Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
BragaCidadãos revoltados com colocação de antena gigante no São Gregório em Braga

Cidadãos revoltados com colocação de antena gigante no São Gregório em Braga

A estrutura está a ser instalada no interior do recinto da capela de São Gregório.

DR

Vários cidadãos estão a contestar a colocação de uma antena gigante de telecomunicações que vai ser instalada no alto do monte de São Gregório, em Maximinos, Braga.

DR

A estrutura será colocada no interior do recinto da capela de São Gregório onde encontram-se a decorrer os trabalhos.

DR

Foi colocada ainda uma placa de cimento no chão, frente a uma habitação onde mora uma pessoa idosa.

DR

De acordo com o neto, “não se consegue aceder à casa de carro por causa dos postes e só conseguimos entrar ao passar por cima desses ferros espalhados no chão. A minha avó tem 80 anos, tem problemas de saúde e se for lá a ambulância, não consegue”.

O mesmo adiantou que a família e os moradores contestam esta situação e que “já recorreu por vias judiciais” e que “a obra é ilegal e sem licença de construção”.

DR

“Neste momento decorrem as obras para instalar uma antena de comunicações, obras estas que começaram sem as devidas autoridades escutarem a opinião de quem importa! Não houve uma consulta a quem vive em São Gregório, não foi apresentado nenhum estudo sobre o impacto que esta terá a longo prazo sobre a saúde dos mesmos e nem tão pouco o quanto vêm “sujar” um local que é um dos miradouros mais bonitos da cidade de Braga! O local que é rodeado por oliveiras centenárias, onde permanece erguida uma capela em honra do santo com o mesmo nome, datada de 1393 e com evidentes vestígios de ocupação que remontam à fase castreja da idade do ferro, do noroeste peninsular, vê agora a sua icónica beleza borrada com um “mamarracho” erguido em prol do interesse desses “alguns””, realçou Pires Antunes, um dos moradores da Avenida São Gregório.

DR

Este recinto é propriedade da Paróquia de São Pedro de Maximinos. O alto do Monte de São Gregório tem uma vista privilegiada para a cidade de Braga, tendo as festas decorrido no passado dia 6 e 7 de abril.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES