorama da figura mitológica de Semele como nos é apresentada por Georg Friederich Haendel, numa das suas mais sublimes óperas inglesas, sobre textos de William Congreve.
Após as celebrações do dia de Natal, a 29 dezembro, a “Viagem de Inverno” prossegue com o concerto “A liturgia dos Pássaros — Homenagem a Olivier Messiaen”, por Daniel Bernardes Trio e o grupo de percussão, Drumming GP. Uma experiência inédita e uma justa homenagem ao mestre francês, que através da sua linguagem harmónica tornou possível a construção de um caminho para o jazz contemporâneo.
No dia 6 de janeiro destaca-se o concerto “A cold December…”, pelo trio clássico de violino, violoncelo e piano, Ibertrio, composto por Américo Martins, Isolda Crespi e Nuno Meira. Com este programa, os artistas propõem uma viagem musical encenada pelos invernos da vida. Desde o inverno literal – ilustrado pela famosa “Cold Song” de H. Purcell – até ao eterno inverno da morte, passando pelo frio glacial do desamor, do desespero e do abandono (alicerçado na maravilhosa arte do grande Monteverdi).
Para encerrar este percurso pela música erudita, no dia 13 janeiro, o Ibertrio volta a entrar em cena, desta vez com o concerto “Viagem no tempo”. Neste recital, o trio interpretará três obras-primas da Música de Câmara, proporcionando aos ouvintes um passeio através dos séculos, repleto de momentos de inesquecível beleza e prazer.
Os concertos contemplados neste ciclo terão lugar no Salão Medieval da Universidade do Minho, pelas 19:00, à exceção do espetáculo de dia 16 de dezembro, que decorre pelas 21:30. A escolha do local deve-se à versatilidade acústica e cénica do espaço, e também à sua localização, no epicentro da cidade medieval e em plena rota do comércio tradicional.
A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, em Braga, aprovou na sexta-feira à noite, no pólo de Fraião, o Plano de Atividades para 2023, suportado num orçamento superior a um milhão de euros.
Os documentos foram aprovados com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda, tendo votado contra o PSD/CDS, enquanto a Iniciativa Liberal e a CDU optaram pela abstenção.
“A unanimidade reinou quando foi proposta pelo PSD/CDS a criação de uma Comissão para apresentar um projeto de desagregação das três freguesias”, afirmou o Executivo local.
Os documentos foram acompanhados de um novo mapa de pessoal da União de Freguesias que visa “reduzir a precariedade dos seus trabalhadores”, que mereceu aprovação unânime.
O presidente da Junta, José Pinto de Matos, deu conta da atividade do executivo da União, destacando “as obras efetuadas e as atividades culturais e de apoio às famílias e crianças”.
Voto de pesar por Lúcia Rodrigues
Por unanimidade — com um minuto de silêncio— foi aprovado um voto de pesar, proposto pelo PSD/CDS/PPM, face à morte, em outubro, da Professora e Investigadora Lúcia Lima Rodrigues, membro desta Assembleia no mandato 2013-2017, pela Cidadania em Movimento.
Lúcia Rodrigues era vice-presidente da Comissão de Normalização Contabilística e coordenadora do Comité de Normalização Contabilística Público, tendo representado Portugal em vários organismos da União Europeia.
Face ao “trabalho, companheirismo e respeito pelo qual se pautou ao longo da sua vida pessoal, profissional e política, bem como pelo seu percurso e exemplo de vida”, a Assembleia de Freguesia observou um minuto de silêncio, em sua homenagem.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão distribuiu 4700 cabazes de Natal pelas famílias carenciadas do concelho com os ingredientes essenciais para a confeção da ceia de Natal – bacalhau, azeite e aletria.
Num investimento de cerca de 95 mil euros, a autarquia responde às necessidades diagnosticadas pelas Juntas de Freguesia do concelho e, em articulação com estas, faz chegar à casa dos que mais precisam o cabaz natalício. Em muitos casos, o cabaz é enriquecido com donativos das próprias Juntas. Em Vermoim, a autarquia acrescenta material escolar para os mais novos, enquanto na União de Freguesias de Calendário e Famalicão, a autarquia acrescenta outros bens, como conservas, azeite, arroz e outros.
Na entrega simbólica dos cabazes às juntas, realizada ontem na Câmara Municipal, com o presidente da Junta de Vermoim e da União de Famalicão e Calendário, Bruno Cunha e Estela Veloso, respetivamente, o presidente da Câmara, Mário Passos, evidenciou a caráter solidário do territórrio, “muito fortalecido pela ação das juntas e instituições locais”.
Bruno Cunha, referiu a importância da entrega do cabaz, também “pela importância do gesto”, que leva conforto a famílias mais isoladas socialmente e que ficam “muito contentes em receber este carinho”.
A Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso foi incluída no mapa de escolas prioritárias a intervencionar no âmbito do plano estabelecido entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios.
A revelação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, durante o encerramento das comemorações dos 50 anos da Escola Gonçalo Sampaio, em que o autarca participou, juntamente com o presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, o secretário de Estado da Educação, António Leite, e a diretora da Escola Básica Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues.
“A Câmara Municipal não descansará enquanto todos os alunos deste concelho não tiverem as mesmas condições de ensino, não só do ponto de vista dos conteúdos, mas também do ponto de vista dos equipamentos e dos meios que são colocados à disposição. O nosso compromisso é esse, já era e é hoje reiterado e continuará a ser”, assegurou Frederico Castro.
A inclusão da Escola Secundária na lista de estabelecimentos prioritários a intervencionar, depois de a mesma ter ficado de fora, numa primeira fase, representa uma conquista para a Póvoa de Lanhoso, que resulta de um trabalho discreto e de minúcia, liderado pelo presidente da Câmara Municipal, e pela vereadora da Educação, Fátima Moreira, que encetaram esforços de fundamentação desta necessidade junto da Associação Nacional de Municípios, do Ministério da Educação, do Ministério da Coesão Territorial e da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Este é o desfecho desejado para a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, pois “vem responder a uma necessidade cada vez mais evidente e a um anseio de toda a comunidade educativa e escolar abrangida por aquele estabelecimento de ensino, que é também a sede do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso”.
O Município de Esposende, através de uma candidatura ao Programa Floresta Comum, vai implementar um projeto educativo que contempla a distribuição e plantação de mais de meio milhar de árvores, cujo objetivo é repovoar áreas afetadas por espécies invasoras. A autarquia pretende, por esta via, “desenvolver uma gestão ativa na floresta, visando a gradual substituição de espécies invasoras lenhosas”.
A adesão a este projeto visa “aproveitar um importante impulso para a floresta, promovido na sequência da parceria estabelecida entre a Quercus, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao qual se associou o Município de Esposende, com uma candidatura que foi aprovada”.
São igualmente objetivos deste projeto “o aumento da biodiversidade florística e consequentemente faunística, o envolvimento da comunidade para as questões florestais, a recuperação de áreas afetadas por espécies invasoras lenhosas e ainda contribuir para a preparação do território para os fenómenos das alterações climáticas, concretamentem as ondas de calor e a seca”.
Os espaços do concelho de Esposende que beneficiarão da plantação serão aqueles que tenham ações de controlo de espécies invasoras, sendo que os pedidos poderão ser efetuados pelos proprietários dos terrenos, nas Juntas de Freguesia, ou diretamente na Câmara Municipal, através do e-mail [email protected].