A Câmara de Guimarães implementou no ano letivo 2022/2023 a oferta de uma refeição vegetariana mensal nos refeitórios dos estabelecimentos de educação e ensino do 1.º ciclo de nove Agrupamentos de Escolas. Esta medida teve “excelente aceitação” por parte das crianças e alunos e agora vai alargar a oferta de refeição vegetariana mensal a todos os ciclos de ensino e secundário.
Esta refeição vegetariana irá substituir a de carne, peixe ou ovo e irá ser implementada já no próximo mês maio.
“Os desafios enfrentados coletivamente, quer ao nível do combate às alterações climáticas, quer ao nível da preservação dos ecossistemas naturais e do ambiente, obrigam a repensar a forma como nos alimentamos. Várias organizações, como é o caso do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, reconhecem que uma das formas mais sustentáveis de o fazer é através do reforço do consumo de proteína de origem vegetal e da redução do consumo de proteína animal”, refere a Câmara de Guimarães.
“Para além disso, as refeições de base vegetal ampliam a diversidade alimentar e podem acarretar benefícios para a saúde como a diminuição do risco de desenvolvimento de obesidade, de diabetes e de doenças cardiovasculares em idade adulta”, acrescenta.