Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
7.5 C
Braga
InícioBragaAlunos de Braga plantam mil árvores em diversos espaços do concelho

Alunos de Braga plantam mil árvores em diversos espaços do concelho

© Florestar Braga

Mais de mil alunos das escolas do concelho participam no “Florestar Braga”, um programa de sensibilização ambiental que o Município promove desde 2014. Ao longo desta semana, os estudantes vão participar em ações de plantação de cerca de mil árvores em diversos espaços do território.

Esta quarta-feira, 23 de novembro, Dia Mundial da Floresta Autóctone, um grupo de alunos da Profitecla e da EB1 da Quinta da Veiga participou na plantação de árvores autóctones numa urbanização situada na freguesia de São Vicente.

Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente, a autarquia pretende criar microflorestas em algumas zonas da cidade. “O objetivo é densificar em termos de arvoredo algumas zonas, criando barreiras por causa do ruído e da qualidade do ar”, referiu. Para além da urbanização situada junto à Avenida António Macedo, em São Vicente, as microflorestas serão criadas na rua de São Martinho, na Avenida Miguel Torga, na Avenida de São. Martinho e na rua José António Cruz.

© Florestar Braga

O vereador do Ambiente salientou que o “Florestar Braga” conta este ano com o envolvimento de 47 entidades, entre associações, IPSS, empresas e Juntas de Freguesia, a quem foram oferecidos árvores e arbustos que serão plantados em diversos espaços do território.

A par da plantação de árvores, a iniciativa inclui o lançamento de granadas de sementes e a oferta de sementes de plantas melíferas. Neste âmbito, na próxima sexta-feira, entre as 14:30 e as 17:00, haverá uma acção de plantação de árvores e plogging no Monte Picoto com alunos das eco-escolas. Esta atividade repete-se no sábado, entre as 09:30 e as 12:00, desta feita para o público em geral que pode inscrever-se através do e-mail [email protected]. À ação irá juntar-se também o Lions Clube de Braga.

O programa “Florestar Braga 2022” inclui ainda uma exposição itinerante que, até fevereiro do próximo ano, irá percorrer 13 escolas do concelho. A exposição, disponibilizada pela ABAE, pretende ajudar os alunos a conhecer as árvores nativas de Portugal.

De referir que, em simultâneo, o Município assinala a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que inclui, entre outras iniciativas, a realização de oficinas, campanhas de sensibilização e mesas redondas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS