
A cidade de Braga registou 7% de anúncios de imóveis para venda com redução de preço no primeiro trimestre deste ano, posicionando-se entre as capitais de distrito com maior incidência de ajustamentos no valor pedido pelos proprietários, segundo uma análise do portal Idealista.
De acordo com os dados divulgados, a nível nacional 8% dos imóveis anunciados para venda registaram descidas de preço no primeiro trimestre de 2026, mais dois pontos percentuais do que no período homólogo de 2025, quando se verificava uma taxa de 6%.
No caso de Braga, o valor de 7% coloca o município no grupo intermédio do ranking nacional, juntamente com Viseu e a ilha da Madeira, refletindo um movimento gradual de ajustamento das expectativas dos vendedores face ao comportamento do mercado.
Entre as capitais de distrito e regiões autónomas, Évora e Ponta Delgada lideram as descidas, ambas com 12%, seguidas de Santarém e Faro (11%), Lisboa e Beja (10%), e Portalegre e Setúbal (9%). No extremo oposto surgem Viana do Castelo (4%) e Bragança, Aveiro, Leiria e Viseu (5%).
A análise aponta ainda para uma tendência de maior flexibilidade dos proprietários na definição dos preços, num contexto em que os valores da habitação se mantêm em níveis elevados.
Segundo Ruben Marques, o aumento da proporção de anúncios com redução de preço “sugere que o mercado pode estar a entrar numa fase de maior ajustamento entre as expectativas dos vendedores e a capacidade de compra das famílias”.
Apesar disso, o responsável sublinha que os preços continuam próximos de máximos históricos, embora se verifique uma crescente disponibilidade dos proprietários para rever valores de forma a acelerar a concretização de negócios.


