Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.1 C
Braga
ReportagemBraga recebeu 3.º Encontro da Comunidade Educativa com destaque à inclusão e...

Braga recebeu 3.º Encontro da Comunidade Educativa com destaque à inclusão e ao 25 de Abril

O evento decorreu esta sexta-feira no Espaço Vita com casa cheia.

© Angélica Antunes

O Espaço Vita foi palco, esta sexta-feira, do 3.º Encontro da Comunidade Educativa. Organizado pela Federação das Associações de Pais de Braga (FAP), o evento foi este ano dedicado à inclusão tendo contado pela primeira vez com língua gestual durante toda a cerimónia.

Carla Silva © Angélica Antunes

Carla Silva, presidente da Direção da FAP Braga, contou que este terceiro encontro pretende juntar as escolas de Braga e dar visibilidade aos projetos desenvolvidos pelas crianças.

“Este ano voltamos a juntar todas as escolas para comemorarmos este terceiro encontro. Aquilo que se pretende é continuar a conversar e continuar a mostrar as boas práticas e entregar os selos ‘Escola Amiga da Criança’ da Conferderação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) e do Dr. Eduardo Sá, com o apoio da Leya, para premiar as escolas que efetivamente vão mais além. Na verdade, todas as escolas acabam por ir mais além, mas muitas delas não acabam por submeter os seus projetos”, disse.

© Angélica Antunes

Carla Silva falou sobre a variedade no programa desta terceira edição e agradeceu a participação da comunidade educativa de Braga. “Temos coisas tão variadas e tão bonitas como atuações de dança, aclamações de poemas sobre o 25 de Abril, a prevenção dos maus-tratos e, portanto, temos que relembrar estas situações. As nossas escolas esmeraram-se e nós só temos de agradecer toda esta comunhão, esta partilha que elas fazem connosco e mostramos que somos uma comunidade e que estamos juntos”, referiu.

© Angélica Antunes

Sandra Ataíde, tesoureira da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, falou sobre a importância de apoiar este tipo de iniciativas que tanto engrandecem a educação no concelho de Braga. “Nós temos apoiado muito estas iniciativas até porque achamos que cada vez mais é importante e é necessário nós estarmos juntos e unidos nestas instituições porque os tempos estão difíceis e, efetivamente, se as Uniões de Freguesias não colaborarem, torna-se mesmo muito difícil para se fazer estes eventos que nós gostamos e queremos estar juntos da comunidade”, frisou.

Sandra Ataíde, que também é membro da FAP Braga, enalteceu todo o trabalho desenvolvido. “É fácil deixar palavras porque estou por dentro disto e sei o trabalho que dá, pois é um trabalho árduo, mas muito gratificante porque nós gostamos do que fazemos e trabalhamos em prol das nossas crianças e dos nossos jovens e sinceramente é de louvar este tipo de ações. A FAP está sem dúvida de parabéns por todas estas iniciativas que tem vindo a concretizar”, reforçou.

Carla Sepúlveda © Angélica Antunes

Em representação da Câmara Municipal de Braga esteve a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que realçou a importância da realização desta iniciativa.

© Angélica Antunes

“É um dia que para nós é também muito importante porque a FAP acaba por conseguir reconhecer numa noite o excelente trabalho que as escolas estão a fazer e é muito importante percebermos que os pais estão contentes. Para nós, em termos de Município de Braga, na verdade é muito importante esta parceria, este laço que já é forte e desde a minha chegada que nós temos mantido ligação e este contacto. Tudo temos feito para que  se mantenha e, portanto, é para continuar e para torná-lo cada vez mais forte”, finalizou a vereadora.

O 3.º encontro da Comunidade Educativa contou com casa cheia. Os alunos brindaram o público presente com diversas atuações numa celebração onde foram premiados os projetos desenvolvidos nas escolas.

A cerimónia teve o apoio da Câmara Municipal de Braga e da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

© Angélica Antunes

O evento contou também com a presença de Magda Costa, da Conferderação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), e de Bruno Cunha e Hélder Fernandes, da Leya.

© Angélica Antunes

O 3.º Encontro da Comunidade Educativa contou com as atuações do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, do Agrupamento de Escolas Carlos Amarantes, do Agrupamento de Escolas de Real, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, do Colégio Teresiano de Braga, da Alfacoop, do Agrupamento de Escolas de Celeirós, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, do Agrupamento de Escolas André Soares, da Profitecla e da Gulbenkian.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES