Diversas atividades artísticas vão decorrer ao longo deste sábado em Vila Verde, no âmbito do II Encontro Vila Verde (in)Artes, resultado de uma parceria do Município, do Plano Nacional das Artes (PNA) e das escolas do concelho.
Sob o tema “Livremente”, a jornada de eventos artísticos vai decorrer “numa perspetiva de pensar as artes e a democracia, no ano em que se comemora os 50 anos da Revolução do 25 de Abril”.
O tema foi escolhido pelas escolas, em reunião de comissão consultiva da rede de escolas PNA, com o propósito de marcar esta comemoração e dar o contributo das escolas para a programação do Município, procurando ir ao encontro do que é a missão do próprio plano: a aproximação ao tecido cultural do seu território e o trabalho de programação cultural em colaboração.
Esta iniciativa conta com uma Ação de Curta Duração (ACD) intitulada Arte e Democracia, para docentes acreditada pelo centro de Formação do Alto Cávado (CFAC), que decorrerá na Biblioteca Municipal de Vila Verde entre as 09:30 e as 13:00. Neste evento estarão presentes o Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, Helena Mendes Pereira, curadora e diretora geral da zet gallery, e Francisco Providência, designer profissional.
Na parte da tarde, pelas 15:00, na Adega Cultural, será inaugurada a exposição coletiva “Livremente” e serão dinamizadas várias atividades artísticas pelas escolas envolvidas.
Promover e divulgar as artes como forma de expressão individual e coletiva, incentivar e valorizar a produção artística nas escolas do concelho são as premissas desta iniciativa, que procura “contribuir para o desenvolvimento da criatividade, marcada, também, pelo encontro com o património cultural material e imaterial de Vila Verde e toda a sua diversidade e identidade cultural”.
Este encontro trará múltiplas incursões pela Arte e atividades criadas por alunos e professores de todas as escolas do concelho de Vila Verde. Para além da partilha de projetos artísticos e educativos junto de jovens estudantes, criar-se-á sinergias entre entidades, escolas e agentes locais, essenciais para o desenvolvimento futuro da comunidade educativa.
O Hospital de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital.
A cerimónia de assinatura contou com a presença do Conselho de Administração do Hospital de Braga, da diretora do Serviço de Pediatria e neonatologia do Hospital de Braga e dos responsáveis da Fundação Ronald McDonald.
A parceria visa oferecer um kit com uma manta, umas meias e uma bolsa com produtos de higiene pessoal aos acompanhantes das crianças, de forma a “aumentar o seu conforto e bem-estar durante o período de internamento nos serviços do Hospital de Braga”. Os kits serão distribuídos por voluntários da Fundação Infantil Ronald McDonald.
Domingos Sousa, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, salientou a importância desta iniciativa. “Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Fundação Infantil Ronald McDonald. A oferta destes Kits de Acolhimento Hospitalar é um gesto que vai fazer toda a diferença para os pais e acompanhantes de crianças internadas. É importante que possamos proporcionar um ambiente o mais acolhedor e positivo possível durante um período tão difícil para estas famílias”, disse.
“A Fundação Infantil Ronald McDonald tem como propósito apoiar as famílias de crianças e adolescentes internados ou em tratamento hospitalar. Esta parceria com o Hospital de Braga vem aumentar o número de famílias e crianças que apoiamos a nível nacional, através de vários projetos. Este kit de acolhimento hospitalar é mais um apoio relevante para os pais e acompanhantes das crianças internadas no Hospital de Braga, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional, permitindo-lhes melhorar o seu sono e conforto durante o processo de internamento, permanecendo com mais força e próximas das suas crianças doentes.”, salientou Marta Sousa Pires, diretora executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald.
A UPA – UMinho de Portas Abertas acolhe até este sábado cerca de 5500 jovens do ensino secundário do Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes para visitas e atividades experimentais, no campus de Gualtar, em Braga. Esta mostra da oferta formativa e dos serviços da Universidade do Minho inclui mais de 60 iniciativas paralelas, com epicentro no pavilhão desportivo do campus.
A visita inaugural contou com o reitor e a sua equipa, bem como responsáveis das unidades da UMinho, dos municípios parceiros de Braga e Guimarães e de agrupamentos escolares.
A UPA está aberta este sábado das 10:00 às 13:00, mostrando o que de melhor se produz na UMinho ao nível de ensino, investigação, cultura e desporto. O programa prevê apresentações, ações hands-on e oficinas, com apoio de professores, cientistas, técnicos, estudantes e alumni, potenciando a interação direta com a realidade académica.
As atividades dos Institutos e Escolas da UMinho estão espalhadas pelo campus, reforçando a diversidade de opções. Há temas como “Um futuro com ciência”, “Desafios climáticos e sustentabilidade nos negócios”, “A diferença que a psicologia faz”, “Tomorrow needs engineering”, “A inteligência artificial: um desafio para o direito”, “À descoberta das narrativas” ou “Gerir o território para o proteger”.
Tal como nos anos anteriores, a organização convida estudantes, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais a interagir, podendo obter nos stands os detalhes de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, além de projetos da Aliança de Pós-Graduação e da rede europeia universitária Arqus, entre outros. Os Serviços de Ação Social, a Associação Académica, o BabeliUM – Centro de Línguas, o Instituto Confúcio ou o Departamento de Música têm igualmente momentos para captar os participantes.
“Esta 6ª edição resulta da evolução contínua da iniciativa e visa ajudar os estudantes a terem a UMinho nas suas opções de ensino superior. Será um gosto recebê-los e tudo faremos para estar à altura das suas expetativas”, refere a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão.
Integrada na programação comemorativa dos 25 anos do “Março com Sabores do Mar”, o Município de Esposende, através do Museu Municipal, promoveu, junto dos Lares e Centros de Dia do concelho, a atividade “A Tradição Está Viva!”.
A iniciativa possibilitou aos utentes destas instituições uma viagem imersiva pela cultura piscatória local, aprofundada com objetos originais da pesca e miniaturas de barcos.
Os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar nas narrativas envolventes da vida marítima, contactando e interagindo com objetos autênticos da pesca, e miniaturas de barcos, incluindo a embarcação tradicional catraia Santa Maria dos Anjos.
A freguesia de Lamas, em Braga, recebe, este sábado, a Festa da Cerveja com animação musical. O evento irá decorrer no ringue, a partir das 16:00, e contará com bebidas, porco no espeto, bifanas, caldo verde e animação musical com os ZecAdega.
Vários cidadãos estão a contestar a colocação de uma antena gigante de telecomunicações que vai ser instalada no alto do monte de São Gregório, em Maximinos, Braga.
DR
A estrutura será colocada no interior do recinto da capela de São Gregório onde encontram-se a decorrer os trabalhos.
DR
Foi colocada ainda uma placa de cimento no chão, frente a uma habitação onde mora uma pessoa idosa.
DR
De acordo com o neto, “não se consegue aceder à casa de carro por causa dos postes e só conseguimos entrar ao passar por cima desses ferros espalhados no chão. A minha avó tem 80 anos, tem problemas de saúde e se for lá a ambulância, não consegue”.
O mesmo adiantou que a família e os moradores contestam esta situação e que “já recorreu por vias judiciais” e que “a obra é ilegal e sem licença de construção”.
DR
“Neste momento decorrem as obras para instalar uma antena de comunicações, obras estas que começaram sem as devidas autoridades escutarem a opinião de quem importa! Não houve uma consulta a quem vive em São Gregório, não foi apresentado nenhum estudo sobre o impacto que esta terá a longo prazo sobre a saúde dos mesmos e nem tão pouco o quanto vêm “sujar” um local que é um dos miradouros mais bonitos da cidade de Braga! O local que é rodeado por oliveiras centenárias, onde permanece erguida uma capela em honra do santo com o mesmo nome, datada de 1393 e com evidentes vestígios de ocupação que remontam à fase castreja da idade do ferro, do noroeste peninsular, vê agora a sua icónica beleza borrada com um “mamarracho” erguido em prol do interesse desses “alguns””, realçou Pires Antunes, um dos moradores da Avenida São Gregório.
DR
Este recinto é propriedade da Paróquia de São Pedro de Maximinos. O alto do Monte de São Gregório tem uma vista privilegiada para a cidade de Braga, tendo as festas decorrido no passado dia 6 e 7 de abril.
João Rodrigues é o mandatário nacional da lista da CDU para as eleições europeias, marcadas para 9 de junho.
A entrega da lista no Tribunal Constitucional está agendada para a próxima segunda-feira.
João Rodrigues tem 46 anos, é professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais dessa mesma Universidade.
Decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Braga, a cerimónia de renovação dos protocolos de cooperação com nove IPPS no âmbito dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do concelho.
Na sessão, a vereadora da Coesão Social, Carla Sepúlveda, agradeceu “o trabalho de proximidade realizado pelas instituições na resposta às pessoas que mais precisam”. A responsável elogiou ainda a atuação das Juntas de Freguesia perante esta nova realidade, “resultante do processo de transferência de competências de ação social para os Municípios”. “Queremos que o território seja cada vez mais coeso e o trabalho desenvolvido no último ano mostra que Braga tem uma resposta efetiva às dificuldades sociais sentidas pelas famílias”, salientou.
Entre abril e dezembro do ano passado, os SAAS de Braga acompanharam 1687 famílias, abrangendo um total de 3697 beneficiários. Foram realizados 5640 atendimentos, 1118 acordos de intervenção social e 758 processos de RSI.
No futuro, o Município pretende implementar um novo sistema de resposta de emergência, um novo sistema de monitorização do trabalho e das temáticas dos SAAS, agilizando processos e garantindo mais e melhor informação, promover encontros e formação contínua para as equipas no sentido de uniformização de procedimentos e da qualidade dos serviços, e alargar os pontos de atendimento, promovendo a proximidade cada vez maior com a população, nomeadamente a que tem maiores dificuldades de mobilidade.
Os protocolos de cooperação para o funcionamento do SAAS Braga foram renovados com a Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha; ASCDRENO; Associação Juvenil ‘A Bogalha’; Centro Comunitário de S. Martinho de Dume; Centro Cultural e Social de Santo Adrião; Colégio de S. Caetano, Delegação de Braga da Cruz Vermelha; Santa Casa da Misericórdia de Braga; Sempre a Crescer – Cooperativa de Solidariedade Social.