Quinta-feira, Maio 30, 2024
32.3 C
Braga
RegiãoVila VerdeCâmara e escolas de Vila Verde promovem eventos artísticos inspirados no 25...

Câmara e escolas de Vila Verde promovem eventos artísticos inspirados no 25 de Abril

Atividades vão decorrer ao longo deste sábado.

© CM Vila Verde

Diversas atividades artísticas vão decorrer ao longo deste sábado em Vila Verde, no âmbito do II Encontro Vila Verde (in)Artes, resultado de uma parceria do Município, do Plano Nacional das Artes (PNA) e das escolas do concelho.

Sob o tema “Livremente”, a jornada de eventos artísticos vai decorrer “numa perspetiva de pensar as artes e a democracia, no ano em que se comemora os 50 anos da Revolução do 25 de Abril”.

O tema foi escolhido pelas escolas, em reunião de comissão consultiva da rede de escolas PNA, com o propósito de marcar esta comemoração e dar o contributo das escolas para a programação do Município, procurando ir ao encontro do que é a missão do próprio plano: a aproximação ao tecido cultural do seu território e o trabalho de programação cultural em colaboração.

Esta iniciativa conta com uma Ação de Curta Duração (ACD) intitulada Arte e Democracia, para docentes acreditada pelo centro de Formação do Alto Cávado (CFAC), que decorrerá na Biblioteca Municipal de Vila Verde entre as 09:30 e as 13:00. Neste evento estarão presentes o Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, Helena Mendes Pereira, curadora e diretora geral da zet gallery, e Francisco Providência, designer profissional.

Na parte da tarde, pelas 15:00, na Adega Cultural, será inaugurada a exposição coletiva “Livremente” e serão dinamizadas várias atividades artísticas pelas escolas envolvidas.

Promover e divulgar as artes como forma de expressão individual e coletiva, incentivar e valorizar a produção artística nas escolas do concelho são as premissas desta iniciativa, que procura “contribuir para o desenvolvimento da criatividade, marcada, também, pelo encontro com o património cultural material e imaterial de Vila Verde e toda a sua diversidade e identidade cultural”.

Este encontro trará múltiplas incursões pela Arte e atividades criadas por alunos e professores de todas as escolas do concelho de Vila Verde. Para além da partilha de projetos artísticos e educativos junto de jovens estudantes, criar-se-á sinergias entre entidades, escolas e agentes locais, essenciais para o desenvolvimento futuro da comunidade educativa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES