Quinta-feira, Junho 17, 2021
18.9 C
Braga
InícioRegiãoTerras de BouroTerras de Bouro: Candidatura da Geira / Via Romana a Património da...

Terras de Bouro: Candidatura da Geira / Via Romana a Património da Humanidade entregue na UNESCO

CIM Cávado

A Câmara Municipal de Terras de Bouro enviou o processo da candidatura da da Geira / Via Romana a Património da Humanidade para a Comissão Nacional da UNESCO.

A Geira, ou Via Nova, foi construída na segunda metade do século I d.C., no contexto da romanização do Noroeste Peninsular. A sua construção foi um reforço da malha viária na região, uma vez que já existia uma via que ligava Bracara a Astorga, a Via XVII, no entanto, os romanos, sentiram a necessidade de uma outra via, com trajeto mais curto e que passasse pelo lado nordeste da Península, onde florescia a atividade mineira. No concelho de Terras de Bouro, a via não sofreu grandes alterações, o traçado continua definido, há miliários preservados ao longo de toda a via e vestígios de pontes, pedreiras, calçadas, entre outros.

“A candidatura da Geira a Património da Humanidade pretende classificar, promover e valorizar a Via Romana (Geira), uma vez que se apresenta como um recurso cultural de inestimável valor, devido à sua extensão no concelho e atendendo ao título e reconhecimento como Património Nacional (Decreto nº5/2013, de 06-05-2013). A Câmara Municipal de Terras de Bouro tem procurado valorizar a Via Romana ao construir várias infraestruturas de apoio e de interpretação ao legado romano deixado no território. A  Geira – Via Romana apresenta-se como um produto de cariz cultural e ambiental que para além de Património Nacional, atravessa a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês Xurés (Mata da Albergaria) e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, único em Portugal”, refere a Autarquia.

A valorização da Geira tem sido uma alavanca turística para os municípios por onde o traçado passa, sendo que, esta nova classificação permitirá valorizar e promover a Geira – Via Romana, transformando-a num ponto de referência internacional relativo a existência de património arquitetónico ainda preservado.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS