Início Site Página 2534

José Cid dá concerto em Braga para angariar agasalhos para a Ucrânia

0
José Cid
José Cid

A angariação de cobertores para a Ucrânia dá o mote para o espetáculo solidário que junta José Cid, Mário Mata e Memórias Band e o ucraniano Maks Rayvan. O concerto acontece a 22 de dezembro, no Grande Audtório do Altice Forum Braga.

Com receita a reverter na íntegra para a iniciativa “Cobertor para a Ucrânia”, o espetáculo desta quinta-feira junta José Cid, Mário Mata e Memórias Band e do artista ucraniano Maks Rayvan para um espetáculo especial.

A iniciativa, organizada pela UPE-Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, “Cobertor para a Ucrânia” destina-se a angariar fundos para adquirir agasalhos para enviar para a Ucrânia para ajudar a minorar a situação de frio extremo que se regista atualmente naquele país como consequência da guerra.

Os bilhetes, com um custo de 5 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Altice Forum Braga e aqui.

Biblioteca Municipal de Esposende retomou “Natal dos Leitores”

0
© CM Esposende
© CM Esposende

Após um interregno motivado pela realização de obras de requalificação e pelas contingências da pandemia, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, retomou a festa “Natal dos Leitores”.

Esta iniciativa, que é já uma tradição, reúne em convívio os leitores da Biblioteca Municipal, distinguindo os que registaram mais leituras.

A festa voltou a realizar-se, no passado dia 17 de dezembro, num ambiente informal e natalício à volta dos livros, com música, poesia e degustação de iguarias tradicionais de Natal, partilhando afetos, memórias e presentes. O “Natal dos Leitores” voltou, assim, a encher a Biblioteca, numa casa renovada e decorada a preceito para esta época festiva.

Decorrente da realização de obras e da pandemia, a Biblioteca Municipal funcionou nos últimos dois anos em instalações temporárias, com um fundo documental reduzido. Uma vez que não foi possível, neste período, distinguir os melhores leitores, foram contabilizados os empréstimos realizados nos anos 2020, 2021, bem como do ano 2022. No total foram distinguidos 45 leitores, todos com mais de 70 livros requisitados, sendo que os três primeiros classificados foram Alda Viana, com 176 livros, Ana Maria Nascimento, com 171 livros, e Carla Sofia Correia, com 168 livros. A todos os leitores foram oferecidos livros editados pelo Município e, no caso das crianças e dos jovens, foram adquiridos livros, de acordo com a sua faixa etária.

A sessão iniciou com um momento musical a cargo de Beatriz Deveza, Sara Pedrosa e Maria Deveza, com acompanhamento musical de Nuno Areia, da Escola de Música de Esposende, com interpretação dos temas “The water is wide” de J. Althouse,”Shenandoah” de J. Althouse,”Simple gifts” de M. Hayes e “Linda noite de Natal”.

O investigador esposendense, José Felgueiras, homem com forte paixão pelo mar e que constrói belíssimas miniaturas de barcos, acedeu a partilhar uma história pessoal, intitulada “Um Natal da minha infância”, que comoveu e emocionou os presentes. A história é de um menino que, com 7 anos e sem “pecados”, muito pedia ao menino Jesus um formão para poder trabalhar nos barcos que via os adultos construírem. E teve o formão, não o que esperava, mas outro, especial, que hoje, passados 70 anos, ainda conserva com grande apreço. A Biblioteca Municipal fez uma edição restrita desta história e ofereceu aos leitores presentes.

A entrega dos presentes e certificados de melhor leitor esteve a cargo da Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende e responsável pela área funcional da cultura, Alexandra Roeger, e dos vereadores Sérgio Mano e Alexandra Vilar.

Há carros de compras abandonados pelas ruas de Braga

0
© Mário Relvas
© Mário Relvas

Um morador da freguesia de São Victor voltou a denunciar o abandono de diversos carros de compras abandonados nas ruas de Braga.

De acordo com Mário Relvas, os carros de compras pertencem ao Pingo Doce do Braga Parque.

© Mário Relvas

“Pensei que os responsáveis da loja do Pingo Doce do Braga Parque, mais a administração do Shopping, em conjunto com a Junta de São Victor e a Câmara Municipal de Braga, resolvessem este assunto de vez. Amigos meus, vizinhos e comerciantes estão saturados do que vai por aqui em relação aos carros de compras deste hipermercado que se encontram espalhados ao longo dos arruamentos e prédios em toda a freguesia de São Victor”, disse. 

© Mário Relvas

Mários Relvas alertou também “à falta de civismo de alguns dos clientes” desta superficie.

“Este alerta será o último que eu farei. Tem de haver causa e consequência, ou estaremos numa República das Bananas e não numa cidade que é a capital do Minho, num país que ainda se chama Portugal”, denunciou o morador.

Sporting elimina SC Braga da Taça da Liga

0
© SC Braga
© SC Braga

O Sporting goleou e eliminou o SC Braga da Taça da Liga. Os leões venceram os Gverreiros do Minho por 5-0 e estão nas meias finais da prova.

A equipa de Rúben Amorim marcou todos os golos na primeira parte por intermédio de Inácio (4’), Paulinho (7’), Pote (20’, penálti), Trincão (41’) e Edwards (45’+1, penálti).

O SC Braga ainda tentou lutar para chegar ao golo, mas sem sucesso.

Recorde-se que o Sporting é vencedor das quatro últimas edições da Taça da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22).

Vizela entrega mais sete habitações sociais

0
© CM Vizela
© CM Vizela

A Câmara Municipal de Vizela vai entregar mais sete habitações sociais, das 90 constantes do acordo de colaboração, no âmbito do Programa 1.º Direito, assinado com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). A cerimónia terá lugar no próximo dia 21 de dezembro, pelas 10:00.

O Município já entregou nove habitações sociais, quatro em Tagilde e cinco em São Paio, tendo também doado cabazes de Natal aos munícipes das habitações sociais entregues ao abrigo deste acordo de colaboração.

Assim, a Câmara Municipal vai entregar mais sete habitações sociais, duas em Santa Eulália – Pomarelho (1 T2 + 1 T3), uma em Santo Adrião – Lagoas (1 T2) e duas na União de Freguesias de São Miguel e São João – Rua da Vista Alegre (4 habitações / 3 T3 + 1 T5).

Este acordo define a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do programa 1.º Direito para 90 agregados, com carências habitacionais e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, e que compreende a reabilitação, a aquisição e a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

O acordo de colaboração prevê um investimento total estimado necessário ao cumprimento dos objetivos indicados no acordo de 7.164.880 euros, sendo que o IHRU, I.P. prevê disponibilizar um financiamento que se estima no valor máximo de 6.631.039 euros, de acordo com a programação financeira constante do acordo.

IPCA celebra 28 anos com inauguração de novo edifício em Braga

0
© IPCA
© IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebrou o 28.º aniversário com a inauguração do edifício da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), em Braga.

Após o ato solene de descerramento da bandeira, pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, os parabéns ao IPCA foram cantados ao som das Tunas. Estava, assim, oficialmente inaugurado o edifício da ETeSP, que contou com um investimento de cerca de três milhões de euros para a aquisição e requalificação do edifício, com recurso a receitas próprias do IPCA. O arranjo dos espaços exteriores foi uma empreitada da Câmara Municipal de Braga, com um investimento de 400 mil euros.

A ETeSP iniciou a sua atividade com 78 estudantes, e hoje recebe diariamente cerca de 2000, distribuídos pelos concelhos onde o IPCA tem representação, nomeadamente Barcelos, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde.

Já no auditório do Altice Forum Braga, após um momento musical protagonizado pelo grupo Cadenza Trio, o presidente do Conselho Geral, Pedro Fraga, homenageou a memória do IPCA e “os nomes da primeira Comissão Instaladora, que ambicionaram este projeto e nem nos seus melhores sonhos imaginaram o que esta instituição viria a ser passados 28 anos”. O empresário falou ainda da importância da inauguração oficial do edifício, que há 8 anos acolheu a lecionação dos CTeSP´s, num projeto pioneiro.

“Este é um percurso marcado pelo crescimento, evolução e concretização, mas também pela aprendizagem e inovação”, referiu na sua intervenção a presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima, frisando que “é com muita felicidade que recordo todas as conquistas que o IPCA alcançou este ano, como a aquisição da primeira residência de estudantes, que surge numa altura difícil para muitas famílias”.

Por seu turno, Ricardo Rio, mostrou-se satisfeito pelo “município se associar a este momento de alegria e celebração destas quase três décadas”.

O edil afirmou que desde a constituição do IPCA, sempre o viu como “ponto de encontro da região, sendo esta expansão uma maneira de potenciar esse crescimento”. Ricardo Rio afirmou ainda que é “devido ao bom trabalho das instituições de ensino que os municípios apresentam bons resultados localmente, e neste caso, o IPCA é um exemplo de ligação umbilical com as empresas”.

Já Maria José Fernandes começou por recordar aos convidados de que no decurso destes 28 anos foi trilhado um “caminho de afirmação no panorama nacional e no espaço europeu de ensino superior, sempre em ligação e com o propósito de servir a região do Cávado e do Ave”.

A presidente avançou ainda que na passada sexta-feira o IPCA recebeu o seu presente de Natal. “É com muito orgulho que vos informo que recebemos o visto do Tribunal de Contas para a empreitada do B-CRIC –  Collaborative Research and Innovation Center, pelo que a mesma pode ser consignada e iniciar brevemente”, disse, aproveitando a oportunidade para reiterar que os “Politécnicos estão prontos para responder às alterações legislativas para lecionarem doutoramentos”.

A sessão do Dia do IPCA encerrou com a atribuição de distinções aos docentes que obtiveram o grau de doutor e título de especialista em 2022, e com a atribuição de Prémios de Mérito aos estudantes com melhor desempenho concedidos por empresas e entidades parceiras.

OCC anuncia Prémio de Investigação Professor João Carvalho no valor de dez mil euros 

Durante a sessão solene do Dia do IPCA, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, apresentou o Prémio de Investigação Professor João Carvalho. Instituído pela OCC, este prémio, no valor de dez mil euros, destina-se a apoiar a realização de projetos de investigação aplicados ao setor público nas áreas da contabilidade, fiscalidade e auditoria e é de periocidade bianual.

Operação “Natal e Ano Novo” na estrada até 2 de janeiro

0
© GNR
© GNR

A GNR, inicia, a partir de hoje e até 2 de janeiro de 2023, a Operação “Natal e Ano Novo 2022”, com o objetivo de “combater a criminalidade e intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego durante este período, de forma a garantir as festividades e as deslocações em segurança, em todo o território nacional”.

“Tendo em consideração que o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária constitui uma prioridade estratégica”, a GNR intensificará o policiamento tendo em conta o maior fluxo rodoviário nos trajetos dos locais de residência habitual dos cidadãos para os locais de festividades associadas às comemorações do Natal e do Ano Novo, bem como adotará mecanismos de prevenção e sensibilização à população, para “evitar a ocorrência de furtos no interior de residência e estabelecimentos durante este período em que as pessoas se ausentam das suas casas, através de um empenhamento criterioso dos meios disponíveis, por forma a garantir assim uma maior capacidade de intervenção”.

A Operação Natal e Ano Novo 2022 pretende cumprir:

  • A diminuição da criminalidade geral, com ênfase na prevenção de ilícitos criminais, através de ações de sensibilização e patrulhamento (comércio seguro e residência segura) e o reforço do policiamento de proximidade junto das pessoas mais vulneráveis.
  • A diminuição da sinistralidade rodoviária, através de ações de fiscalização orientadas para os locais de maior fluxo rodoviário, especialmente nos períodos do Natal e do Ano Novo.

Numa primeira fase, de prevenção e sensibilização, antes das festividades do Natal e do Ano Novo, a GNR aconselha:

  • Quando se ausentarem das suas casas, por vários dias, informar a autoridade policial da sua zona de residência, para que se consiga orientar o patrulhamento para estes locais;
  • Se estiver instalado um sistema de alarme em casa ou no estabelecimento, verificar se está devidamente ligado antes de saírem;
  • Evite o crime de oportunidade: não deixe portas e janelas abertas;
  • Não deixar escritos ou sinais na porta, nas janelas ou na caixa de correio que indiquem a sua ausência;
  • Não deixar acumular correspondência na caixa de correio.

Numa segunda fase, haverá dois períodos de esforço por parte da GNR, nomeadamente o período do Natal (entre o dia 22 de dezembro e o dia 26 de dezembro de 2022) e o período de Ano Novo (entre o 29 de dezembro e 02 de janeiro de 2023).

A Guarda estará “particularmente atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente  o excesso de velocidade, as manobras perigosas, a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, a utilização indevida do telemóvel, à circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou à não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças”.

Para que os condutores possam usufruir de uma época festiva em segurança, a GNR aconselha:

  • Efetuem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do dia onde se prevê maior intensidade de tráfego;
  • Descansem convenientemente antes de efetuar a viagem e, pelo menos de 2 em 2 horas, ou sempre que sintam necessidade, façam paragens para descansar;
  • Adequem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário;
  • Evitem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou que, de alguma forma, possam originar acidentes;
  • Adotem uma condução atenta, cautelosa e defensiva, contribuindo para a redução dos índices de sinistralidade rodoviária. O objetivo é que esta quadra natalícia e a entrada no novo ano, sejam períodos caracterizados pela união das famílias, em segurança.

Maestro de Braga vai dirigir Orquestra em Cuba

0
Filipe Cunha
Filipe Cunha

Filipe Cunha, maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmónica de Braga, foi convidado para dirigir a Orquestra Sinfónica Nacional de Cuba. Será o primeiro maestro português a dirigir esta orquestra em toda a sua história.

Além desta orquestra, o maestro vai ainda trabalhar com a Symphonic Orchestra Lyceo Mozarteum de la Habana.

Os concertos terão lugar nos dias 4 e 12 de Março 2023, sendo este último no Teatro Nacional de Cuba en La Habana.

Segundo Filipe Cunha, “vão ser concertos muito bonitos com obras difíceis mas altamente desafiantes e sente-se por isso muito motivado”.

Desde logo, o concerto nº 2 para piano de Rachmaninov, que será interpretado por um pianista Italiano (Luigi Borzillo), deseja trazer a Portugal ainda este ano. No mesmo concerto será executada a 1ª Sinfonia de Mendelsshon

Depois, no segundo concerto, terá a companhia do clarinetista mexicano Angel Cedillo que vai interpretar o concerto nº 2 de Louis Sphor. Neste concerto, o maestro dirige ainda a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky.

Filipe Cunha mostrou-se “orgulhoso” com o convite para dirigir “num país com muita tradição cultural e muito apreciador da música clássica europeia”.

“É um reconhecimento internacional do meu trabalho. Um convite que aceito com humildade e muita responsabilidade. Fiquei surpeendido por saber que serei o primeiro português a Sinfónica Nacional de Cuba. É uma honra muito grande. Levo comigo o nome da cidade de Braga e de Portugal, com toda a responsabilidade inerente a isso, e espero desenvolver por lá um bom trabalho, deixando boa imagem e realizando grandes concertos”, sublinhou.

“Vão ser concertos muito especiais porque além das obras a executar, que eu adoro, principalmente Rachmaninov e Tchaikovsky, estarei a dirigir dois grandes solistas que são também meus amigos. Vai ser muito bonito”, finalizou o maestro.

Famalicão mantém preço da água em 2023

0
DR
DR

A Câmara Municipal de Famalicão vai manter o preço da água e da recolha de resíduos no próximo ano.

O Município volta a não refletir na fatura dos munícipes o aumento do custo que as entidades prestadoras destes serviços cobram à autarquia, neste caso 2,7% na água e 25% no tratamento de resíduos.

A atualização das tarifas de Abastecimento de Água, Drenagem de Águas Residuais e Recolha de Resíduos Sólidos vai estar em análise na reunião do executivo desta terça-feira. A garantia, contudo, já tinha sido deixada pelo presidente da Câmara na reunião da Assembleia Municipal do passado dia 16 de dezembro.

Assim, em 2023, a autarquia vai suportar o aumento de 2,7% dos custos na aquisição dos serviços às Águas do Norte e o aumento do valor da Taxa de Recursos Hídricos e Taxa de Gestão de Resíduos a pagar ao Governo, não aplicando qualquer aumento para o consumidor, com exceção para o 3.º e 4.º escalões das tarifas variáveis, que representam elevados consumos de água, cujo aumento em 2023 se traduz em 6% e 9%, respetivamente, como medida de combate à seca e de incentivo a um consumo moderado de água.

A fatura ambiental dos famalicenses apenas vai encaixar a atualização das tarifas de saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos à taxa da inflação, 3%. Neste caso, o valor a pagar pela Câmara à Resinorte, fornecedor responsável pelo tratamento de resíduos em Famalicão, aumentará 25%.

“Sabemos o quanto está difícil a vida. Enquanto a nossa saúde financeira o permitir, tudo faremos para contrariar o aumento acentuado do custo de vida”, explicou o presidente da autarquia, Mário Passos, que adiantou que com esta decisão a Câmara Municipal deixa nos bolsos dos famalicenses mais de um milhão de euros.

Recorde-se que em 2022 a autarquia também optou por não repercutir  nos consumidores os aumentos das tarifas cobradas pelas entidades prestadoras destes serviços.

Alerta para agravamento do tempo nas próximas horas

0
DR
DR

O distrito de Braga está em alerta devido ao mau tempo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a região entra em aviso laranja a partir das 21:00.

O IPMA já tinha colocado, a partir deste domingo, o distrito em alerta amarelo face ao vento forte. No entanto, o alerta sobe para laranja por causa da chuva forte e acompanhada por trovoada.

O aviso laranja irá vigorar até às 06:00 de terça-feira, passando para amarelo até às 18:00 do mesmo dia, esperando-se ainda precipitação forte.