Sábado, Dezembro 10, 2022
11.6 C
Braga
InícioRegiãoFafeFafe Cidade Natal arranca no dia 1 de dezembro

Fafe Cidade Natal arranca no dia 1 de dezembro

© CM Fafe

A programação “Fafe Cidade Natal 2022″ arranca no dia 1 de dezembro, contemplando uma agenda preenchida e diversificada até ao Dia de Reis, destacando-se o facto de ser o primeiro Natal com programa completo após o início da pandemia. O Município pretende apresentar a cidade de forma viva e colorida para viver este Natal e animar o comércio local.

O programa arranca no dia 1 de dezembro, com a chegada surpresa do Pai Natal à Praça 25 de abril, acompanhado por uma marcha natalícia, e a apresentação, no Jardim do Calvário, de um Presépio Vivo, o presépio «Fafe, Cidade Natal», com a representação em miniatura dos edifícios mais emblemáticos de Fafe pelos Restauradores da Granja. Nas tardes de domingo e feriados do mês de dezembro haverá música no coreto.

Ainda no primeiro dia de dezembro à tarde, serão inaugurados o Mercadinho de Natal e as iluminações. A iluminação de Natal estará ligada de domingo a quinta das 17:30 às 23:00 e às sextas, sábados e vésperas feriados das 17:30 às 24:00. Tendo em conta o contexto de poupança energética que está a ser adotada pela autarquia, este ano as iluminações ligam-se meia hora mais tarde e desligam-se mais cedo durante a semana e ao domingo.

No dia 14 de dezembro, de manhã, apresenta-se, no Multiusos de Fafe, um espetáculo especial de Natal destinado a crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo. Também nesse dia, à tarde, têm início as sessões de cinema de Natal para crianças do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho na Sala Manoel de Oliveira, uma atividade sujeita a inscrição e à lotação da sala. Serão realizadas sessões, de manhã e tarde, nos dias 15 e 16 de dezembro. Entre outros pontos do programa, destacam-se o Mercado Bio de Natal (17 de dezembro), cinema para toda a família e animação de rua, uma concentração motard (18 de dezembro) e o espetáculo de Natal “Toy Story” apresentado pela Academia de Dança Nun’Álvares – ADN.

A dança contemporânea com o espetáculo “Depois do fim” subirá ao palco do Teatro Cinema no dia 3 de dezembro, às 21:00, e no dia seguinte (4 de dezembro) há concerto pela Banda Filarmónica de Golães, às 16:30. Os jovens músicos em formação da Banda de Revelhe atuam no  Jardim do Calvário (8 de dezembro, 16:00) e a Banda Filarmónica de Revelhe atua no Teatro Cinema (10 de dezembro). Os UHF atuam no Teatro Cinema, no dia 23 de dezembro, para apresentar o concerto “Podia ser Natal”, partilhando o palco com o Coro Juvenil Academia José Atalaya. No dia 30, às 21:00, haverá um espetáculo de fecho de ano com a Orchestra Club, também no Teatro Cinema.

No dia 26 de dezembro serão assinalados os 130 anos de existência do Jardim do Calvário, com uma recriação de época que recordará o momento inaugural do Jardim.

Para janeiro e a celebrar o novo ano, serão retomados os tradicionais Cantares de Reis das escolas no Pavilhão Multiusos (dia 6 de janeiro, 10:00) e à noite realiza-se o Concerto de Reis pela Orquestra do Norte no Teatro Cinema. No dia 8 de janeiro, os Cantares dos Reis vão ouvir-se pela cidade. Os participantes serão avaliados por um júri e haverá dois finalistas de cada grupo que seguirão depois até ao Multiusos para as últimas atuações e aí serão selecionados os três melhores. Na semana seguinte, o vencedor será recebido na Câmara Municipal.

Ao longo de todo o mês de dezembro, a Biblioteca Municipal oferece uma programação especial de Natal, onde se inclui leitura de contos, uma oficina de atividades experimentais e um atelier de expressão artística.

Chamada à participação das coletividades e associações do Concelho

Este ano, e com vista ao envolvimento das associações e coletividades do Concelho, o Município lançou o repto a estas entidades para integrarem ativamente o programa de Natal. Entre outros desafios, as coletividades, juntas de freguesia e escolas, foram convidadas a participar no Mercado de Natal, através de animação ou exploração de stands, a apresentar um presépio vivo no Jardim do Calvário (um presépio diferente nas tardes de domingo e feriados do mês de dezembro) e também a participar na I Exposição de Árvores Ecológicas de Natal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS