A Feira de São Miguel está de volta a Vila Nova de Famalicão depois de um interregno devido à pandemia causada pela Covid-19. Ainda sem o fulgor das grandes manifestações populares que atraíam à cidade milhares de pessoas, a Feira de São Miguel volta a realizar-se entre 29 de setembro e 2 de outubro, para cumprir uma tradição secular, reforçando os laços comunitários e envolvendo as novas gerações em acontecimentos que marcaram as origens do concelho.
Assim, a Feira de São Miguel tem, este ano, como palco a Praça – Mercado Municipal de Famalicão, espaço de excelência para a cultura, turismo e trocas comerciais.
O evento abre no dia 29 de setembro com o Mercado dos Lavradores, que se irá realizar entre as 07:00 e as 13:00, até 2 de outubro. Nesse dia, pelas 16:00, cumpre-se uma das maiores e mais antigas tradições minhotas, a desfolhada, com animação musical a cargo do Grupo Etnográfico Rusga de Joane. Pelas 21:00, há música na Praça com a atuação da Banda de Famalicão.
“Ainda não é a Feira Grande de São Miguel que conhecemos e que desejávamos, com o reviver das nossas tradições mais antigas e mais populares, mas já é um regresso depois de um ano sem festas e sem celebrações”, explica o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, aconselhando os famalicenses a manterem as regras de saúde para a prevenção da Covid-19.