Os ex-combatentes do Ultramar residentes em Ferreiros, Braga, foram homenageados na manhã deste 25 de Abril. A cerimónia solene decorreu junto ao monumento do ex-combatente e no Auditório da Junta de Freguesia onde também foram laureados todos os presidentes da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves durante os 50 anos de democracia.
A celebração contou com o hastear das bandeiras ao som de “A Portuguesa”, fogo de artifício e a deposição de uma coroa de cravos na estátua do ex-combatente.
José Azevedo, presidente da Associação dos Combatentes do Ultramar de Ferreiros (ACUF), realçou que a liberdade conquistada no dia 25 de Abril deve-se a todos os ex-combatentes de Portugal.
“Estamos aqui para honrar ‘este soldado’, o que ele foi, em nossa representação, quem foi lá para fora como eu e os demais camaradas, sabe dar o valor a uma festa destas. Além da liberdade, é a festa do combatente que para nós é a melhor festa”, disse o ex-combatente de guerra.
Por seu turno, João Rodrigues, presidente da Associação Amigos “Os Satélites 79”, explicou que esta iniciativa foi promovida para homenagear também todos os presidentes da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves nos 50 anos de democracia. Realçou, também, a importância do papel da mulher na sociedade e nos cargos políticos. “A liberdade, para mim, é muito importante e é importante para toda a gente. Nestes 50 anos de democracia foram até as mulheres que tiveram mais liberdade porque as mulheres que exercessem determinados cargos ou funções não podiam casar”, referiu João Rodrigues.
Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, discursou perante todos os presentes sobre a história do dia 25 de Abril de 1974 e relembrou que esta data deve-se aos Capitães de Abril que lutaram pela Democracia há 50 anos.
“Venho neste momento fazer esta simbólica homenagem ao 25 de Abril de 1974. Passaram 50 anos e é normal que para as pessoas mais novas o 25 de Abril seja mais um dia de feriado. O 25 de Abril provavelmente na história contemporânea portuguesa foi uma das datas mais importantes e permitiu uma coisa muito simples para aqueles que têm memória curta: permitiu a democracia, permitiu que de quatro em quatro anos possamos eleger o Governo de Portugal, permitiu que de quatro em quatro anos possamos eleger o Poder Local, o Governo das nossa autarquias e de cinco em cinco anos eleger o Presidente da República. Neste grande cargo da Democracia Portuguesa deve-se àquilo que se passou em 1974 quando os Capitães de Abril fizeram esse golpe de Estado. Essa Revolução de Abril permitiu a liberdade, a democracia e o respeito pelas pessoas. É uma homenagem grande que faço a este povo, a essas pessoas que fizeram o 25 de Abril e que serão sempre recordadas pela nossa história e na nossa memória. Eu entendo que o povo sem história e sem memória é um povo que não existe mas Portugal existe quase há 900 anos. É um orgulho grande poder transmitir às pessoas de Ferreiros e Gondizalves que estes valores de Abril, falamos de fraternidade, solidariedade e a justiça estejam sempre presentes na vida dos portugueses. O 25 de Abril deve ser sempre comemorado com os valores de Abril e vou repetir: solidariedade, fraternidade e justiça. Eu penso que nunca uma frase foi tão importante como aquela que foi dita na altura do 25 de Abril de 1974 onde nessa altura eu tinha 8 anos, situação essa vivida por muitas pessoas e devo dizer que essa frase que saiu nessa altura “unidos venceremos por Portugal”, por todos os portugueses, viva o 25 de Abril, viva Ferreiros e Gondizalves, viva Portugal!”, discursou Carolina Teixeira, primeira mulher presidente desta União de Freguesias.
João Costa, ex-presidente da União de Ferreiros e Gondizalves, também foi homenageado, tendo sido o primeiro presidente a governar ambas as freguesias.
A Associação dos Combatentes do Ultramar de Ferreiros e a Associação Amigos “Os Satélites 79” promoveram ainda a tertúlia “50 Anos de Democracia” que contou com casa cheia.
Esta iniciativa contou também com a presença de Ana da Costa, presidente da Mesa da Assembleia da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, Gabriela Silva, secretária, Raúl Gomes, tesoureiro, Susana Gomes, vogal, e Nuno Gonçalves, vogal.