Guimarães foi uma das duas cidades portuguesas a receber o certificado Mission Label, numa cerimónia que decorreu hoje em Bruxelas.
O Município de Guimarães acaba de ser distinguido pelo caminho que tem realizado para alcançar a neutralidade climática até 2030. O certificado Mission Label da Missão Cidades, da Comissão Europeia, foi hoje entregue durante a cerimónia inserida nos European Research & Innovation Days, o maior fórum europeu centrado no futuro da ciência e inovação, para a cocriação de soluções com cidadãos e stakeholders, em Bruxelas.
Guimarães foi uma das duas cidades portuguesas a receber esta distinção, num conjunto de 23 cidades distinguidas esta quinta-feira.
O selo da Missão Cidades, agora atribuído, reconhece o compromisso de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030, inscrito no Contrato Climático submetido. Deste documento, são também parte integrante um Plano de Ação e um Plano de Investimentos que enumeram as ações a desenvolver para atingir o objetivo até 2030, muito antes da meta europeia, fixada para 2050.
Também no âmbito deste Contrato Climático, Guimarães lançou o Pacto Climático de Guimarães, já subscrito por mais de 100 empresas e instituições, com o objetivo transformar Guimarães num território mais resiliente e climaticamente neutro, reforçando a cooperação entre os setores público e privado e a academia.