A Federação Internacional de Badminton confirmou hoje a atribuição da quota a Beatriz Monteiro para a participação na vertente de singulares femininos SU5 de badminton nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
A vaga assegurada por via da posição no ranking mundial garante à atleta portuguesa de 18 anos, a sua segunda participação paralímpica, depois de ter alcançado os quartos de final em Tóquio 2020.
Portugal tem agora 15 vagas asseguradas para os Jogos Paralímpicos Paris 2024: quatro no atletismo, quatro na natação, três no boccia, duas na canoagem (Norberto Mourão e Alex Santos), uma no ciclismo e uma no badminton (Beatriz Monteiro).
Os Jogos Paralímpico Paris 2024 realizam-se de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024 na cidade de Paris, em França.
Rodrigo Sousa Castro, natural de Celorico de Basto e um dos Capitães de Abril, foi homenageado pela autarquia.
“O Coronel Sousa Castro, figura importante de um dos momentos mais marcantes da história contemporânea de Portugal, voltou à sua terra natal onde esteve presente numa iniciativa realizada pelo Centro de Formação de Basto. O evento reuniu cinco autores numa conferência dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, onde se refletiu sobre o significado e o legado deste marco histórico para a democracia portuguesa”, refere a Câmara de Celorico de Basto.
À margem da conferência, o presidente da Câmara José Peixoto Lima teve a oportunidade de expressar a sua “gratidão e reconhecimento ao Capitão Sousa e Castro”, oferecendo-lhe uma pintura realizada pela artista plástica Mafalda Rocha, autora da coleção “Os Rostos da Democracia”. Esta obra de arte, que retrata o rosto do Capitão de Abril, faz parte do catálogo desta coleção.
Rodrigo Sousa Castro deixou o seu agradecimento ao Município e referiu que”“esta não é uma homenagem a um individuo, mas sim a um grupo de pessoas e às suas famílias que fizeram sacrifícios para a conquista da liberdade”.
Para o presidente da Câmara, “a homenagem prestada ao Capitão Sousa e Castro é um tributo merecido a um homem cujo compromisso e coragem foram fundamentais para a consolidação dos valores democráticos em Portugal. O seu exemplo continua a inspirar gerações, recordando-nos sempre da importância da liberdade, da justiça e da democracia”. “O município de Celorico de Basto sente-se honrado por poder prestar esta homenagem ao Capitão Sousa e Castro e orgulha-se em contribuir para preservar a memória dos heróis que tornaram possível a conquista dos direitos e liberdades que hoje desfrutamos”.
Este acontecimento marcou o arranque da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Celorico de Basto.
Palmeira, em Braga, volta a receber, este sábado, dia 20 de abril, o 21.º Circuito de Palmeira, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada que este ano contará com o maior pelotão de sempre, integrando o calendário da Taça de Portugal de Esperanças.
O tradicional circuito bracarense, que homenageia uma velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965, Peixoto Alves, terá a participação de 129 ciclistas distribuídos por 20 equipas, sendo cinco delas espanholas.
Para João Ferreira, presidente da Junta da Freguesia de Palmeira, o Circuito continuará a gerar muita emoção e disputa pelas melhores posições, assegurando que o pelotão deste ano enfrentará uma corrida mais dura do que o habitual. “A integração da prova na Taça de Esperanças levou-nos a aumentar o nível de exigência e de investimento, em relação aos anos anteriores, que levará a que o espetáculo, acreditamos, saia a ganhar”, afirmou.
“A integração da prova na Taça de Esperanças é o reconhecimento do bom trabalho que temos feito ao longo dos anos, da dedicação e empenho que a Junta de Freguesia e a população de Palmeira põe nesta prova”, acrescentou João Ferreira que vê este “evento ímpar” como uma oportunidade para dar outra vida à freguesia e às freguesias vizinhas.
A viagem de 110,5 quilómetros, com partida da Rua da Japoneira (14:28) e chegada junto à Igreja de Palmeira (17:24), será marcada pela subida ao Sameiro via Falperra, passando por Adaúfe e Gualtar.
Uma mulher foi detida, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária de Braga por tenta matar o marido, em Amares.
O caso remonta ao dia 24 de março quando a suspeita, de 56 anos, terá tentado assassinar o homem, de 55, dentro da residência do casal em contexto de “um quadro depressivo e de alteração comportamental da suspeita”, refere a PJ, em comunicado, afirmando que a mulher “terá manifestado a intenção de se suicidar e sugeriu ao marido que a acompanhasse nessa resolução”.
“Porém, não tendo este cedido ao apelo da mulher, esta, após o almoço, acabou por dissimuladamente dissolver vários fármacos num café que veio a servir ao marido. Após a ingestão do café, o homem sentiu uma forte indisposição e sonolência, tendo a necessidade de se deitar. Com o marido a descansar, a mulher muniu-se de uma tesoura e de uma faca de cozinha e atacou-o ferindo-o na zona do pescoço e peito. Apesar de ferido, o homem ainda conseguiu defender-se e pedir socorro aos vizinhos que acorreram ao local”, explica a PJ.
O casal foi levado para o Hospital de Braga e a mulher ficou internada na ala de Psiquiatria.
A mulher, presente às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Guimarães, ficou em prisão preventiva.
Uma exposição itinerante sobre o percurso da ditadura do Estado Novo até à consolidação da democracia em Portugal, abriu ao público na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.
“É uma exposição muito rica e interessante pelo conteúdo informativo que disponibiliza. Ajuda-nos a percorrer um percurso determinante na história de Portugal e dos nossos tempos”, destacou a vereadora Michele Alves, na cerimónia de abertura.
Compreendida por dez painéis onde de forma pedagógica são apresentados textos, fotografias e infografias, a exposição ‘25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário.
Ditadura, Revolução Democracia’ vai estar disponível em Vila Verde até dia 26 de abril. É acompanhada pelo filme “25 de Abril, Quinta-Feira”, com música de Rodrigo Leão e o documentário sonoro “O 25 de abril na rádio”, de Sofia Saldanha.
Como referiu Michele Alves, esta mostra tem a vantagem de se integrar e complementar outras exposições patentes na biblioteca, como são os casos de ‘Livros Proibidos Durante o Estado Novo’ e ‘25 de abril de 1974, Quinta-feira – Fotografias de Alfredo Cunha’.
Concebida pelo Plano Nacional das Artes, com coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra – CEIS20 e o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição inclui referências a momentos como a guerra colonial, a Revolução dos Cravos, a descolonização e o PREC.
A exposição ‘25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário. Ditadura, Revolução Democracia’ seguirá depois para as escolas do concelho, Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima e Juntas de Freguesia, numa ação sob organização da RIBCA – Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado.
Foi inaugurada a exposição “Braga Natural”, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na freguesia de São Vicente.
Esta mostra reúne os trabalhos de valorização do património natural do concelho com várias imagens.
A inauguração da exposição decorreu na manhã desta sexta-feira com a presença de Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, e Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara de Braga.
O Hospital de Braga assinalou o Dia Internacional dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, que se celebra a 15 de abril, com uma semana de atividades dedicada a dar a conhecer o trabalho destes profissionais.
“O técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública desempenha um papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento de doenças, embora o seu trabalho seja muitas vezes invisível”, referiu Mónica Macedo, técnica de Análises Clínicas e Saúde Pública do Hospital de Braga. “Sem os nossos resultados, os médicos teriam grandes dificuldades em estabelecer diagnósticos precisos e definir os tratamentos adequados para os seus pacientes”, reforçou.
Ao longo da semana, os Laboratórios de Patologia Clínica e Imunohemoterapia do Hospital de Braga abriram as suas portas a todos os colaboradores da instituição, permitindo-lhes conhecer de perto o espaço onde são realizadas milhares de análises clínicas todos os anos. Uma exposição fotográfica também foi patenteada, revelando o rosto dos profissionais que integram a equipa de TACSP e que trabalham 24 horas por dia.
No âmbito científico, realizou-se o LabMeeting, uma reunião dedicada aos profissionais de saúde, que proporcionou o debate de temas atuais relacionados com a atividade dos TACSP e o progresso desta profissão. Aurélio Mesquita, Diretor do Serviço de Patologia Clínica, realçou a multidisciplinaridade do Serviço e o desempenho técnico-científico da sua equipa, fatores que considera essenciais para a qualidade da atividade assistencial prestada.
“O trabalho dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública é essencial para o bom funcionamento dos nossos serviços e para a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população”, afirmou Paula Vaz Marques, diretora clínica do Hospital de Braga. “O Conselho de Administração do Hospital de Braga reconhece a importância destes profissionais e está empenhado em continuar a apoiar as suas iniciativas de formação e desenvolvimento profissional”, acrescentou.
Ao longo do ano, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Braga realiza cerca de 3 milhões e 500 mil análises e, no que toca a colheitas, ultrapassa as 76 mil, anualmente.
O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal de Fafe, deteve ontem um homem de 41 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Cabeceiras de Basto.
Na sequência de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria desde dezembro de 2022, os militares da Guarda deram cumprimento a três mandados de busca domiciliária que culminaram na detenção em flagrante delito do suspeito e na apreensão de uma estufa em pleno funcionamento, com quatro plantas de canábis, 42 doses de canábis, 43 pastilhas de ecstasy (MDMA), 5.100 euros em numerário, dois telemóveis, uma balança digital, um computador portátil e uma máquina de embalar a vácuo.
O detido será presente hoje no Tribunal Judicial de Guimarães.
A quinta edição do Norte Classic, realizada entre 12 e 14 de abril em vários concelhos do Minho, consolidou-se como um dos maiores eventos de carros clássicos em Portugal, atraindo mais de 120 participantes e contagiando o público com a paixão por raridades automotivas.
Organizado pelo Portugal Classic em parceria com o Clube Português de Automóveis Antigos, o rali de regularidade histórica presenteou os participantes com um trajeto memorável, cruzando os cenários deslumbrantes dos concelhos de Braga, Amares, Terras de Bouro, Guimarães, Fafe e Cabeceiras de Basto.
Num trajeto criteriosamente selecionado, os pilotos e navegadores desfrutaram da diversidade da região norte de Portugal. Desde o Parque Natural Peneda-Gerês até às vilas e aldeias pitorescas repletas de história e cultura. Cada participante teve a oportunidade de testar as capacidades do seu veículo, competindo com camaradagem em prol da preservação do património automobilístico.
Na disputa da categoria “Full Race”, Eduardo Neves e Javier Iglesias Maesto conquistaram o título na categoria D a bordo de um Rolls Royce 20/25 Cabriolet. Na categoria E, a dupla Pedro Carregosa e Ekta Sureschandre triunfou com um Jaguar MK 2, enquanto na categoria F, Evandro Gueiros e Adriana Gueiros dominaram ao volante de um Porsche 356 C. As categorias G e H também testemunharam disputas emocionantes, com Fernando Cordeiro e Alexandre Berardo conquistando a vitória na categoria G com um Alfa Romeo 1750 GT Veloce, e Edgar Guerra e Filipa Guerra sagrando-se campeões na categoria H com um Alfa Romeo Giulietta.
O entusiasmo do público foi contagiante ao longo de todo o evento, com presença marcante no centro de Braga, nos pontos de partida e chegada das etapas, especialmente em Cabeceiras de Basto, Amares e Fafe.
Com mais de 120 clássicos cruzando as estradas do norte de Portugal, a quinta edição do Norte Classic consolidou o seu sucesso e já se prepara para novas edições, prometendo ainda mais emoção, nostalgia e a celebração da paixão por automóveis clássicos.