Terça-feira, Maio 28, 2024
28.7 C
Braga
ReportagemFiéis manifestaram sua fé na Procissão em honra de São Brás em...

Fiéis manifestaram sua fé na Procissão em honra de São Brás em Ferreiros

A Procissão em honra de São Brás na freguesia de Ferreiros foi hoje cumprida. Apesar da chuva, dezenas de devotos participaram nas celebrações em honra do Santo, protetor da garganta e do peito, numa demonstração de fé.

A Romaria em honra de São Brás decorreu ao longo deste domingo na Capela da Misericórdia  com o terço a ser recitado às 15h00, seguido da procissão.

Susana Ferreira, responsável da Comissão de Festas da Senhora da Misericórdia e de São Brás, explicou que a Procissão em honra de São Brás começou a sair à rua há quatro anos e que a Romaria já se realiza há mais de 50. “Esta festa já é muito antiga. A Romaria ao Santo já se faz há mais de cinquenta anos, mas a Procissão só começou a sair há quatro. Para mantermos viva esta tradição, a Comissão de Festas pede sempre ajuda aos Párocos e à população, e tentamos chamar a juventude à Igreja, porque quanto mais as pessoas se aproximarem, melhor é para nós trabalhamos”, apelou a responsável.

Miguel Simões, pároco das freguesias de Ferreiros, Sequeira e Vilaça, enalteceu o trabalho da Comissão de Festas que tem contribuído para que esta festa ganhe visibilidade ano após ano. “A festa em honra de São Brás acabava por ficar somente resumida à abertura do espaço religioso e à celebração litúrgica do dia. Nos últimos anos procurou-se ter outras expressões religiosas, como a Procissão que hoje vamos ter. Há sempre uma grande devoção a São Brás, seja aqui, como em outras comunidades religiosas aqui bem perto, e as pessoas vêm sempre com a devoção, com aquilo que é a súplica que intercedem por São Brás nas diversas circunstâncias difíceis das suas vidas”, frisou o Pároco.

O cortejo religioso integrou o andor de São Brás, figurinos, dezenas de fiéis e o Agrupamento 208 de Santa Maria de Ferreiros.

As festividades em honra de São Brás contaram com o apoio da União de Freguesias de Ferreiros e Guisande e da comunidade.

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/512865602700603/

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES