Sexta-feira, Abril 19, 2024
14.3 C
Braga
ReportagemComovente Procissão dos Passos levou milhares às ruas de Braga

Comovente Procissão dos Passos levou milhares às ruas de Braga

© Angélica Antunes

Braga voltou a reviver, este domingo, a Procissão dos Passos, tendo dado início às solenidades da Semana Santa.

© Angélica Antunes

Organizada pela Irmandade de Santa Cruz, a procissão realiza-se anualmente no Domingo de Ramos, sendo a primeira grande cerimónia da Semana Maior da cidade.

© Angélica Antunes

O cortejo religioso atraiu milhares de pessoas às ruas de Braga. Teve início na Igreja de São Paulo, onde saiu a imagem do Senhor dos Passos, em direção à Igreja de Santa Cruz.

© Angélica Antunes

O ponto alto realizou-se no Largo Carlos Amarante, frente à Igreja de Santa Cruz, com o Sermão e o Encontro da imagem de Nossa Senhora das Dores com o Senhor dos Passos.

© Angélica Antunes

O Sermão foi presidido pelo Cónego José Paulo de Abreu que fez um discurso comovente sobre o Encontre de Jesus com Sua Mãe Maria antes da sua crucificação.

© Angélica Antunes

Após o Sermão, a procissão prosseguiu pelas ruas da cidade com a introdução da imagem de Nossa Senhora das Dores, percorrendo o itinerário dos Calvários espalhados pelo centro histórico.

© Angélica Antunes

A procissão teve como itinerário a Igreja de São Paulo, o Largo de Paulo Osório, Rua do Alcaide, Campo de Santiago, Rua do Anjo, Largo Carlos Amarante, Largo de São João do Souto, Rua D. Afonso Henriques, Rua D. Gonçalo Pereira, Rua D. Paio Mendes, Avenida São Miguel-O-Anjo, Arco da Porta Nova, Rua D. Diogo de Sousa, Largo do Paço, Rua do Souto, Largo do Barão de S. Martinho, Rua de S. Marcos, tendo voltado para a Igreja de Santa Cruz.

© Angélica Antunes

A Procissão dos Passos contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Jorge Pires, presidente da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto.

© Angélica Antunes

Recorde-se que a Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga está a promover um vaso calendário religioso e cultural de excelência. Leia a programação da Semana Santa aqui.

© Angélica Antunes

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES