Início Site Página 2582

Câmara de Esposende disse que desconhecia qualquer alerta sobre risco de derrocada

0
© CMTV
© CMTV

A Câmara Municipal de Esposende afirmou que desconhecia qualquer alerta sobre risco de derrocada em virtude da tragédia em Palmeira de Faro que vitimou dois jovens de 22 anos.

Em comunicado, a autarquia sublinhou que o processo de licenciamento da habitação atingida por um deslizamento de terra “decorreu com normalidade”, desconhecendo “qualquer reclamação apresentada pelo proprietário desta habitação quanto a eventuais situações que pudessem pôr em perigo a mesma”.

De acordo com a Câmara Municipal, a casa está inserida numa operação de loteamento datada de 1994, constituída por 14 lotes. “O processo de licenciamento desta habitação decorreu com normalidade, desconhecendo-se a existência de qualquer reclamação apresentada pelo proprietário desta habitação quanto a eventuais situações que pudessem pôr em perigo a mesma”, sustentou.

“Os Serviços Sociais do Município de Esposende acompanharam a família afetada, assim como os moradores das habitações contíguas, no sentido de assegurar o realojamento, que veio a ocorrer em casas de familiares”, disse ainda, tendo mobilizado para o local diversos meios, da Proteção Civil, disponibilizando apoio psicológico aos familiares das vítimas e aos moradores daquele lugar.

Nas operações de Socorro estiveram envolvidos 17 meios e um total de 33 operacionais, além de cinco engenheiros da Universidade do Minho e dois do Município de Esposende, dois psicólogos do Município de Esposende, dois topógrafos e um veterinário da autarquia esposendense, devido à existência de animais domésticos nas habitações em perigo.

“O Município de Esposende lamenta a morte do jovem casal e endereça profundas condolências e manifesta total solidariedade para com os familiares das vítimas”, finalizou.

Barcelos prepara-se para acolher o Natal

0
© Sandra Antunes
© Sandra Antunes

Barcelos prepara-se para acolher as festividades natalícias com a instalação da estrutura da árvore de Natal luminosa e diversas iluminações pelas ruas da cidade.

Também no exterior da Câmara Municipal de Barcelos foi instalada uma árvore de Natal luminosa.

© Sandra Antunes

Também a Ponte Medieval será este ano toda iluminada para assinalar as Festas do Nascimento de Jesus.

O programa das Festas de Natal de Barcelos decorre de 1 a 31 de dezembro, sendo anunciado brevemente pela Autarquia.

Gil Vicente recebe prémio por vídeo contra o racismo e violência no desporto

0
© Gil Vicente
© Gil Vicente

O Gil Vicente conquistou o Prémio de Responsabilidade Social, referente ao mês de outubro, com a iniciativa “Dá vida ao que te faz feliz”.

Através de um vídeo com vários testemunhos, desde atletas do futebol feminino, jovens da formação, futebolistas estrangeiros, que tem sofrido com o lado negro de quem grita das bancadas, os gilistas procuraram alertar para palavras que magoam e que quem ouve nunca esquece. Uma reflexão tão importante quanto pertinente.

A distinção foi entregue por Mário Costa, vice-presidente da Fundação do Futebol, durante o Thinking Football Summit, a Francisco Silva, Vice-Presidente do Gil Vicente.

Miguel Sá Pereira, diretor de Comunicação do clube de Barcelos, disse que este é um prémio “quer dizer ao mundo que pode contar connosco”, porque desde o início da iniciativa este “deixou de ser um vídeo do Gil Vicente e passou a ser um vídeo de todo o Desporto”.

O diretor de Comunicação revelou ainda que “não houve nenhuma encenação, as pessoas foram contando as suas experiências” e que apesar de contar com pessoas dos 6 anos até aos seniores, esta é uma campanha que “visa principalmente o futebol de formação, que tem sido vítima de uma forma menos saudável de estar na vida”. Com este vídeo, de acordo com Miguel Sá Pereira, o Gil Vicente quer passar a mensagem de que “podem contar connosco, para que o futebol seja melhor, mais atrativo e sobretudo com um ambiente familiar que é o que se pretende”.

Já Mário Costa assumiu que este é um prémio entregue por ser uma campanha “acima de tudo para atingir os jovens para que não se afastem do futebol. Procurando promover o futebol positivo e erradicar a violência, para que o futebol voltar a ter aquele sentido positivo que deve ter na sociedade, e não prejudicar os jovens e a sua formação”, concluiu.

Alunos de Braga plantam mil árvores em diversos espaços do concelho

0
© Florestar Braga
© Florestar Braga

Mais de mil alunos das escolas do concelho participam no “Florestar Braga”, um programa de sensibilização ambiental que o Município promove desde 2014. Ao longo desta semana, os estudantes vão participar em ações de plantação de cerca de mil árvores em diversos espaços do território.

Esta quarta-feira, 23 de novembro, Dia Mundial da Floresta Autóctone, um grupo de alunos da Profitecla e da EB1 da Quinta da Veiga participou na plantação de árvores autóctones numa urbanização situada na freguesia de São Vicente.

Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente, a autarquia pretende criar microflorestas em algumas zonas da cidade. “O objetivo é densificar em termos de arvoredo algumas zonas, criando barreiras por causa do ruído e da qualidade do ar”, referiu. Para além da urbanização situada junto à Avenida António Macedo, em São Vicente, as microflorestas serão criadas na rua de São Martinho, na Avenida Miguel Torga, na Avenida de São. Martinho e na rua José António Cruz.

© Florestar Braga

O vereador do Ambiente salientou que o “Florestar Braga” conta este ano com o envolvimento de 47 entidades, entre associações, IPSS, empresas e Juntas de Freguesia, a quem foram oferecidos árvores e arbustos que serão plantados em diversos espaços do território.

A par da plantação de árvores, a iniciativa inclui o lançamento de granadas de sementes e a oferta de sementes de plantas melíferas. Neste âmbito, na próxima sexta-feira, entre as 14:30 e as 17:00, haverá uma acção de plantação de árvores e plogging no Monte Picoto com alunos das eco-escolas. Esta atividade repete-se no sábado, entre as 09:30 e as 12:00, desta feita para o público em geral que pode inscrever-se através do e-mail [email protected]. À ação irá juntar-se também o Lions Clube de Braga.

O programa “Florestar Braga 2022” inclui ainda uma exposição itinerante que, até fevereiro do próximo ano, irá percorrer 13 escolas do concelho. A exposição, disponibilizada pela ABAE, pretende ajudar os alunos a conhecer as árvores nativas de Portugal.

De referir que, em simultâneo, o Município assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que inclui, entre outras iniciativas, a realização de oficinas, campanhas de sensibilização e mesas redondas.

Homem de 56 anos furtou ouro de uma residência em Vizela e vendeu-o

0
© GNR
© GNR

A GNR identificou um homem de 56 anos, por furto em residência, no concelho de Vizela.

No seguimento de uma denúncia de furto numa residência, os militares da GNR realizaram diligências policiais no sentido de identificar o suspeito. No decorrer da ação policial, identificaram um homem que estava na posse de dinheiro proveniente da venda dos artigos furtados do interior da residência, os quais foram recuperados e apreendidos, destacando-se duas pulseiras de ouro, um fio de ouro e 140 euros em numerário.

O suspeito foi identificado e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Guimarães.

Chuva forte provoca derrocada de muro em Braga

0
© Junta de Padim da Graça
© Junta de Padim da Graça

A chuva forte que se fez sentir desde esta terça-feira provocou a derrocada de um murro, na freguesia de Padim da Graça, em Braga.

© Junta de Padim da Graça

As ruas com acesso à EB1 encontram-se temporariamente limitadas. “Informam-se todos os utentes que as ruas com acesso à EB1 de Padim da Graça encontram-se temporariamente limitadas devido a consequências das condições climatéricas adversas. Estamos a fazer os possíveis para tudo regressar à normalidade com a maior brevidade”, informou a Junta de Freguesia.

© Junta de Padim da Graça

Polvo “Paulo Junior” prevê vitória de Portugal frente ao Gana

0
© SEA LIFE Porto
© SEA LIFE Porto

Paulo Junior é descendente do famoso Polvo Paul, que fez sucesso no Mundial de 2010, e herdou os dotes da família. O molusco do SEA LIFE Porto já fez a previsão e ditou que a Portugal vai sair vencedor neste primeiro encontro do Campeonato do Mundo de Futebol.

O apito inicial para Portugal acontece já no dia 24 de novembro contra o Gana e o Polvo Paulo Junior já deixou o seu prognóstico. A criatura marinha foi confrontada com duas caixas, com os símbolos de ambas equipas, e escolheu a Seleção das Quinas como favorita para esta partida.

O polvo vidente “entra em campo” uma vez por dia de jogo durante o Mundial de 2022.

Recorde-se que em 2010, Paul, o polvo que residia no SEA LIFE de Oberhausen, na Alemanha, tornou-se um fenómeno mundial, quando acertou em todos os palpites do Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul.

Fafe Cidade Natal arranca no dia 1 de dezembro

0
© CM Fafe
© CM Fafe

A programação “Fafe Cidade Natal 2022″ arranca no dia 1 de dezembro, contemplando uma agenda preenchida e diversificada até ao Dia de Reis, destacando-se o facto de ser o primeiro Natal com programa completo após o início da pandemia. O Município pretende apresentar a cidade de forma viva e colorida para viver este Natal e animar o comércio local.

O programa arranca no dia 1 de dezembro, com a chegada surpresa do Pai Natal à Praça 25 de abril, acompanhado por uma marcha natalícia, e a apresentação, no Jardim do Calvário, de um Presépio Vivo, o presépio «Fafe, Cidade Natal», com a representação em miniatura dos edifícios mais emblemáticos de Fafe pelos Restauradores da Granja. Nas tardes de domingo e feriados do mês de dezembro haverá música no coreto.

Ainda no primeiro dia de dezembro à tarde, serão inaugurados o Mercadinho de Natal e as iluminações. A iluminação de Natal estará ligada de domingo a quinta das 17:30 às 23:00 e às sextas, sábados e vésperas feriados das 17:30 às 24:00. Tendo em conta o contexto de poupança energética que está a ser adotada pela autarquia, este ano as iluminações ligam-se meia hora mais tarde e desligam-se mais cedo durante a semana e ao domingo.

No dia 14 de dezembro, de manhã, apresenta-se, no Multiusos de Fafe, um espetáculo especial de Natal destinado a crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo. Também nesse dia, à tarde, têm início as sessões de cinema de Natal para crianças do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho na Sala Manoel de Oliveira, uma atividade sujeita a inscrição e à lotação da sala. Serão realizadas sessões, de manhã e tarde, nos dias 15 e 16 de dezembro. Entre outros pontos do programa, destacam-se o Mercado Bio de Natal (17 de dezembro), cinema para toda a família e animação de rua, uma concentração motard (18 de dezembro) e o espetáculo de Natal “Toy Story” apresentado pela Academia de Dança Nun’Álvares – ADN.

A dança contemporânea com o espetáculo “Depois do fim” subirá ao palco do Teatro Cinema no dia 3 de dezembro, às 21:00, e no dia seguinte (4 de dezembro) há concerto pela Banda Filarmónica de Golães, às 16:30. Os jovens músicos em formação da Banda de Revelhe atuam no  Jardim do Calvário (8 de dezembro, 16:00) e a Banda Filarmónica de Revelhe atua no Teatro Cinema (10 de dezembro). Os UHF atuam no Teatro Cinema, no dia 23 de dezembro, para apresentar o concerto “Podia ser Natal”, partilhando o palco com o Coro Juvenil Academia José Atalaya. No dia 30, às 21:00, haverá um espetáculo de fecho de ano com a Orchestra Club, também no Teatro Cinema.

No dia 26 de dezembro serão assinalados os 130 anos de existência do Jardim do Calvário, com uma recriação de época que recordará o momento inaugural do Jardim.

Para janeiro e a celebrar o novo ano, serão retomados os tradicionais Cantares de Reis das escolas no Pavilhão Multiusos (dia 6 de janeiro, 10:00) e à noite realiza-se o Concerto de Reis pela Orquestra do Norte no Teatro Cinema. No dia 8 de janeiro, os Cantares dos Reis vão ouvir-se pela cidade. Os participantes serão avaliados por um júri e haverá dois finalistas de cada grupo que seguirão depois até ao Multiusos para as últimas atuações e aí serão selecionados os três melhores. Na semana seguinte, o vencedor será recebido na Câmara Municipal.

Ao longo de todo o mês de dezembro, a Biblioteca Municipal oferece uma programação especial de Natal, onde se inclui leitura de contos, uma oficina de atividades experimentais e um atelier de expressão artística.

Chamada à participação das coletividades e associações do Concelho

Este ano, e com vista ao envolvimento das associações e coletividades do Concelho, o Município lançou o repto a estas entidades para integrarem ativamente o programa de Natal. Entre outros desafios, as coletividades, juntas de freguesia e escolas, foram convidadas a participar no Mercado de Natal, através de animação ou exploração de stands, a apresentar um presépio vivo no Jardim do Calvário (um presépio diferente nas tardes de domingo e feriados do mês de dezembro) e também a participar na I Exposição de Árvores Ecológicas de Natal.

Município da Póvoa de Lanhoso recebe viatura doada pela REN

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou uma viatura à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais. A doação desta viatura vem reforçar o compromisso da empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais, vindo a mesma fortalecer os Serviços Municipais de Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso.

A entrega da chave decorreu na manhã de terça-feira, nos Paços do Concelho, com presença do responsável da REN, João Gaspar, e do presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro. No momento, Frederico Castro agradeceu esta doação “que resulta de um acordo assumido entre a Câmara Municipal e a REN no sentido de nos atribuírem um veículo, que, logo que sejam agilizadas as formalidades, será utilizado no dia-a-dia, na área da Proteção Civil. Sabemos que todos os anos a REN atribui algumas viaturas a Municípios e Instituições e, este ano, conseguimos ser um dos dois Municípios do país a ser contemplados com esta viatura, o que é uma evidência do tratamento excecional por parte da REN à Póvoa de Lanhoso”.

O autarca povoense acrescenta ainda que esta “É sem dúvida, uma referência positiva que significa que a Câmara Municipal está na senda das boas relações com as instituições, pois, se assim não fosse, a REN teria, certamente, outros Municípios a quem atender e com necessidades semelhantes às nossas. O bom relacionamento institucional é trabalho dinâmico e constante que pretendemos manter no dia-a-dia, e que nunca está terminado.”

João Gaspar, responsável pela área de Redes Sustentáveis e Servidões, referiu que “a doação desta viatura significa a importância do trabalho de proximidade com as equipas de proteção civil das autarquias, num concelho onde existem infraestruturas da REN. Este trabalho de parceria na defesa da floresta contra incêndios não se realiza apenas na época crítica, pois a REN tem um plano estruturado de prevenção em articulação com as autoridades competentes durante todo o ano, onde se inclui, entre outros, a gestão da vegetação dos corredores de transporte de energia, que aumentam a resiliência aos incêndios rurais das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, criando oportunidades de combate de Bombeiros e Equipas de Proteção Civil”.

Nos últimos cinco anos, no concelho da Póvoa de Lanhoso, a REN procedeu à limpeza da vegetação em cerca de 385 hectares nos corredores de transporte de energia, sendo que em 2022, a gestão foi feita em 66 hectares. Nestas áreas, a empresa plantou espécies autóctones, permitindo dessa forma aumentar a resiliência do território envolvente aos incêndios rurais e promover a biodiversidade local.

Braga conta com enorme adesão das famílias aos eventos de Natal

0
© CM Braga
© CM Braga

A quadra natalícia tem um simbolismo muito grande para as famílias e para as crianças, que normalmente guardam memórias desta época para a vida toda. Com o objectivo de criar memórias felizes, o Município de Braga preparou um programa repleto de atividades, onde a fantasia, a descoberta e a partilha das personagens natalícias guiam os públicos para um mundo mais alegre e fraterno.

Neste momento, já estão inscritas nas atividades para as escolas cerca de 2500 crianças. As atividades para os seniores contam com mais de uma centena de inscritos. O Município conta, de resto, com uma enorme adesão das famílias aos eventos de Natal, como tem acontecido nas últimas edições. Braga é, cada vez mais, o destino de excelência para as famílias.

As atividades têm como palcos a Praça Municipal, no Mercado de Natal, mas também, as instalações do Inatel, na Avenida Central; a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; o Mercado Municipal de Braga, o Museu dos Biscainhos, a Ludoteca da Estufa, no Parque da Ponte, o Altice Forum Braga, e as ruas do Centro Histórico, onde a animação será uma constante.

Um dos momentos altos da programação para a infância é a Parada de Natal que vai percorrer as ruas do Centro Histórico de Braga, no dia 18 de Dezembro, a partir das 16:00. Com saída da Avenida Central, a parada repleta de personagens fantásticas vai percorrer as ruas do Souto, Dr. Justino Cruz e Capelistas regressando depois à Avenida Central.

A Parada de Natal de Braga transformou-se num dos momentos mais mágicos da cidade, imbuída do forte envolvimento comunitário na sua génese, percorre, uma vez mais, as ruas do centro histórico espalhando o espírito e a mensagem de que o “NATAL É NA RUA”. As notícias chegaram rápido à Lapónia e o Pai Natal, desta vez, não vem sozinho. Para além do inseparável Rudolfo, Nicolau traz a família completa, na certeza de celebrar em Parada, o mais terno Natal do Mundo. Este momento mágico contará com mais de 700 fazedores de sonhos e magia: soldadinhos de chumbo e bailarinos, grupos circenses cheios de cor e energia, elfos, duendes, bonecos fofos e gigantes que ganham vida e as tradicionais histórias infantis percorrem o centro histórico para fazer a cidade, ainda mais feliz.

Ao longo de todo o mês de dezembro, teatro, música, novo circo, dança, oficinas, contos de Natal, pinturas faciais e ilusionismo, enchem os dias dos mais novos de muita magia, cor e alegria.

Começando pelo teatro de miniaturas da Fábrica de Sonhos, apresentado pelo Tin.Bra, que vai decorrer de 1 a 4 de dezembro, nas instalações do INATEL; à boleia das risotas do Táxi Duende dos Malad’arte, que irá animar a Praça Municipal ou com as cambalhotas alucinadas da Fábrica de Circo, pelos Malatitsh, que irão percorrer as ruas da cidade, ou, acabando nas sessões de cinema com o Animatographo, Contos de Natal, pelo Cineclube Aurélio da Paz dos Reis, que vai decorrer no Museu dos Biscainhos, há muito por onde escolher.

A animação de rua é também uma aposta do programa para a infância com vários espectáculos e personagens do imaginário infantil a invadir as ruas do centro histórico de Braga, e a provocar muitos sorrisos e gargalhadas.

O programa completo está disponível em https://braganatal.cm-braga.pt