Quinta-feira, Maio 30, 2024
32.3 C
Braga
BragaBraga promoveu ação de sensibilização conjunta com PSP e Comissão de Protecção...

Braga promoveu ação de sensibilização conjunta com PSP e Comissão de Protecção ao Idoso

Iniciativa contou com cerca de 40 utentes e técnicos do Centro de Dia da Paróquia de S. Lázaro.

© CM Braga

O Município de Braga realizou, na terça-feira, uma acção de sensibilização sobre segurança com cerca de 40 utentes e técnicos do Centro de Dia da Paróquia de S. Lázaro.

Promovida em parceria com a PSP de Braga e a Comissão de Protecção ao Idoso, a iniciativa será replicada junto de outras entidades que integram a Rede Social do Concelho, no sentido de divulgar o Plano Gerontológico Municipal.

“O conceito de cidade amiga das pessoas idosas, posteriormente materializado numa rede mundial, vem perspetivar a problemática do envelhecimento de forma inovadora, invertendo o modo como as pessoas mais velhas são vistas pela sociedade e pelos respetivos governos. O Município de Braga dispõe de um vasto leque de recursos sociais e de saúde, dos quais se destacam as respostas sociais dirigidas para a população mais velha e as unidades de cuidados de saúde”, refere a Autarquia.

“No que diz respeito a respostas sociais dirigidas à população mais velha, a Autarquia conta com quatro tipos de respostas: Centro de Convívio, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Serviço de Apoio Domiciliário e Universidade Sénior. Identificadas áreas prioritárias de intervenção que se associam a diferentes objetivos específicos e que se operacionalizam em quatro eixos estratégicos de intervenção: Bem-estar & Qualidade de vida, Participação, Segurança e Inovação & Capacitação, urge irmos para o terreno para levar medidas e boas-práticas de qualquer um dos 4 eixos estratégicos de intervenção”, acrescenta.

No concelho de Braga, 18,9% da população tem 65 ou mais anos. A União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto é a que conta com a maior percentagem de pessoas com 65 ou mais anos (25,88%), seguida pelas freguesias de Sequeira (24,70%) e Cabreiros e Passos S. Julião (23,78%).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES