Segunda-feira, Maio 27, 2024
16.6 C
Braga
RegiãoVila VerdeExposição ‘25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário’ patente em Vila Verde

Exposição ‘25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário’ patente em Vila Verde

No âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.

© CM Vila Verde

Uma exposição itinerante sobre o percurso da ditadura do Estado Novo até à consolidação da democracia em Portugal, abriu ao público na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

“É uma exposição muito rica e interessante pelo conteúdo informativo que disponibiliza. Ajuda-nos a percorrer um percurso determinante na história de Portugal e dos nossos tempos”, destacou a vereadora Michele Alves, na cerimónia de abertura.

Compreendida por dez painéis onde de forma pedagógica são apresentados textos, fotografias e infografias, a exposição ‘25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário.

Ditadura, Revolução Democracia’ vai estar disponível em Vila Verde até dia 26 de abril. É acompanhada pelo filme “25 de Abril, Quinta-Feira”, com música de Rodrigo Leão e o documentário sonoro “O 25 de abril na rádio”, de Sofia Saldanha.

Como referiu Michele Alves, esta mostra tem a vantagem de se integrar e complementar outras exposições patentes na biblioteca, como são os casos de ‘Livros Proibidos Durante o Estado Novo’ e ‘25 de abril de 1974, Quinta-feira – Fotografias de Alfredo Cunha’.

Concebida pelo Plano Nacional das Artes, com coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra – CEIS20 e o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição inclui referências a momentos como a guerra colonial, a Revolução dos Cravos, a descolonização e o PREC.

A exposição ‘25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário. Ditadura, Revolução Democracia’ seguirá depois para as escolas do concelho, Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima e Juntas de Freguesia, numa ação sob organização da RIBCA – Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES