Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
AtualidadeSaúdeHospital de Braga faz 3,5 milhões de análises e mais de 76...

Hospital de Braga faz 3,5 milhões de análises e mais de 76 mil colheitas por ano

Saúde.

DR

O Hospital de Braga assinalou o Dia Internacional dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública, que se celebra a 15 de abril, com uma semana de atividades dedicada a dar a conhecer o trabalho destes profissionais.

“O técnico de Análises Clínicas e Saúde Pública desempenha um papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento de doenças, embora o seu trabalho seja muitas vezes invisível”, referiu Mónica Macedo, técnica de Análises Clínicas e Saúde Pública do Hospital de Braga. “Sem os nossos resultados, os médicos teriam grandes dificuldades em estabelecer diagnósticos precisos e definir os tratamentos adequados para os seus pacientes”, reforçou.

Ao longo da semana, os Laboratórios de Patologia Clínica e Imunohemoterapia do Hospital de Braga abriram as suas portas a todos os colaboradores da instituição, permitindo-lhes conhecer de perto o espaço onde são realizadas milhares de análises clínicas todos os anos. Uma exposição fotográfica também foi patenteada, revelando o rosto dos profissionais que integram a equipa de TACSP e que trabalham 24 horas por dia.

No âmbito científico, realizou-se o LabMeeting, uma reunião dedicada aos profissionais de saúde, que proporcionou o debate de temas atuais relacionados com a atividade dos TACSP e o progresso desta profissão. Aurélio Mesquita, Diretor do Serviço de Patologia Clínica, realçou a multidisciplinaridade do Serviço e o desempenho técnico-científico da sua equipa, fatores que considera essenciais para a qualidade da atividade assistencial prestada.

“O trabalho dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública é essencial para o bom funcionamento dos nossos serviços e para a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população”, afirmou Paula Vaz Marques, diretora clínica do Hospital de Braga. “O Conselho de Administração do Hospital de Braga reconhece a importância destes profissionais e está empenhado em continuar a apoiar as suas iniciativas de formação e desenvolvimento profissional”, acrescentou.

© Hospital de Braga

Ao longo do ano, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Braga realiza cerca de 3 milhões e 500 mil análises e, no que toca a colheitas, ultrapassa as 76 mil, anualmente.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES