Os Bombeiros Voluntários das Taipas, em Guimarães, comemoraram, esta quarta-feira, 1 de maio, o seu 137.º aniversário.
A efeméride começou com o hastear das bandeiras no quartel da Instituição, seguido por uma romagem ao cemitério e uma homenagem no monumento ao Bombeiro. Finda a homenagem, decorreu a condecoração de vários elementos da corporação, a bênção dos novos veículos e a apresentação da nova ambulância de cuidados intensivos, num evento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal e de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães.
Na sua intervenção, Domingos Bragança considerou “fundamental as associações de bombeiros, o voluntariado feito pelos nossos bombeiros e a necessidade crescente de profissionalização na área”. Para o edil, “só é possível proteger bem se, em primeiro, quem protege estiver protegido e a melhor forma de o fazer é investir em equipamentos de proteção individual, nos equipamentos de topo tecnológico de combate às diversas naturezas de sinistros, e na formação constante dos nossos bombeiros”.
Demonstrando a disponibilidade do Município de Guimarães em continuar a apoiar os Bombeiros das Taipas, Domingos Bragança apelou a todas as entidades, nacionais, regionais e locais, “à partilha do esforço necessário, para que se consiga fornecer os equipamentos, a formação e as remunerações necessárias à boa execução da sua missão, concluindo a sua intervenção com uma homenagem e palavra de agradecimento a todos os Bombeiros das Taipas”.
Luís Soares, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas, destacou “a importância da mobilização da comunidade, dos presidentes de junta e dos párocos na angariação de fundos para a aquisição da nova ambulância de cuidados intensivos, demonstrando um profundo agradecimento a todas e a todos os que contribuíram”. Referiu ainda o percurso de valorização dos recursos humanos, afirmando quererem “dar passos firmes”, tendo já realizado aumentos salariais, preservando a saúde financeira da instituição, e desenvolveram ações de formação para os seus quadros, permitindo capacitar e profissionalizar os elementos da corporação.
A sessão solene iniciou com duas homenagens, uma ao associado Alberto Ribeiro e outra ao Comandante Francisco Pereira, pelo seu trabalho e dedicação à causa dos Bombeiros Voluntárias das Taipas, tendo ainda sido descerrada a placa que afirma o apoio que empresas deram à corporação.