A campanha de segurança rodoviária “2 Rodas: Agarre-se à Vida”, da responsabilidade da ANSR, GNR e PSP, que decorreu entre 19 e 24 de março, registou oito mortos e 2034 acidentes. Houve também 35 feridos graves e 573 feridos ligeiros.
Em comparação a 2023, registaram-se menos 67 acidentes, mais três vítimas mortais, menos sete feridos graves e mais três feridos ligeiros.
As oito vítimas mortais eram homens e tinham idades entre os 23 e 67 anos, tendo os sinistros ocorrido nos distritos de Braga, Porto, Leiria, Santarém, Lisboa e Beja.
A campanha teve como objetivo alertar os condutores, nomeadamente os de duas rodas a motor, para uma condução segura, cumprindo as regras do Código da Estrada e evitando comportamentos de risco, como a condução sob influência do álcool, o excesso de velocidade e a incorreta utilização dos dispositivos de segurança.
O Município de Braga foi convidado a apresentar o projeto “Cuidar Braga” durante o lançamento da campanha “Portugal Chama 2024”, sob organização da AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais”). Vitor Azevedo, coordenador municipal de Proteção Civil, esteve presente nesta iniciativa.
Este projeto é considerado “um bom exemplo de promoção de alteração de comportamentos na redução do uso do fogo e na eliminação de sobrantes agrícolas e florestais”.
Trata-se de um serviço inteiramente gratuito de trituração e/ou recolha de sobrantes florestais e de podas agrícolas, assumindo-se como “uma solução alternativa ao uso do fogo para a sua eliminação, mais segura e ambientalmente mais responsável”.
“Este projeto concorre para o objetivo nacional de redução do número de incêndios provocados pelo descontrole de queimas de sobrantes, promove a redução da emissão de dióxido de carbono e a melhoria da qualidade do ar e apresenta-se como um incentivo à reutilização de sobrantes vegetais”, refere Altino Bessa, vereador da Proteção Civil.
O “Cuidar Braga” representou um investimento de 276.048.48 euros, financiado em 85%, e resultou até ao momento na produção de 358 ton de estilha, que correspondem a 566 ton de CO2 não emitidos.
Tendo como mote o lema da campanha nacional “A prevenção começa em si. Começa em todos”, o Município de Braga alerta para a necessidade de limpeza dos terrenos florestais até 30 de abril, reforçando a disponibilização e gratuitidade do “Cuidar Braga” ao serviço dos munícipes.
Pode solicitar o biotriturador online ou se preferir, pode contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência ou a Divisão de Proteção Civil Municipal pelo telefone 253 61 60 60.
A campanha “Portugal Chama 2024” tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas para os comportamentos de risco em dias de índices de temperatura elevados, tais como a realização de queimas ou fogueiras, lançamento de foguetes, utilização de maquinaria, entre outros, informar sobre as medidas de autoproteção e como atuar na fase de prevenção ou durante a ocorrência de um incêndio.
Sara Araújo e Márcia Araújo, atletas do SC Braga, bateram os seus recordes pessoais durante o Campeonato Jovem Regional, que decorreu na Cidade dos Arcebispos.
No salto em comprimento, Sara Araújo registou uma marca de 4.10 metros, enquanto Márcia Araújo saltou 3.83 metros.
Já nos 200 metros, Sara Araújo registou uma marca de 28.45 segundos, enquanto que Márcia percorreu a distância da prova em 29.09 segundos.
A GNR deteve um homem, de 45 anos, no dia 21 de março, por violência doméstica, no concelho de Guimarães.
A detenção do agressor foi feira por um militar que se encontrava fora de serviço tendo assistido ao crime. “No seguimento de uma agressão presenciada por um militar da GNR do Posto Territorial de Fafe, que se encontrava fora de serviço, procedeu à detenção em flagrante delito, do homem pelo crime de violência doméstica sobre a sua companheira, de 53 anos”, refere a GNR.
A detenção contou com o reforço dos militares de serviço do Posto Territorial de Guimarães, que elaboraram o respetivo expediente e apresentaram o detido no Tribunal Judicial de Guimarães.
Presente no Tribunal Judicial de Guimarães, no dia 22 de março, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Esposende vai estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta terça-feira, a partir das 06:00, o IPMA emitiu um aviso amarelo, esperando-se ondas com 4 a 5 metros. O aviso irá agravar para laranja a partir das 12:00 do mesmo dia, prevendo-se ondas com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.
A AGRO terminou este domingo e ultrapassou a marca dos 50 mil visitantes. A 56ª edição da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação levou 50.669 pessoas ao Altice Forum Braga.
Os grandes visitantes desta edição da AGRO foram as famílias e as escolas, desde o ensino primário, ao profissional e o universitário. “Só das escolas do 1.º e 2.º ciclo do concelho, foram mais de 6.000 crianças. Quisemos que esta fosse uma feira de formação”, afirmou Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga.
A importância de mostrar a origem dos produtos alimentares e a cadeia de valor criada por todo o setor torna-se “cada vez mais essencial”. “Esta educação vai contribuir para que daqui a 15 anos estas crianças ajam tendo em conta a importância do setor primário. É a nossa missão valorizar a agricultura”, declarou José Olímpio, diretor operacional de Feiras, Congressos e Eventos.
Entre os animais destacaram-se as galinhas, ovelhas, coelhos, cavalos, vacas de raças autóctones e ainda as novas raças – Limousine e Angus. Para José Olímpio, este é “um número significativo para aquilo que são as exposições do setor agropecuário”.
Um dos pontos altos da feira foram os Concursos Pecuários, com história já registada desde 1863, assinada pelo rei D. Luís I. Este ano foram levados ao ringue do pavilhão o 19.º Concurso Nacional Galinhas (Preta, Amarela, Branca e Pedrês), que avaliou a beleza do exemplar, o brilho das suas penas, a simetria das suas feições e muitas outras características.
Também o concurso nacional de Ovelhas Bordaleira de Entre Douro e Minho e Churra do Minho e os vários concursos de raças de vacas – Holstein Frísia, Maronesa, Barrosã, Marinhoa, Cachena e Minhota – estiveram em destaque. Pela primeira vez, os preparadores e manejadores da raça Holstein Frísia subiram ao ringue para mostrar as suas habilidades na preparação dos melhores espécimes.
Durante toda a feira os cavalos foram a grande estrela. Desde Passeios a Charrete, Voltas de Batismo, Maneio do Cavalo até ao espetáculo “Cavalos Lusitanos – Som, Luz e Fado”, que ocorreu na noite de sexta-feira e tarde de sábado. Esta novidade levou centenas de pessoas ao picadeiro para assistir à envolvente apresentação com música, dança e cuspidores de fogo.
O bem-estar animal foi uma preocupação da organização da AGRO. O diretor operacional garante que todas as condições foram criadas, inclusivamente a ordenha das vacas leiteiras, tratada pelos alunos das escolas profissionais, da Casa Escola Campo Verde, e transportada pela Agros para a sua preparação na unidade de produção. “Daqui a uns dias, estaremos a beber o leite extraído nesta edição da AGRO”, acrescentou José Olímpio.
As explorações agrícolas presentes são certificadas. Este compromisso foi enfatizado como um princípio fundamental. “Asseguramos as melhores condições para os animais, em todos os contextos. Os produtores são os primeiros a zelar pelo bem-estar dos animais,” explica Júlio Amorim, produtor da equipa Holstein Genetics, destacando que “o cuidado e a saúde dos animais são prioritários, pois um animal bem tratado é um animal saudável e produtivo. Esta dedicação vai além do cumprimento legal, refletindo um profundo respeito pelos animais”.
Esculturas de Madeira feitas ao vivo com motosserras, de maiores e menores escalas, produzidas pelo escultor Emanuel, puderam ser vistas no cimo do recinto exterior da feira. Na mesma zona, a AGRO KIDS teve uma programação totalmente dedicada às famílias, como os workshops de sementeiras, hotel para insetos e jardim suspenso promovidos pela Quinta Pedagógica de Braga.
As atuações dos grupos académicos da Universidade do Minho animaram os dias da AGRO, com as Tunas e os Grupos de Fado. Também as Rugas e os Grupos Folclóricos fizeram parte desta festa minhota, levando o “Vira” e os trajes ao espaço que sempre os recebeu.
Um dos pontos mais importantes para a divulgação dos produtos enogastronómicos de todas as regiões do país foram os Showcookings. Durante os quatro dias de festa celebrou-se a culinária portuguesa com o apoio de parceiros institucionais e empresariais.
Com mais de 25.000 m², dos quais 15.000 m² dedicados aos expositores, a feira AGRO contou com o apoio dos parceiros, destacando o patrocinador oficial, a Campicarn, uma empresa nacional do setor das carnes. A associação à AGRO é, para o grupo, “uma oportunidade valiosa para estreitar laços com o setor agropecuário” e de reafirmar o seu compromisso com “os valores da agricultura e pecuária sustentáveis”. “O nosso dia a dia passa por interagir com os expositores que cá estão, principalmente da agropecuária”, concluiu Manuel Martins, fundador e presidente do conselho de administração.
A AGRO entrou na programação internacional de Braga, o que fez com que a cidade fosse neste período “o centro da discussão daquilo que será o futuro da agricultura”, reiterou Carlos Silva. A feira integrou vários expositores espanhóis e a celebração do Dia da Galiza, na sexta-feira, com cerimónia oficial.
Esta edição promoveu uma diversidade de temáticas nas conferências, refletindo os desafios enfrentados pelo setor agropecuário. Ao longo de quatro dias, especialistas, gestores e académicos compartilharam conhecimentos, abrindo espaço para debates sobre sustentabilidade, inovação e a relação intrínseca entre a agricultura, a produção alimentar e a preservação ambiental.
Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a procissão realiza-se anualmente no Domingo de Ramos, sendo a primeira grande cerimónia da Semana Maior da cidade.
O cortejo religioso atraiu milhares de pessoas às ruas de Braga. Teve início na Igreja de São Paulo, onde saiu a imagem do Senhor dos Passos, em direção à Igreja de Santa Cruz.
O ponto alto realizou-se no Largo Carlos Amarante, frente à Igreja de Santa Cruz, com o Sermão e o Encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores com o Senhor dos Passos.
O Sermão foi presidido pelo Cónego José Paulo de Abreu que fez um discurso comovente sobre o Encontre de Jesus com Sua Mãe Maria antes da sua crucificação.
Após o Sermão, a procissão prosseguiu pelas ruas da cidade com a introdução da imagem de Nossa Senhora das Dores, percorrendo o itinerário dos Calvários espalhados pelo centro histórico.
A procissão teve como itinerário a Igreja de São Paulo, o Largo de Paulo Osório, Rua do Alcaide, Campo de Santiago, Rua do Anjo, Largo Carlos Amarante, Largo de São João do Souto, Rua D. Afonso Henriques, Rua D. Gonçalo Pereira, Rua D. Paio Mendes, Avenida São Miguel-O-Anjo, Arco da Porta Nova, Rua D. Diogo de Sousa, Largo do Paço, Rua do Souto, Largo do Barão de S. Martinho, Rua de S. Marcos, tendo voltado para a Igreja de Santa Cruz.
A Procissão dos Passos contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Jorge Pires, presidente da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto.
Recorde-se que a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga está a promover um vaso calendário religioso e cultural de excelência. Leia a programação da Semana Santa aqui.
A ABVP Travel Fest está de regresso a Guimarães, nos dias 11 e 12 de maio, no Teatro Jordão, para mais uma edição de partilha de conhecimento e inspiração para todos os Bloggers e Amantes de viagens e aventura.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, enfatiza que o “património histórico da cidade, a gastronomia e a arte de bem receber dos vimaranenses deixarão seguramente marcas nos visitantes, muitos dos quais especializados na produção de conteúdos de viagem” em Portugal e além- fronteiras.
“Em Guimarães cuidamos de um turismo sustentável e temos na ABVP o parceiro ideal para percorrer este caminho. Estou certo de que será mais uma edição inspiradora e memorável para todos os que se deslocarem a Guimarães no âmbito do ABVP Travel Fest”, remata Lopes Silva.
Uma das novidades desta edição é a participação do videógrafo norte-americano Brandon Li, autor do icónico filme “The Passion of Andaluzia” e recente vencedor do Grande Prémio do Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com o filme Morocco Arise. O norte-americano irá dar a palestra “Travel Video: Improvised Storytelling” durante o evento.
Os bilhetes para o público em geral custam 30 euros para os dois dias de palestras (e visitas gratuitas na sexta- feira anterior) – preço válido até ao fim do mês de março -, e podem ser adquiridos no site da ABVP. A partir do dia 1 de abril, o passe do festival passa a custar 40 euros.
Os participantes terão ainda acesso gratuito a um conjunto de espaços na cidade, incluindo o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, em colaboração com o Município de Guimarães, no dia 10 de maio, véspera do início das palestras no Teatro Jordão; bem como descontos em vários hotéis e restaurantes vimaranenses.
Miguel Monteiro, número um do ranking mundial de 2024, fechou a participação portuguesa no World Para Athletics Grand Prix, que se realizou em Jesolo, na Itália, com um triunfo.
O também recordista mundial (F40) lançou o peso a 11,02 metros, que lhe garantiu a medalha de ouro na competição, mantendo o seu estatuto de liderança no ranking mundial, num ano de Jogos Paralímpicos.
Já durante o dia de ontem e a manhã de hoje, os estreantes nas competições da World Para Athletics Grand Prix, Tiago Ramos e Cristiano Silva Pereira também subiram ao pódio. Tiago (T20) conquistou o ouro no salto em comprimento, com a marca de 6,40 metros (v: +1,0 m/s), enquanto Cristiano (T20) alcançou a prata nos 1500 metros (4.15,95).
Os atletas portugueses continuam a ganhar medalhas nos Mundiais de Atletismo para atletas com Síndrome de Down, que se está a realizar em Antalya, na Turquia.
Beatriz Bastos está a ser a grande figura, tendo hoje conquistado duas medalhas, uma de ouro e outra de prata, a juntar à de bronze que conquistou na primeira jornada.
Beatriz Bastos venceu o salto em comprimento (ouro) e foi segunda nos 200 metros (prata).
Para além a atleta, mais três medalhas de bronze na segunda jornada, por Francisco Gouveia Jennifer Nogueira, ambos nos 1.500 metros marcha, e o mesmo conseguiu a estafeta masculina (T21), com um quarteto composto por João Machado, Vasco Avelino, Nelson Silva e Luís Gonçalves.