A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho celebrou, no dia 8 de março, o 29.º aniversário da Secção de Ruivães. Em virtude das legislativas, a celebração só foi assinalada no dia 17 de março.
O aniversário iniciou com o hastear das bandeiras, seguindo-se uma missa na Igreja de Ruivães e a sessão solene no quartel da secção de Ruivães.
O comandante da corporação, Ricardo Dias, que representou a Liga de Bombeiros Portugueses e a Federação Distrital de Bombeiros de Braga, destacou que “desde que esta equipa tomou posse como comando, foi estabelecido como ponto de honra, tudo fazer para que o nosso posto avançado regressasse à designação que sempre deveria ter tido: Secção de Ruivães dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho. Tudo faremos para que tal seja possivel possível. Sendo certo que o desafio foi, é, e continuará a ser enorme”.
Já Manuel Pereira, presidente da União de Freguesias Ruivães Campos, afirmou que “ao haver um aniversário é sinal da existência da secção, e as populações do norte do concelho precisam da continuidade desta secção”.
A segundo-comandante do Comando Sub-Regional do Ave e Cávado da Proteção Civil, comandante Celina Costa, destacou “a importância desta secção no norte do concelho de Vieira do Minho dada a proximidade que se cria junto da população que vive em zonas mais isoladas, é tempo que se ganha na prestação do socorro a estas populações”.
Por seu turno, o presidente da direção, Carlos Branco, reiterou o empenho da atual direção em revitalizar e fazer crescer esta secção. “É uma alegria estarmos aqui hoje a comemorar mais um aniversário, é um local estratégico para o combate a incêndios na parte norte do concelho e também no auxílio e prestação de socorro ás populações. Pretendemos a curto prazo a passagem de posto avançado para secção, para tal estamos á espera da aprovação da 3a equipa EIP por parte do estado, porque de outra forma é impossível a esta Associação sozinha suportar os custos inerentes a este investimento, o qual já conta com o apoio incondicional da autarquia”, sublinhou.
Elsa Ribeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, assegurou que “este executivo desde que tomou posse tudo tem feito para apoiar os Bombeiros Voluntários e irá continuar com esse apoio. O Município está empenhado em que a secção de Ruivães seja uma realidade a curto prazo e tudo irá fazer, juntamente com os parceiros que assim seja”.
A Câmara de Barcelos inaugurou as obras de reabilitação da Escola Básica EB1-JI de Carapeços, de requalificação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa e as obras de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim. Simultaneamente também foram inauguradas três novas Bibliotecas Escolares, uma em cada estabelecimento de ensino.
Na requalificação e ampliação destes três edifícios, o Município investiu 3,260 milhões de euros, sendo que estas operações foram cofinanciadas pelos fundos comunitários do FEDER.
“A aposta do Executivo Municipal no setor da Educação é prioritária e fundamental para o desenvolvimento dos jovens barcelenses. Essa aposta faz-se em dois eixos, equipamentos e promoção das aprendizagens. O trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa: diretores, professores, funcionários, pais e alunos. Desse trabalho, empenho e dedicação resultarão novas gerações mais bem preparadas ao nível da instrução escolar, da educação cívica, da ética, dos valores e dos princípios”, disse Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos.
A intervenção na Escola Básica EB1-JI de Carapeços custou 917 mil euros, a da Escola Básica do 1.º Ciclo / Jardim de Infância da Pousa teve o preço de 1,5 milhões de euros e a Escola Básica de Martim teve um investimento de 800 mil euros.
A Primavera chegou e com ela trouxe bom tempo. Esta sexta-feira será o dia mais quente da semana com Braga a chegar aos 28º, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Já no sábado espera-se céu nublado por nuvens altas e temperaturas de 27º e no domingo prevê-se céu limpo e 26º. As mínimas até ao fim de semana vão variar entre os 7º e os 12º.
No entanto, os dias soalheiros têm os dias contados. A partir de segunda-feira haverá uma mudança do estado do tempo com a chegada de chuva e frio.
A Câmara Municipal de Terras de Bouro tem em curso intervenções de limpeza de alguns trilhos, bem como do traçado da Geira – Via Romana dentro do concelho.
Estas ações surgem, segundo a Autarquia, para “valorizar e promover o nosso património, garantindo e facilitando acessos de circulação na época de verão que se avizinha, de forma a apelar à sua usufruição e à segurança de todos os amantes de caminhada pela natureza”.
Ciente da “importância que o turismo de natureza representa em Terras de Bouro”, o Município pretende que estes caminhos e trilhos “continuem a proporcionar as melhores condições e se tornem apelativos no âmbito da envolvente natural e dos pontos de interesse que cada um oferece, de forma a melhorar a experiência dos seus utilizadores”.
A Universidade do Minho (UMinho) encontra-se a promover a sua oferta formativa no Brasil. A instituição marca presença, desde o final da última semana, no “Salão do Estudante”, a maior feira internacional da América Latina que dá a conhecer instituições de ensino superior a estudantes brasileiros que pretendam fazer os seus estudos fora do Brasil.
O Salão Estudante iniciou-se a 16 de março em São Paulo e percorrerá várias cidades brasileiras até 27 de março. A UMinho, integrada num stand conjunto com universidades públicas portuguesas, marcou presença na mostra de abertura, em São Paulo, a 16 e 17 de março, no Rio de Janeiro, em Copacabana a 19 de março e na Barra a 20 de março, e estará ainda representada em Brasília (22 de março), Salvador (24 de março) e Curitiba (27 de março). Esta feira permite aos visitantes conhecer as universidades representadas e esclarecer dúvidas junto dos stands ou através de sessões e seminários informativos.
No âmbito desta visita, a UMinho reuniu ainda com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo a 15 de março, com a Casa do Minho a 21 de março e irá ainda “sentar-se à mesa” com a Embaixada de Portugal em Brasília a 22 de março. Para além destes momentos, e com o intuito de estreitar relações e promover a oferta formativa da UMinho junto do estudantes do ensino secundário, estão ainda a ser realizadas visitas a colégios.
O trânsito rodoviário na Rua de Fáfias, em Vila Verde, passa a ser efetuado num único sentido. A alteração entra em vigor esta sexta-feira.
Conforme proposta aprovada pela Câmara Municipal, o trânsito na Rua de Fáfias passa a ser efetuado a partir do entroncamento com a Rua Abreus de Regalados em direção à Rua Dr. António Ribeiro Guimarães, nas imediações da Escola EB 2,3.
“A alteração visa assegurar maior segurança e melhor fluidez. Devido à reduzida largura da rua, não é possível uma circulação regular nos dois sentidos para veículos automóveis. Os serviços municipais já procederam à colocação da sinalética adequada, passando a circulação a fazer-se em sentido único a partir das 09:00 desta sexta-feira”, informou a Câmara de Vila Verde.
Guimarães foi uma das duas cidades portuguesas a receber o certificado Mission Label, numa cerimónia que decorreu hoje em Bruxelas.
O Município de Guimarães acaba de ser distinguido pelo caminho que tem realizado para alcançar a neutralidade climática até 2030. O certificado Mission Label da Missão Cidades, da Comissão Europeia, foi hoje entregue durante a cerimónia inserida nos European Research & Innovation Days, o maior fórum europeu centrado no futuro da ciência e inovação, para a cocriação de soluções com cidadãos e stakeholders,em Bruxelas.
Guimarães foi uma das duas cidades portuguesas a receber esta distinção, num conjunto de 23 cidades distinguidas esta quinta-feira.
O selo da Missão Cidades, agora atribuído, reconhece o compromisso de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030, inscrito no Contrato Climático submetido. Deste documento, são também parte integrante um Plano de Ação e um Plano de Investimentos que enumeram as ações a desenvolver para atingir o objetivo até 2030, muito antes da meta europeia, fixada para 2050.
Também no âmbito deste Contrato Climático, Guimarães lançou o Pacto Climático de Guimarães, já subscrito por mais de 100 empresas e instituições, com o objetivo transformar Guimarães num território mais resiliente e climaticamente neutro, reforçando a cooperação entre os setores público e privado e a academia.