Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
12.3 C
Braga
RegiãoVieira do MinhoVieira do Minho celebrou 26.º aniversário da secção de Ruivães dos Bombeiros...

Vieira do Minho celebrou 26.º aniversário da secção de Ruivães dos Bombeiros Voluntários

Efeméride.

© Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho celebrou, no dia 8 de março, o 29.º aniversário da Secção de Ruivães. Em virtude das legislativas, a celebração só foi assinalada no dia 17 de março.

O aniversário iniciou com o hastear das bandeiras, seguindo-se uma missa na Igreja de Ruivães e a sessão solene no quartel da secção de Ruivães.

O comandante da corporação, Ricardo Dias, que representou a Liga de Bombeiros Portugueses e a Federação Distrital de Bombeiros de Braga, destacou que “desde que esta equipa tomou posse como comando, foi estabelecido como ponto de honra, tudo fazer para que o nosso posto avançado regressasse à designação que sempre deveria ter tido: Secção de Ruivães dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho. Tudo faremos para que tal seja possivel possível. Sendo certo que o desafio foi, é, e continuará a ser enorme”.

Já Manuel Pereira, presidente da União de Freguesias Ruivães Campos, afirmou que “ao haver um aniversário é sinal da existência da secção, e as populações do norte do concelho precisam da continuidade desta secção”.

A segundo-comandante do Comando Sub-Regional do Ave e Cávado da Proteção Civil, comandante Celina Costa, destacou “a importância desta secção no norte do concelho de Vieira do Minho dada a proximidade que se cria junto da população que vive em zonas mais isoladas, é tempo que se ganha na prestação do socorro a estas populações”.

Por seu turno, o presidente da direção, Carlos Branco, reiterou o empenho da atual direção em revitalizar e fazer crescer esta secção. “É uma alegria estarmos aqui hoje a comemorar mais um aniversário, é um local estratégico para o combate a incêndios na parte norte do concelho e também no auxílio e prestação de socorro ás populações. Pretendemos a curto prazo a passagem de posto avançado para secção, para tal estamos á espera da aprovação da 3a equipa EIP por parte do estado, porque de outra forma é impossível a esta Associação sozinha suportar os custos inerentes a este investimento, o qual já conta com o apoio incondicional da autarquia”, sublinhou.

Elsa Ribeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, assegurou que “este executivo desde que tomou posse tudo tem feito para apoiar os Bombeiros Voluntários e irá continuar com esse apoio. O Município está empenhado em que a secção de Ruivães seja uma realidade a curto prazo e tudo irá fazer, juntamente com os parceiros que assim seja”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES