
A GNR, entre hoje e 4 de novembro, altura em que é celebrado o “Dia de Todos os Santos”, irá intensificar o patrulhamento nas estradas com maior fluxo de tráfego com o objetivo de combater a criminalidade e reduzir situações que configurem comportamentos de risco no âmbito da sinistralidade rodoviária, garantindo a fluidez do tráfego para além de apoiar os utentes das vias, em todo o território nacional continental.
Durante todo o período da operação em que se prevê uma grande intensidade de tráfego rodoviário, a GNR, através de militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT), pretende “garantir uma ação coordenada de policiamento geral e combate à criminalidade, de patrulhamento e fiscalização rodoviária, e que as deslocações se façam em segurança, contribuindo assim para uma redução dos números de sinistralidade de âmbito rodoviário”.
O “combate à sinistralidade rodoviária continua a assumir-se como uma prioridade estratégica” para a Guarda Nacional Republicana, e nesse sentido, apela a que os condutores efetuem uma condução prudente e que tenham em consideração ao cumprimento das regras de trânsito, especialmente no que respeita às manobras de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido de marcha, cedência de passagem e distância de segurança; utilização correta do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças; não utilizar o telemóvel durante o exercício da condução; adequar a velocidade ao tipo de estradas e às condições de circulação; e não ingerir bebidas alcoólicas, nem consumir substâncias psicotrópicas antes ou durante a condução.


