Início Site Página 4085

Braga volta a queimar o Entrudo em noite de Carnaval

0
Rusga de São Vicente

Como tem sido habitual ao longo dos anos e como manda a tradição, a Rusga de São Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo Minho volta o ritual carnavalesco “Corrida/Desfile – Olha o Home, Lá vai o Home” e a “Queima do Entrudo”.

A organização deixa o convite a todos os foliões para se juntarem a este ritual bracarense que irá realizar-se na noite desta segunda-feira, 24 de fevereiro, com ponto de encontro às 21h00, na sede da Rusga, na Avenida Artur Soares (Palhotas), com saída prevista às 21h30.

O desfile vai percorrer as ruas da cidade até à Avenida Central, onde será lido o testamento (sátira social) de Libório Caturra, no Coreto. No final da leitura, o desfile percorrerá o sentido inverso até ao adro da Igreja Paroquial de S. Vicente, onde serão queimados os Entrudos.

O ritual carnavalesco vai contar com a participação de vários grupos, nomeadamente os Bomboémia da Universidade do Minho, o Agrupamento 19 do Corpo Nacional de Escutas de São Vicente, o Patronato de Nossa Senhora da Luz, os Bravos da Boa Luz e a Ronda Típica da Meadela de Viana do Castelo.

Avarias na iluminação pública aumenta insegurança em Cabreiros e Passos São Julião

0
Braga TV

A Autarquia da União de Freguesias de Cabreiros e Passos São Julião demonstrou o seu desagrado para com a EDP, devido às avarias da iluminação pública nesta União, já reportadas há mais de três meses.

De acordo com José Silva, presidente da União de Freguesias, esta situação coloca em causa a segurança da população e dos seus bens, “numa época em que surgem notícias do aumento de número de assaltos”, o que deixa a comunidade “inquieta e sobressaltada”.

Com a falta de resposta por parte da EDP, o autarca diz que “é incompreensível que não haja um canal de comunicação de avarias privilegiado para as Juntas de Freguesia”, de forma a reportarem diretamente as avarias e a controlar o andamento dos processos. “Todos pagamos, através das Câmaras Municipais, verbas perfeitamente escandalosas todos os meses para termos um serviço de iluminação pública de qualidade. O certo é que, ao pagamento feito, não corresponde um serviço satisfatório, e acabam por ser as Juntas de Freguesia a serem criticadas por situações que escapam completamente ao seu controlo”, explicou o presidente desta União.

Recorde-se que a Junta de Freguesia de Mire de Tibães denunciou também a falta de resposta por parte da empresa do setor energético, onde existem oito ruas sem iluminação nesta freguesia.

O mesmo sucede em várias freguesias do concelho, nomeadamente Figueiredo, Priscos, Tadim, Adaúfe, Real, Dume e Semelhe, em que os autarcas locais utilizaram as redes sociais para demonstrarem a sua insatisfação.

“Infelizmente a mesma situação se passa na freguesia de Priscos. Mesmo depois de diversos contactos com a EDP há mais de dois meses e sem resultado”, diz Israel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Priscos.

“Este é um problema que afeta o concelho. Neste momento, a EDP demora meses a reparar as avarias. Há ruas que ficam com vários postes apagados, podendo pôr em risco a segurança de pessoas e bens. Há situações em que a Junta de Freguesia já reportou a avaria mais de três vezes e a mesma mantém-se”, esclarece Francisco Silva, presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe.

É uma realidade em Figueiredo também, apesar dos nossos esforços em tentar resolver todas as questões reportadas, não temos tido respostas”, confessa Marco Oliveira, presidente da Junta de Figueiredo.

No entanto, a EDP informou que a situação já foi resolvida na União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião no dia 13 de fevereiro. Também o fornecimento de energia elétrica em Priscos e de Figueiredo ficou totalmente restabelecido esta sexta-feira, 14 de fevereiro.

Hospital de Braga vai atualizar salários e mudar contratos para 35 horas semanais

0
DR

O Hospital de Braga vai universalizar o horário de 35 horas semanais e garantir as atualizações salariais, anunciou esta segunda-feira o Conselho de Administração do Hospital, em nota enviada à Comunicação Social.

Com esta medida, o Hospital pretende “garantir a igualdade entre profissionais”. “Neste momento, está a ser ultimado o procedimento de adesão a estes acordos, tendo sido previsto no orçamento de 2020 os respetivos impactos financeiros, quer das atualizações salariais quer da necessidade de recursos necessários com a passagem do horário normal de trabalho para as 35 horas semanais”, dita o comunicado.

No que respeita aos trabalhadores da limpeza, uma vez que não se aplica o Acordo Coletivo de Trabalho aplicado pela anterior gestão, estes profissionais serão integrados na categoria dos Assistentes Operacionais, sendo-lhes aplicado em matéria de remuneração, o valor estabelecido no Decreto-Lei, que estabelece a base remuneratória da Administração Pública, ou seja 635,07 euros, representando uma atualização de 35 euros para estes funcionários.

Sismo de magnitude 2.4 sentido em Braga

0
DR

Um sismo com intensidade foi sentido, esta manhã, no concelho de Braga. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o terramoto, de magnitude 2.4 na escala de Richter, foi registado às 7h22 com epicentro em Braga.

Não há danos, nem feridos registados.

Taxa Municipal Turística em Braga entra em vigor a 1 de março

0
CM Braga

A taxa municipal turística de dormida em Braga vai entrar em vigor a partir do dia 1 de março. Esta medida é dirigida a profissionais de empreendimentos turísticos, alojamento local e outras entidades do setor que terão de cobrar a taxa aos hóspedes.

O valor da taxa é de 1,5 euros por pessoa/dormida em todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local, até a um máximo de quatro noites seguidas por pessoa/estadia. A taxa incide sobre hospedes com idade superior a 16 anos, sendo aplicada entre os meses de março e outubro.

Recorde-se que a referida taxa não se aplica em hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamento médico, estendendo-se a um acompanhante, desde que seja apresentado documento comprovativo de marcação/prestação de serviços médicos ou documento equivalente; hóspedes com incapacidade igual ou superior a 60%, desde que apresentem documento comprovativo da condição; e hóspedes que se encontrem alojados decorrente de declaração de emergência social ou Proteção Civil.

Fiéis manifestaram sua fé na Procissão em honra de São Brás em Ferreiros

0
Braga TV

A Procissão em honra de São Brás na freguesia de Ferreiros foi hoje cumprida. Apesar da chuva, dezenas de devotos participaram nas celebrações em honra do Santo, protetor da garganta e do peito, numa demonstração de fé.

A Romaria em honra de São Brás decorreu ao longo deste domingo na Capela da Misericórdia  com o terço a ser recitado às 15h00, seguido da procissão.

Susana Ferreira, responsável da Comissão de Festas da Senhora da Misericórdia e de São Brás, explicou que a Procissão em honra de São Brás começou a sair à rua há quatro anos e que a Romaria já se realiza há mais de 50. “Esta festa já é muito antiga. A Romaria ao Santo já se faz há mais de cinquenta anos, mas a Procissão só começou a sair há quatro. Para mantermos viva esta tradição, a Comissão de Festas pede sempre ajuda aos Párocos e à população, e tentamos chamar a juventude à Igreja, porque quanto mais as pessoas se aproximarem, melhor é para nós trabalhamos”, apelou a responsável.

Miguel Simões, pároco das freguesias de Ferreiros, Sequeira e Vilaça, enalteceu o trabalho da Comissão de Festas que tem contribuído para que esta festa ganhe visibilidade ano após ano. “A festa em honra de São Brás acabava por ficar somente resumida à abertura do espaço religioso e à celebração litúrgica do dia. Nos últimos anos procurou-se ter outras expressões religiosas, como a Procissão que hoje vamos ter. Há sempre uma grande devoção a São Brás, seja aqui, como em outras comunidades religiosas aqui bem perto, e as pessoas vêm sempre com a devoção, com aquilo que é a súplica que intercedem por São Brás nas diversas circunstâncias difíceis das suas vidas”, frisou o Pároco.

O cortejo religioso integrou o andor de São Brás, figurinos, dezenas de fiéis e o Agrupamento 208 de Santa Maria de Ferreiros.

As festividades em honra de São Brás contaram com o apoio da União de Freguesias de Ferreiros e Guisande e da comunidade.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/512865602700603/

Transportes Urbanos de Braga estão a recrutar

0
CM Braga

Os TUB – Transportes Urbanos de Braga abriram candidaturas para o recrutamento de motoristas de autocarros.

Os interessados terão de ter o 12º ano de escolaridade completo, a carta condução D, D1 e Certificado de Aptidão de Motorista (CAM) e idade mínima de 25 anos.

A Empresa Pública Municipal tem como critérios preferenciais a experiência na condução de pesados de passageiros / mercadorias, residência no concelho de Braga e conhecimento da língua inglesa.

O prazo de inscrições termina no dia 22 fevereiro.

Mais informações em: http://bit.do/fsuVv.

Braga afirma-se como Capital da antiga Galécia da Via Mariana Luso-Galaica

0
Braga TV

A Associação Via Mariana Luso-Galaica inaugurou no ano passado um percurso de peregrinação entre vários Santuários Marianos, que liga o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro ao Santuário de Nossa Senhora da Barca em Muxía, Espanha. Este itinerário peregrino foi divulgado na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, uma vez que a Sé de Braga é uma das paragens deste percurso.

Este caminho de devoção mariana é comparado aos Caminhos de Santiago com vias antigas recuperadas, caminhos romanos, paisagens naturais e visita aos santuários do Norte de Portugal e da Galiza.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, explicou que a Sé Catedral de Braga é um dos pontos de paragem dos peregrinos, uma vez que Santa Maria é padroeira da Sé. “A criação desta Via Mariana, já que tem um dos pontos de paragem a Sé Catedral, vem impulsionar ainda mais o Turismo em Braga, que se encontra num patamar em que nunca esteve, como também reforçar a ligação de Portugal com a Galiza”, disse o presidente.

“O percurso foi idealizado neste conceito, que é juntar as várias peregrinações que já existiam nos Santuários de Maria. No caso do Sameiro, há duas peregrinações anuais e os outros Santuários têm as suas, logo a ideia foi juntar essas peregrinações numa só peregrinação. Quem idealizou este percurso fez um pouco esta alegoria, pois os Santuários são as contas de um Rosário, e a linha que une as contas é a Via Mariana”, esclareceu Henrique Malheiro, membro da Direção e delegado da Associação Via Mariana Luso-Galaica em Portugal.

Um dos objetivos da criação desta via foi também para combater a desertificação do interior. “Queremos combater a desertificação do interior, trazendo gente e dinamizar estas zonas. Este movimento pode ter um impacto na criação de novas dinâmicas de atração para criar pequenos negócios, pequenas atividades que vêm dar resposta às necessidades dos caminhantes”, salientou Bernardino Ramires, sócio da Associação da Via Maiana Luso-Galaica.

A Via Mariana passa por cinco Municípios, nomeadamente Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço, onde são aproveitadas algumas das infraestruturas dos Caminhos de Santiago, como por exemplo os albergues. Além da devoção, esta via pretende divulgar o património arquitetónico e natural do Norte de Portugal e o território luso-galaico ou da antiga Galécia.

Os Santuários mais relevantes da Via Mariana são: O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Santa Maria da Sé Catedral, Santuário de Nossa Senhora da Peneda Gerês, Santuário de Nossa Senhora da Franqueira (Espanha), Santa Maria de Aguas Santas (Espanha), Santuário dos Milagros de Amil (Espanha), Santuário dos Milagros de Requien (Espanha), Santuário da Escravitude (Espanha), Nossa Senhora do Portal da Corticeira (Espanha), Santuário de Nossa Senhora dos Anxos (Espanha) e o Santuário de Nossa Senhora da Barca (Espanha).

O Posto de Turismo do Sameiro disponibiliza todas as informações relevantes do caminho, onde os peregrinos podem adquirir uma credencial e um mapa. Há ainda um aplicativo GPS que pode ser descarregado gratuitamente. Mais informações em www.viamarianalusogalaica.eu e www.penedino.pt.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/519899268643550/

Ricardo Rio é o novo presidente do Eixo Atlântico

0
CM Braga

Ricardo Rio foi eleito presidente do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, sucedendo ao alcaide de O Barco de Valdeorras, Alfredo García. A eleição decorreu esta sexta-feira, durante a Assembleia-Geral da associação transfronteiriça, realizada em Matosinhos. Para este mandato de dois anos, Ricardo Rio será coadjuvado pela alcaidesa de Lugo, Lara Álvarez, que assumiu funções de vice-presidente.

A coesão social, a crise demográfica e a captação de investimento e de talento centrarão os objetivos de 2020 no âmbito do desenvolvimento da Agenda Urbana do Eixo Atlântico, aprovados nesta Assembleia-Geral, que ficou ainda marcada pela adesão dos municípios de Póvoa de Varzim e Culleredo.

“Neste mandato pretendemos afirmar o Norte de Portugal e a Galiza como motor de competitividade, de inovação e colaboração institucional. Queremos um território em que os seus cidadãos se tornem motores de crescimento dos respetivos países e que as cidades que compõem esta associação transfronteiriça se tornem também exemplos a seguir”, referiu Ricardo Rio, lembrando que o Eixo Atlântico “é um dos espaços privilegiados de colaboração e de reforço do espírito transfronteiriço”.

Ricardo Rio assume pela segunda vez a presidência do Eixo Atlântico, uma vez que já tinha desempenhado funções de presidente da Comissão Executiva entre 2015 e 2017. “Com esta eleição, a cidade de Braga consolida-se como referência portuguesa desta euro-região”, sustentou o autarca bracarense.

Para este novo mandato, Ricardo Rio aponta como um dos eixos estratégicos, a capacidade de fixar população na euro-região. Para isso, sustentou, “é necessário atrair novos investimentos que gerem emprego e tecido económico-empresarial que atraia talento e permita à população estabelecer-se e fixar-se no território. Queremos alinhar a nossa actuação pelas prioridades da União Europeia e pela Agenda Urbana que potencia e identifica melhores soluções para o desenvolvimento sustentável da euro-região”.

Nesse sentido, irá ser elaborada uma estratégia com soluções concretas para a euro-região que serão enviadas aos governos de Espanha e de Portugal, bem como à Xunta de Galícia. Esta estratégia será sustentada num relatório já efectuado e publicado sobre a situação demográfica da euro-região, tratando-se de “uma radiografia do território e um diagnóstico da situação atual com uma projeção até 2040”.

No âmbito das infra-estruturas, durante este mandato serão realizadas reuniões com os ministros responsáveis das obras públicas de Espanha e Portugal para acompanhamento das obras previstas no segundo pacote de infra-estruturas, entretanto paralisadas pelos processos eleitorais de ambos os países. Destas intervenções, constam obras ferroviárias como o bypass de Braga da linha do Minho, a saída Sul de Vigo, o corredor do Atlântico no âmbito ferroviário e as ligações viárias entre Ponferrada-O Barco de Valdeorras-Monforte-Ourense, o troço pendente da ligação Lugo-Santiago, ou a melhoria da ligação entre Bragança e Pueblo de Sanabria.

Matosinhos acolheu a XXVIII Assembleia-Geral do Eixo Atlântico que reuniu presidentes dos 35 municípios galegos e portugueses que integram esta associação transfronteiriça. A Assembleia-Geral aprovou, ainda, um orçamento de 3,9 milhões de euros para o presente exercício.

Intermarché doou equipamentos de proteção aos Bombeiros Voluntários de Braga

0
Bombeiros Voluntários de Braga

O Intermarché de Braga ofereceu cinco equipamentos de proteção individual para o combate a incêndios florestais aos Bombeiros Voluntários de Braga.

A Corporação deixou o agradecimento à Loja na sua página de Facebook. Os  equipamentos doados são compostos por bota florestal, luvas, cógula, fato de proteção florestal (Calças e Dólman), capacete e sweatshirt.