Até 26 de outubro vão passar pelo Conservatório Bomfim mais de 500 crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo das escolas do concelho de Braga para participarem nos Concertos Didáticos – Histórias com Música.
A iniciativa promovida pelo pelouro da Cultura do Município de Braga, há cerca de dez anos, é protagonizada por professores e alunos do Conservatório Bomfim, para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo das escolas de Braga.
No mês da mmúsica, o objetivo passa pela divulgação e promoção da música instrumental, a formação de públicos e o envolvimento das novas gerações em espetáculos artísticos e culturais.
As crianças do Colégio D. Pedro V abriram esta segunda-feira mais uma edição do Concertos Didáticos, com o espetáculo Sinfonia dos Animais, com animação, gargalhadas e música. Para a professora Diana Serre, “esta é uma excelente iniciativa para as crianças contactarem com a música e com os instrumentos musicais, porque muitos deles não têm a oportunidade para assistir a espetáculos e aqui promove-se o contacto com a música, com o espetáculo, com todo este ambiente artístico e isso é fantástico para eles”.
Por sua vez, o diretor artístico do Conservatório Bomfim, Luís Machado, afirmou que “somos uma escola de música e acreditamos que a música é, de facto, muito importante e deve fazer parte da vida de cada cidadão. As histórias com música são os nossos concertos didáticos anuais que estão feitos num formato para as crianças desde o pré-escolar aos alunos do primeiro ciclo e a intenção é levar-lhes a música mas com histórias”, referiu, acrescentando que “sabemos que música com histórias é algo que cativa a imaginação das crianças e juntar as duas coisas, é algo que tem resultado muito bem, sendo também uma oportunidade para os mais novos conhecerem os instrumentos num contexto diferente, associando os instrumentos a personagens das histórias”.
As próximas iniciativas decorrem a 19, 25 e 26 de outubro, com duas sessões diárias pelas 09:15 e pelas 11:00. Para além das crianças do Colégio D. Pedro V, a iniciativa conta ainda com os alunos dos JI de Santa Lucrécia; JI de Vilaça; JI de Cunha; JI Estação Tadim; JI S. Lázaro; e das escolas; EB1 de S. Lázaro; Eb1 de Arentim; EB1 de Trandeiras e EB1 do Carandá.
Esta iniciativa, integra o programa ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga, e reforça o compromisso de promover a música, formar públicos e envolver as novas gerações em espetáculos artísticos e culturais.