A Câmara Municipal de Braga vai começar as obras de repavimentação dos Quarteirões Residenciais da Quinta dos Congregados, em São Victor.
A intervenção está prevista a partir da próxima segunda-feira, dia 25, com um prazo de execução estimado de 120 dias.
As obras vão ser feitas em cinco fases, sequencialmente, para “reduzir o impacto da intervenção na circulação de peões e circulação viária”.
Vão ser substituídos os pavimentos rodoviários, intervenções pontuais nos passeios envolventes e o ordenamento do espaço destinado ao estacionamento.
Calendarização
Fase 1: Corte total da Rua Dr. Aníbal Araújo Esmoriz e Av. Antero de Quental – 25 de março a 30 de abril;
Fase 2: Corte total da Av. Antero de Quental, Rua Luis Soares Barbosa e Travessa Luis Soares Barbosa – 1 de maio a 19 de maio;
Fase 3: Corte total da Rua Luis Soares Barbosa – 20 de maio a 26 de junho;
Fase 4: Corte total da Rua Fernando Oliveira Guimarães (até ao cruzamento da Av. Antero de Quental) – 27 de junho a 11 de julho;
Fase 5: Corte total da Rua Fernando Oliveira Guimarães (do cruzamento da Av. Antero de Quental até ao cruzamento com a R. da Quinta Armada) – 12 de julho a 22 de julho.
Vem aí mais uma edição da Dume – Capital Sueva. A iniciativa está agendada para os dias 5, 6 e 7 de abril, na freguesia de Dume, em Braga.
De acordo com a organização, a data do evento teve de ser reajustada face às festividades Pascais, tendo início a 5 de abril, dia da sagração episcopal de São Martinho de Dume no ano de 556.
A programação será brevemente anunciada e seguirá em linha com a edição de 2023, mas com novidades. Haverá exposições, teatro, atuações musicais com o grupo Sons da Suévia, recriações com a participação da Equipa Espiral, entre outras atividades para todas as faixas etárias.
“Estará representado o quotidiano da sociedade sueva, cada vez mais com fidedignidade, quer nas construções dos mais variados ofícios, quer na indumentária usada pelos figurantes. ‘Dume – Capital Sueva’ é mais do que uma feira. A vertente cultural de transmissão de conhecimentos é fundamental. Durante os dias do evento iremos divulgar as nossas origens, a nossa história e o nosso património. Com um programa, culturalmente rico e diversificado com o acesso gratuito a todos os museus da freguesia, incluindo o Núcleo Museológico de Dume que na 1.ª edição bateu recordes de visitantes”, referiu a organização.
A “Aldeia Sueva” erguida nos Jardins da Casa da Cultural em Dume também será palco para a programação e recriação. “Durante os três dias do evento estará no adro da Igreja Paroquial a Feira das Associações com artesanato, comes e bebes. Este ano, porque foi-nos solicitado já na edição anterior, iremos permitir que na feira, mediante aceitação prévia, a possibilidade de artesãos externos apresentarem os seus produtos”, acrescentou.
“Dume – Capital Sueva” pretende relembrar a história de Dume, dos suevos e do patrono, São Martinho Dumiense.
Esta é uma iniciativa do Grupo “Arte em Dume” e da Associação Cultural e Recreativa de Dume, com a colaboração da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe. A estas entidades uniram-se o Agrupamento XII do CNE, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos de Dume, a Catequese e a Paróquia de São Martinho de Dume, a Fraternidade Nun’Álvares, o Centro Comunitário de Dume e os Pais do Jardim de Infância de Dume.
Em 2023, mais de 300 animais encontraram um novo lar e mais de 250 foram recolhidos das ruas em Guimarães. Os resultados de atividade do ano passado foram apresentados pelo Centro de Recolha Oficial de Guimarães.
Relativamente a adoções houve um total de 168 canídeos e 150 felídeos que encontraram novos lares. 49 canídeos e 29 felídeos foram entregues, enquanto 221 canídeos e 47 felídeos foram recolhidos vivos.Foram realizadas 145 esterilizações em canídeos e 129 em felídeos. Além disso, 234 canídeos e 150 felídeos foram vacinados contra a raiva. Houve um total de 200 canídeos e 766 felídeos que foram identificados eletronicamente.
O Centro de Recolha Oficial de Guimarães reitera o compromisso de não praticar a eutanásia.
Além disso, no âmbito do programa CED, o centro monitorizou 170 colónias em 45 freguesias do concelho e realizou a esterilização de 569 felídeos. Também foi destacado que, na campanha de prestação de serviços veterinários para famílias carenciadas, cinco famílias foram avaliadas, com apoio concedido a uma delas.
Barcelos inaugurou o relvado sintético no Complexo Desportivo Carlos Pereira. Convidado para a inauguração, o presidente da Câmara Municipal enalteceu esta iniciativa, salientando que “uma obra para se poder concretizar da melhor forma tem que ter estes requisitos: a envolvência de todos. Nós temos que ser cidadãos ativos e participantes e ajudarmos e colaborarmos para que as coisas aconteçam e, ao ouvir este elencar de personalidades, empresas e privados que colaboraram com esta obra, fiquei muito satisfeito porque Barcelos e Abade de Neiva estão no caminho certo”.
Na conclusão da sua intervenção, Mário Constantino frisou a importância de cada vez “o desporto ser uma componente mais importante no desenvolvimento integral do ser humano e, com a criação destas excelentes condições para o convívio e a prática desportiva, damos também oportunidades aos mais novos para que tenham um futuro melhor a nível desportivo”.
“Muito obrigado ao presidente e ao seu executivo. O nosso muito obrigado pelo seu precioso contributo e pode ficar ciente que pode sempre contar com o nosso apoio; o Núcleo Águias do Neiva jamais poderá esquecer tão nobre atitude”. Finalizou dizendo que “esta é uma obra que se afirma como um marco na nossa terra, desde há muito desejada, mas só agora concretizada. É nossa missão, enquanto políticos, criar condições necessárias para que o desporto possa ser uma realidade e que através dele tenhamos cidadãos mais saudáveis e comunidades mais participadas e participativas. Hoje inauguramos não só um relvado, mas damos início a um novo capítulo na nossa comunidade”, disse o presidente da Junta, David Torres.
Para o presidente do clube, Manuel Martins, “hoje é um dia de grande celebração para o Núcleo Desportivo Águias do Neiva e para toda a comunidade que nos apoia incansavelmente. Este espaço será palco de grandes momentos desportivos e de muitas conquistas para o nosso clube, para o desenvolvimento desportivo da nossa freguesia e do nosso concelho”.
A cerimónia terminou com um jogo entre os veteranos do Núcleo Desportivo Águias do Neiva e uma equipa de presidentes de Junta.
O Festival Política está de regresso ao Centro de Juventude de Braga, entre os dias 2 e 4 de maio, num ano em que a “Intervenção” será o tema central da programação.
“Em 2024 queremos desafiar os participantes a fazerem ouvir a sua voz ativa na determinação do futuro e na promoção do bem comum, assim como a serem mais ativos na defesa do sistema democrático, para garantir uma sociedade justa, inclusiva e responsável”, refere Rui Oliveira Marques, codiretor artístico do Festival Política.
“Vamos voltar a celebrar os valores democráticos nesta democracia de baixa intensidade, através de conteúdos que fomentem a confiança dos cidadãos na sua capacidade de intervir na política e de influenciar as políticas”, completa Bárbara Rosa, codiretora artística do Festival Política.
A programação do Festival Política combina cinema, performances, música, humor, exposições e conversas de entrada gratuita. No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a programação convoca artistas, jovens, criadores, académicos e ativistas a desenvolverem propostas e reflexões focadas na necessidade de aumentar a participação dos cidadãos nas instituições, nos atos eleitorais e nas suas comunidades. A programação completa do Festival Política de Braga será revelada em abril.
Entretanto, o Festival Política e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) acabam de lançar um concurso para a atribuição de duas bolsas a jovens até 30 anos, que apresentem propostas para integrar a programação do festival. As bolsas têm por objetivo fomentar e apoiar a criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos residentes no distrito de Braga, abrangendo as modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou de formação (workshop). As propostas deverão abordar alguma questão relacionada com os direitos humanos, a participação cívica ou política. O valor de cada bolsa é de 500 euros. As candidaturas terminam a 11 de abril. Para concorrer basta enviar um e-mail para [email protected] com dados pessoais, descrição da ideia ou projeto e um currículo ou portfólio.
O Festival Política promove a interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa dos painéis de debate e espetáculos. Todas as sessões de cinema, incluindo os filmes em português, estão legendadas em português. A entrada é gratuita.
Em 2024, além de Lisboa (3 a 5 de abril) e Braga (2 a 4 de maio) estão confirmadas edições do Festival Política em Loulé (outubro) e em Coimbra (novembro). O Festival Política apresenta-se como o maior evento dedicado aos direitos humanos e cidadania, de entrada gratuita, que decorre em Portugal. No ano passado, o Festival Política totalizou 14 dias de atividades em Lisboa, Braga, Coimbra e Loulé. A programação foi composta por 82 iniciativas, que contaram com mais de cinco mil participantes.
O Festival Política de Braga é um conceito da Associação Isonomia, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da InvestBraga e do Centro de Juventude de Braga.
A Póvoa de Lanhoso vai receber esta terça-feira, uma majestosa procissão em honra de São José, Padroeiro da vila. O cortejo religiosa começa às 15:00 e vai percorrer as principais artérias da vila.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a GNR e a PSP lançam amanhã a Campanha de Segurança Rodoviária “2 Rodas: Agarre-se à Vida”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2024, para sensibilizar os motociclistas.
A decorrer entre os dias 19 e 24 de março, a campanha tem como objetivo alertar os condutores de duas rodas a motor para “uma condução segura, cumprindo as regras do Código da Estrada e evitando comportamentos de risco, como a condução sob influência do álcool, o excesso de velocidade e a incorreta utilização dos dispositivos de segurança”.
A campanha “2 Rodas: Agarre-se à Vida” integrará ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira, assim como operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o PNF de 2024, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores.
As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:
Dia 19 de março, às 15:00: IC2 – Km 176.2 N/S – Condeixa;
Dia 20 de março, às 09:30: Praça da República – Porto;
Dia 21 de março, às 07:00: EN14 – Celeirós;
Dia 22 de março, às 10:00: Rua Principal – S. Domingos de Rana, Cascais.
A ANSR, a GNR e a PSP relembram que “os utilizadores de motociclos e de ciclomotores, quando envolvidos em acidentes rodoviários, têm um risco mais elevado de sofrer consequências graves do que as pessoas que circulam noutros veículos. Este risco deve-se à sua vulnerabilidade por não possuírem a proteção do habitáculo. O uso de capacete de modelo homologado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente. A utilização de outros equipamentos de proteção como luvas, botas, blusão com proteções, calças com proteção CE e airbag, contribuem para reduzir a gravidade das consequências em caso de acidente”.
Muitas vezes, no desporto profissional, mas não só, cada metro e cada segundo é vital para as aspirações dos jogadores e das equipas. Assim, muitos atletas procuram novas e inovadores formas de melhorar o seu desempenho ou a recuperação entre treinos.
É exatamente neste contexto que, recentemente, surgiu o canabidiol, também conhecido como CBD. Este elemento pode ajudar, de forma natural e segura, a combater dores, inflamações e até o stress provocado pelo desporto, melhorando o desempenho atlético e criando uma sensação de bem-estar nos atletas.
Vamos então saber mais sobre o que é o CBD.
O que é então o CBD?
Ao contrário do tetrahidrocanabinol (THC), que é uma substância psicoativa, o CBD é um composto extraído da planta da canábis perfeitamente segura.
Este elemento tem, nas suas propriedades, a capacidade de interação com o sistema endocanabinóide (ECS) do corpo humano. O ECS tem um papel fundamental na regulação de vários processos fisiológicos do ser humano, tais como a perceção da dor, a inflamação, o humor, o sono, a fertilidade e o apetite.
Para os desportistas, as capacidades de tratamento da dor e da recuperação dos tecidos musculares são duas das principais vantagens do uso de CBD.
Como pode ser aplicado?
Existem algumas formas possíveis para os atletas usarem os CBD. Porém, estas são algumas das mais conhecidas:
Os benefícios do uso do CBD não se limitam aos desportistas, mas qualquer pessoa pode beneficiar para relaxamento, melhoria dos padrões de sono ou no tratamento de dor.
No caso específico dos atletas, as vantagens são inúmeras e deixamos aqui algumas delas:
Melhorar a recuperação e reduzir a inflamação – Um dos benefícios mais significativos do uso de CBD por atletas é o seu grande potencial para ajudar a recuperar e a reduzir inflamações. As sessões de treino intensas, ou as competições com outros atletas, levam frequentemente a estiramentos, dores musculares, inflamação e danos nos tecidos musculares do nosso corpo. O CBD pode ajudar a combater estes efeitos através dos seus elementos anti-inflamatórias na constituição. Estes elementos podem ajudar a aliviar esses sintomas de fadiga muscular ou mesmo de inflamação, permitindo uma recuperação mais célere dos atletas ou desportistas amadores.
Diminuição da dor – Os praticantes de desporto amador ou profissional debatem-se, frequentemente, contra o desconforto ou até mesmo dor que resulta de lesões, carga de trabalho excessiva ou repetição de movimentos. Os medicamentos tradicionais para a dor, como os anti-inflamatórios e os opiáceos, acarretam vários riscos e efeitos secundários, para além de serem em alguns casos proibidos pelas organizações antidoping. Como alternativa a estes medicamentos, o CBD é uma opção natural, e com estudos de investigação recentes que sugerem a sua eficácia na gestão da dor aguda e crónica. Ao ajudar no alívio da dor e a reduzir a inflamação, esta alternativa pode diminuir a dor nos atletas sem os efeitos adversos associados aos medicamentos ditos convencionais.
Melhorar os padrões de sono e promover bem-estar – Para os atletas profissionais, um sono de qualidade é fundamental para um bom desempenho atlético no dia a dia e para a recuperação após uma carga de trabalho muscular intensa. No entanto, muitos são os atletas que lutam com distúrbios do sono devido ao stress, ansiedade ou a dores crónicas de lesões mal tratadas. O CBD tem-se mostrado um aliado promissor na promoção do relaxamento muscular dos atletas, assim como na redução da ansiedade e na melhoria da qualidade do sono. Através da estimulação dos recetores de serotonina do nosso cérebro, o CBD ajuda a conseguir um sono profundo e reparador, melhorando o bem-estar dos atletas e o seu desempenho físico.
Otimização da resistência e da concentração – Para além dos seus benefícios físicos que aqui abordamos, o uso de CBD pode também ter efeitos de melhoria cognitiva e podem ajudar os atletas durante sessões de treino ou até em competições. Ao reduzir a ansiedade e através do relaxamento sem sedação, o CBD pode auxiliar os desportistas a manter o foco na competição, melhorando os níveis de clarividência e de compostura sob pressão. Segundo alguns atletas, o uso com regularidade de CBD ajudou-os a uma melhoria dos índices de resistência, mas estes argumentos ainda precisam de ser estudados para uma confirmação científica dos mesmos.
Quais os cuidados que os desportistas devem ter?
Embora o CBD já seja totalmente legal em vários países e organizações de desporto internacionais, os atletas profissionais devem estar atentos às regras e regulamentos que regem o uso deste tipo de substâncias em cada modalidade desportiva.
A Agência Mundial Antidopagem (WADA) removeu, já em 2018, o CBD da lista de substâncias proibidas, mostrando de forma clara uma mudança em direção à aceitação do uso deste componente dentro da comunidade atlética.
Ainda assim, os atletas devem ter cuidado e verificar a legalidade dos produtos criados à base de CBD, garantindo que cumprem as políticas e regulamentos antidopagem relevantes para a modalidade praticada.
Já do lado da comunidade de desporto amadora, as recomendações são muito mais brandas e é apenas sugerido que, antes de optar pelo uso deste tipo de produtos, que consultem um médico ou profissional de saúde para garantir que não existe qualquer tipo de problema de saúde que possa surgir da utilização.
O Braga En’Cena está de regresso para a sua segunda edição, levando ao palco do Theatro Circo oito espetáculos inéditos, numa celebração das companhias de teatro local.
A iniciativa que, este ano, se estende entre 7 de abril e 8 de outubro surge como “uma resposta do Município de Braga aos anseios das entidades culturais locais, focando-se na promoção e desenvolvimento do teatro no concelho”.
Materializando-se como “uma iniciativa complementar de apoio às entidades culturais dedicadas ao teatro na região”, o Braga En’Cena nasce do desafio de as diferentes companhias dialogarem e desenvolverem, de forma articulada, novas produções teatrais, tanto em projetos individuais como coletivamente.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira do Theatro Circo e online em www.bol.pt. O custo de cada ingresso é de cinco euros.
Nos 50 anos do 25 de Abril de 1974, as companhias de teatro foram incitadas a abordar nas suas peças temáticas relacionadas com os valores de Abril.
O primeiro espetáculo a subir ao palco, no dia 7 de abril, pelas 17:00, é a peça de teatro coletiva “Até Quando?” do “Movimento Semnome”. Trata-se de uma manifestação artística e coletiva que celebra um dos momentos mais marcantes da história de Portugal. Esta manifestação pretende desafiar o público a refletir e questionar sobre o que é a liberdade e realçar que ela não deve ser tomada como garantida – não devemos esquecer o passado trágico para que ele não se repita no futuro. Até Quando? A ideia é que seja para Sempre.
O Movimento Semnome é composto pelos grupos Artes d’Alegria, CEA – Cooperativa de Ensino Artístico; Grupo Cénico de Arentim; Grupo de Teatro Planalto; Malad’Arte Produções; Nova Comédia Bracarense; Projeto Expressar; Teatro D’Art e Tin.Bra – Academia de Teatro.
No dia 14 de abril, pelas 17:00, é a vez do espetáculo “Animais”, do Grupo de Teatro Planalto. A peça foi criada a partir da obra “A Quinta dos Animais” de George Orwell, escrita em 1945.
No dia 5 de maio, pelas 17:00, a Nova Comédia Bracarense apresenta a comédia “O Aniversário do Casamento III”, que conta a história de André Soares, um jovem oriundo de uma família burguesa de sucesso, em que o seu desejo secreto é poder desenhar, expressar o seu talento na criação artística. A peça pretende a humanização do artista e dos que o rodeiam, com enquadramento no contexto histórico sem perder o impacto emocional.
A 12 de junho, pelas 21:30, sobe ao palco do Theatro Circo a Cooperativa de Ensino Artístico – CEA, com a peça “Asas de Pedra”, um drama inesperado, que parte de um quadro poético e inspirador para um passado inimaginável e difícil de aceitar.
Em julho, dia 7, pelas 17:00, é a vez do Grupo Cénico de Arentim apresentar o espetáculo “Passa Por Mim Na Arcada”. Uma peça do género revista que promete ser uma animação.
“Se Uma Gaivota Viesse” da Tin.Bra – Academia de Teatro sobe ao palco a 31 de Julho, pelas 21:30. Baseado no romance “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach, e com inspiração na escultura “O Vigilante”, de Alberto Vieira (exposto na Rua do Castelo, em Braga), “Se uma gaivota viesse” talvez ensine a lutar sempre pela liberdade, com asas que se estendem nos grandes voos das aves.
Depois de uma curta pausa, no Braga En’Cena volta ao Theatro Circo em Setembro, dia 10, pelas 21:30, com a peça “Vamos Todos”, do Projeto Expressar. Com o pano de fundo dos 50 anos do 25 de Abril e numa encenação próxima do teatro documental e de proximidade, “Voltamos Todos”, parte da guerra colonial, recupera memórias destes 50 anos de um grupo de 12 homens residentes no bairro da Misericórdia, em Braga.
A iniciativa fecha as cortinas no dia 8 de outubro, pelas 21:30, com o espetáculo “Palavras Pendentes”, da MalaD’arte. Com uma imagem cenográfica realista e uma narrativa contundente, “Palavras Pendentes” desafia as convenções sociais e mergulha nas profundezas da alma humana, explorando os efeitos corrosivos da opressão e a anulação da liberdade individual.