Início Site Página 2581

AAUMinho organiza campanha em homenagem às vítimas de feminicídio

0
DR
DR

De forma a assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que decorre na sexta-feira, dia 25 de novembro, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) desenvolve a campanha “A cor d@ lut@”. A iniciativa, que conta com duas atividades, vai ter lugar na véspera da data mundial na Universidade do Minho.

Na quinta-feira, dia 24 de novembro, a comunidade académica é convidada a deixar a sua marca num pano preto, num sinal de luta e força para todas as mulheres vítimas de violência. O Campus de Azurém vai receber a iniciativa na parte da manhã, junto à entrada da Nave, enquanto que no Campus de Gualtar vai decorrer durante a tarde, junto ao Prometeu.

Pelas 21:30, vai ter lugar no Campus de Gualtar uma Vigília, em memória de todas as mulheres assassinadas. Toda a comunidade académica e local está convidada a acender uma vela, realizar um minuto de silêncio e a trajar em luto, no caso dos estudantes.

“Vale relembrar que o flagelo da violência contra as mulheres continua a assolar milhares um pouco por todo o mundo, resultando numa incontável perda de vidas humanas. Em Portugal, anualmente, milhares de mulheres sofrem de violência e abusos, levando, nos casos mais extremos, ao feminicídio de dezenas um pouco por todo o território nacional. Até setembro do presente ano, 20 mulheres morreram devido à violência doméstica. Desta forma, é urgente continuarmos a alertar a sociedade sobre a violência exercida contra as mulheres e de prestar uma sentida homenagem a cada Vítima, cada Mãe, cada Irmã, cada Amiga. Cada Mulher que teve a infelicidade de vivenciar uma realidade cruel! Por todas elas, vamos fazer silêncio e continuar a pugnar, diariamente, por uma sociedade mais justa e igualitária, onde a violência não tem qualquer lugar!”, refere a AAUMinho.

RTP vai transmitir “Hora dos Portugueses” desde o Museu Pio XII em Braga

0
© Jorge Gabriel
© Jorge Gabriel

O programa “Hora dos Portugueses”, dedicado a portugueses que vivem pelo mundo, vai transmitir no próximo domingo, 27 de novembro, das 12:00 às 13:00, desde o Museu Pio XII, em Braga.

O apresentador Jorge Gabriel e a equipa estiveram em Braga esta quarta-feira em gravações, juntamente com os funcionários do museu.

Dia de gravação da “Hora dos Portugueses”. Muito obrigado equipa, e staff do Museu Pio XII. Transmissão no próximo domingo, ao meio, na RTP”, informou Jorge Gabriel.

Nova Arcada transmite jogos do Mundial com animação especial gratuita

0
© Getty Images
© Getty Images

Em Braga, o Mundial de futebol vai ser celebrado até 18 de dezembro, no Nova Arcada. O centro comercial vai garantir animação especial gratuita, além da transmissão de todos os jogos na Praça da Restauração.

É no Piso 2 do centro comercial, no espaço Nova Arcada Experience, que os visitantes podem mostrar o que valem nos matraquilhos ou disputar jogos no FIFA 23 na Playstation. Também não faltará animação através de pinturas faciais, seja com as cores da bandeira portuguesa e brasileira. Esta atividade em específico está disponível apenas nos dias dos jogos de Portugal e do Brasil.

Todos os dias os visitantes podem também ter acesso a brindes no espaço e assistir aos jogos através do LED, com som, na Praça da Restauração, também no Piso 2. No caso de Portugal, o próximo dia de jogo é já esta quinta-feira, 24 de novembro, frente ao Gana.

O calendário de jogos pode ser consultado aqui.

Vieira do Minho assinalou Dia da Floresta Autóctone com plantação de árvores

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora hoje, 23 de novembro, o Município de Vieira do Minho associou-se à iniciativa promovida pela Escola Básica Domingos de Abreu que visou a plantação de duas árvores no jardim da escola.

A ação de plantação, coordenada pela Equipa da Sapadores da Associação para o Ordenamento da Serra, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, e da comunidades escolar.

Nesta ação foram plantadas as espécies Ilex aquifolium – o azevinho e Malus domestica, a Macieira.

Segundo António Cardoso, esta ação teve por objetivo dar a conhecer as espécies autóctones do concelho aos alunos, bem como sensibilizar os mais pequenos para a importância da floresta e da sua preservação.

Vem aí mais mau tempo. Braga em alerta laranja.

0
DR
DR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Braga em alerta laranja devido à previsão de mau tempo.

O aviso laranja entre em vigor a partir das 03:00 desta quinta-feira, esperando-se chuva forte, passando a alerta laranja das 09:00 até às 12:00.

Comportas da Barragem da Caniçada no Gerês são abertas devido às fortes chuvas

0
© Município de Vieira do Minho
© Município de Vieira do Minho

As comportas da Barragem da Caniçada, situada entre os concelhos de Terras de Bouro e Vieira do Minho, foram abertas devido ao excesso de água causada pelas chuvas fortes.

Esta barragem voltou a ser descarregada passado mais de um ano. “Passado bem mais que um ano, as comportas da Barragem da Caniçada voltam a descarregar. Neste momento a Barragem de Caniçada está a 98% da sua capacidade. Restantes Barragens do concelho: Salamonde – 99%; Venda Nova 95% e Ermal – 90%”, informou o Posto de Turismo de Vieira do Minho. 

Braga: Palmeira organiza Open Day para adoção de animais

0
DR
DR

Realiza-se no próximo sábado, dia 26 de novembro, nas instalações da Junta de Freguesia de Palmeira, entre as 10:00 e as 12:00, um Open Day dedicado à adoção de animais do canil de Braga.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Recolha Oficial da Agere e tem como objetivo promover a adoção de animais de estimação.

A Junta de Freguesia de Palmeira associa-se a esta iniciativa que “abre a possibilidade destes amigos de quatro patas encontrarem um novo lar”.

Terras de Bouro recebe a “Maratona mais dura e Bela do Mundo!” no Gerês

0
© CM Terras de Bouro
© CM Terras de Bouro

Contando com o apoio dos Municípios de Terras do Bouro, Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, assim como de vários patrocinadores, a Carlos Sá Nature Events irá organizar, nos dias 3 e 4 de dezembro, a 8ª edição da Gerês Extreme Marathon, a maratona mais dura e bela do mundo. Para a estrada vai também a 2ª edição do Extreme 90km com partida na aldeia da Peneda em Arcos de Valdevez.

Percorrendo as estradas de montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês, os mais de 1300 atletas de 17 nacionalidades irão aventurar-se na Gerês Extreme Marathon e no Extreme 90km para usufruírem de paisagens e cenários de montanha. A harmonia com as florestas nativas portuguesas e com o silêncio tão característico da montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês serão apenas quebrados pela dureza e desnível positivo das provas.

A edição deste ano arranca no sábado, dia 3, às 07:00, com os atletas da Extreme 90km a iniciar o seu desafio no Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Nesta travessia, os atletas nunca correm sozinhos uma vez que levam uma equipa de apoio para lhes dar energia extra que os levarão à tão desejada meta no centro da Vila do Gerês.

Pelas 11:30 da manhã arranca a 5ª edição da Extreme Mile, um desafio curto onde os participantes correm uma milha com uma inclinação média de 35% e 525 metros de desnível positivo. Com partida na Albufeira da Caniçada e com chegada no miradouro das Voltas de São Bento, os atletas percorrem a distância tendo como pano de fundo a paisagem da Albufeira da Caniçada.

No domingo, a Gerês Extreme Marathon além da prova rainha de 42km, conta também com mais três distâncias diferentes: 32 Km, 21 Km e 14 Km. Todas as provas têm partida e chegada no centro da Vila do Gerês.

As inscrições deste evento terminam já no sábado, 26 de novembro.

Braga: Parque de Lazer do Quintalejo em Padim da Graça submerso devido às chuvas fortes

0
© Freguesia Padim da Graça
© Freguesia Padim da Graça

O Parque de Lazer do Quintalejo na freguesia de Padim da Graça, em Braga, encontra-se submerso devido às chuvas fortes.

A Autarquia local apelou à comunidade para não circular na zona envolvente ao Quintalejo.

© Freguesia Padim da Graça

“A Junta de Freguesia aconselha a não circulação pela zona envolvente ao Quintalejo, uma vez que esta se encontra em condições perigosas. Obrigado pela compreensão”, informou o Executivo.

Câmara de Esposende disse que desconhecia qualquer alerta sobre risco de derrocada

0
© CMTV
© CMTV

A Câmara Municipal de Esposende afirmou que desconhecia qualquer alerta sobre risco de derrocada em virtude da tragédia em Palmeira de Faro que vitimou dois jovens de 22 anos.

Em comunicado, a autarquia sublinhou que o processo de licenciamento da habitação atingida por um deslizamento de terra “decorreu com normalidade”, desconhecendo “qualquer reclamação apresentada pelo proprietário desta habitação quanto a eventuais situações que pudessem pôr em perigo a mesma”.

De acordo com a Câmara Municipal, a casa está inserida numa operação de loteamento datada de 1994, constituída por 14 lotes. “O processo de licenciamento desta habitação decorreu com normalidade, desconhecendo-se a existência de qualquer reclamação apresentada pelo proprietário desta habitação quanto a eventuais situações que pudessem pôr em perigo a mesma”, sustentou.

“Os Serviços Sociais do Município de Esposende acompanharam a família afetada, assim como os moradores das habitações contíguas, no sentido de assegurar o realojamento, que veio a ocorrer em casas de familiares”, disse ainda, tendo mobilizado para o local diversos meios, da Proteção Civil, disponibilizando apoio psicológico aos familiares das vítimas e aos moradores daquele lugar.

Nas operações de Socorro estiveram envolvidos 17 meios e um total de 33 operacionais, além de cinco engenheiros da Universidade do Minho e dois do Município de Esposende, dois psicólogos do Município de Esposende, dois topógrafos e um veterinário da autarquia esposendense, devido à existência de animais domésticos nas habitações em perigo.

“O Município de Esposende lamenta a morte do jovem casal e endereça profundas condolências e manifesta total solidariedade para com os familiares das vítimas”, finalizou.