Sábado, Outubro 16, 2021
18.3 C
Braga
InícioPaísPetição para afastar Ivo Rosa da magistratura reúne mais de 56 mil...

Petição para afastar Ivo Rosa da magistratura reúne mais de 56 mil assinaturas

DR

Foi criada uma petição pública para afastar o juiz Ivo Rosa da magistratura, ele que foi responsável pelo caso da Operação Marquês. A petição reúne mais de 55 mil assinaturas, número que não para de subir.

A petição surgiu após a decisão do juiz em levar José Sócrates a julgamento por seis crimes, três dos quais por branqueamento de capitais e três por falsificação de documentos, fazendo cair as restantes acusações a que estava acusado, relativas a corrupção passiva.

Ivo Rosa ilibou o antigo primeiro-ministro, arrasando a acusação por parte do Ministério Público, qualificando-a como “inócua, fantasiosa, pouco rigorosa, inconsistente e com puras especulações”.

Vítor Neves foi o criador desta petição, onde sublinha que Ivo Rosa “não tem perfil, rigor e equidade para exercer o cargo de juiz”.

O autor acusa o juiz de “sistematicamente violar as Leis e criticado por Juízes desembargadores sobre decisões tomadas”, classificando a sua conduta de “dúbia”, pelo que “não tem condições para ficar à frente do Processo ‘Operação Marquês'”.

“Este processo exige o total esclarecimento e condenação, se ficar provado, de Todos aqueles que lesaram Portugal e os Portugueses”, pode ler-se na petição.

A mensagem da petição pública está endereçada ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, à provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, e ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, António Joaquim Piçarra.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS