Segunda-feira, Junho 17, 2024
17.8 C
Braga
RegiãoTerras de BouroTerras de Bouro: Santuário do Bom Jesus das Mós ganha painéis de...

Terras de Bouro: Santuário do Bom Jesus das Mós ganha painéis de azulejos

Património.

© Freguesia de Carvalheira

O Santuário do Bom Jesus das Mós, situado na freguesia de Carvalheira, em Terras de Bouro, ganhou um conjunto de painéis de azulejos que relatam a história deste monumento.

© Freguesia de Carvalheira

Este santuário é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus semelhante a uma torre de menagem de um castelo roqueiro medieval e contem uma vista privilegiada.

© Freguesia de Carvalheira

De acordo com o Município de Terras de Bouro, a sua construção começou em 1902 e foi inaugurada a 13 de julho de 1913. “O transporte da estátua do Sagrado Coração de Jesus, entre Braga e Carvalheira foi feito através da via romana (Geira) e durou quatro dias, sendo um dos momentos mais simbólicos, emotivos e heróicos da história da construção do monumento. O monumento ao Bom Jesus foi a primeira, mas não foi a única edificação religiosa no Monte das Mós. Ao longo do tempo, como se o Monte das Mós ficasse sacralizado, foram-se realizando diversas obras de cariz religioso: a capelinha de Nossa Senhora da Soledade, a capela do Imaculado Coração de Maria e a Via Sacra”, informou.

© Freguesia de Carvalheira
© Freguesia de Carvalheira 
© Carlos Nunes Photography

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES