Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
BragaServiços de Atendimento e Acompanhamento Social de Braga acompanharam 1687 famílias

Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social de Braga acompanharam 1687 famílias

Câmara de Braga renovou parceria com IPSS do concelho que realizaram 5640 atendimentos entre abril e dezembro do ano passado.

© CM Braga

Decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Braga, a cerimónia de renovação dos protocolos de cooperação com nove IPPS no âmbito dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do concelho.

Na sessão, a vereadora da Coesão Social, Carla Sepúlveda, agradeceu “o trabalho de proximidade realizado pelas instituições na resposta às pessoas que mais precisam”. A responsável elogiou ainda a atuação das Juntas de Freguesia perante esta nova realidade, “resultante do processo de transferência de competências de ação social para os Municípios”. “Queremos que o território seja cada vez mais coeso e o trabalho desenvolvido no último ano mostra que Braga tem uma resposta efetiva às dificuldades sociais sentidas pelas famílias”, salientou.

Entre abril e dezembro do ano passado, os SAAS de Braga acompanharam 1687 famílias, abrangendo um total de 3697 beneficiários. Foram realizados 5640 atendimentos, 1118 acordos de intervenção social e 758 processos de RSI.

No futuro, o Município pretende implementar um novo sistema de resposta de emergência, um novo sistema de monitorização do trabalho e das temáticas dos SAAS, agilizando processos e garantindo mais e melhor informação, promover encontros e formação contínua para as equipas no sentido de uniformização de procedimentos e da qualidade dos serviços, e alargar os pontos de atendimento, promovendo a proximidade cada vez maior com a população, nomeadamente a que tem maiores dificuldades de mobilidade.

Os protocolos de cooperação para o funcionamento do SAAS Braga foram renovados com a Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha; ASCDRENO; Associação Juvenil ‘A Bogalha’; Centro Comunitário de S. Martinho de Dume; Centro Cultural e Social de Santo Adrião; Colégio de S. Caetano, Delegação de Braga da Cruz Vermelha; Santa Casa da Misericórdia de Braga; Sempre a Crescer – Cooperativa de Solidariedade Social.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES