Sábado, Abril 27, 2024
13.4 C
Braga
BragaRéplica em LEGO do Bom Jesus de Braga tem mais de 17...

Réplica em LEGO do Bom Jesus de Braga tem mais de 17 mil peças

© CM Braga

Depois de na última edição da Braga Brick, em 2021, ter exibido a Capela de São Frutuoso de Montélios, Tozé foi encorajado a surpreender nesta edição.

Tozé contou que se tratou de um pedido especial. “O presidente da Câmara Municipal de Braga, depois de ver a peça de São Frutuoso em 2021, pediu-me que o surpreendesse nesta edição de 2023, com a figura classificada como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, o Bom Jesus de Braga”, disse.

Para Custódio Freitas, as suas construções de eleição são as igrejas, “pela sua beleza, pelos seus detalhes pormenorizados e este santuário, com os pormenores diferentes que possui nos telhados, por isso para o construtor, esta foi uma proposta recebida com entusiasmo”. Em esboços desde fevereiro, a construção com mais de 17 mil peças, demorou na totalidade cerca de três meses a ficar completa, um hobbie ao qual Tozé dedicava-se somente depois do jantar, conjugando ainda mais duas ou três peças ao mesmo tempo. O trabalho não passava apenas pela construção da peça, mas por tudo o que antecedia esta etapa. Desde o seu esboço, o registo fotográfico de todos os pormenores, neste caso, sem nunca ter visto o santuário ao vivo, a escolha e quantidade das peças lego necessárias e a pesquisa online, ver onde podem ser compradas a preços mais acessíveis, requer sempre um trabalho complementar. Para Tozé, este é um dos principais problemas. “Por exemplo, para um total de 30 peças, havia três que eram vendidas na França, outras duas na Alemanha e para uma construção, às vezes necessito de fazer imensos seis pedidos de países diferentes”, referiu.

Uma das peças-chave que o AFOL possui é a Capelinha das Aparições e a Azinheira, presentes no Santuário de Fátima, construída para o Centenário das Aparições, em 2017. Tozé sublinha a intensidade da sua construção “quando esteve exposta pelas primeiras vezes, havia uma enorme adesão, com imensa fila para ver um dos símbolos mais religiosos a nível mundial, havia até quem chorasse ou se benzesse”.

A Braga Brick termina este domingo, podendo ser visitada até às 20:00.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES