Braga voltou a reviver, este domingo, a Procissão dos Passos, tendo dado início às solenidades da Semana Santa.
Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a procissão realiza-se anualmente no Domingo de Ramos, sendo a primeira grande cerimónia da Semana Maior da cidade.
O cortejo religioso atraiu milhares de pessoas às ruas de Braga. Teve início na Igreja de São Paulo, onde saiu a imagem do Senhor dos Passos, em direção à Igreja de Santa Cruz.
O ponto alto realizou-se no Largo Carlos Amarante, frente à Igreja de Santa Cruz, com o Sermão e o Encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores com o Senhor dos Passos.
O Sermão foi presidido pelo Cónego José Paulo de Abreu que fez um discurso comovente sobre o Encontre de Jesus com Sua Mãe Maria antes da sua crucificação.
Após o Sermão, a procissão prosseguiu pelas ruas da cidade com a introdução da imagem de Nossa Senhora das Dores, percorrendo o itinerário dos Calvários espalhados pelo centro histórico.
A procissão teve como itinerário a Igreja de São Paulo, o Largo de Paulo Osório, Rua do Alcaide, Campo de Santiago, Rua do Anjo, Largo Carlos Amarante, Largo de São João do Souto, Rua D. Afonso Henriques, Rua D. Gonçalo Pereira, Rua D. Paio Mendes, Avenida São Miguel-O-Anjo, Arco da Porta Nova, Rua D. Diogo de Sousa, Largo do Paço, Rua do Souto, Largo do Barão de S. Martinho, Rua de S. Marcos, tendo voltado para a Igreja de Santa Cruz.
A Procissão dos Passos contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Jorge Pires, presidente da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto.
Recorde-se que a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga está a promover um vaso calendário religioso e cultural de excelência. Leia a programação da Semana Santa aqui.