Vem aí mais uma edição da Dume – Capital Sueva. A iniciativa está agendada para os dias 5, 6 e 7 de abril, na freguesia de Dume, em Braga.
De acordo com a organização, a data do evento teve de ser reajustada face às festividades Pascais, tendo início a 5 de abril, dia da sagração episcopal de São Martinho de Dume no ano de 556.
A programação será brevemente anunciada e seguirá em linha com a edição de 2023, mas com novidades. Haverá exposições, teatro, atuações musicais com o grupo Sons da Suévia, recriações com a participação da Equipa Espiral, entre outras atividades para todas as faixas etárias.
“Estará representado o quotidiano da sociedade sueva, cada vez mais com fidedignidade, quer nas construções dos mais variados ofícios, quer na indumentária usada pelos figurantes. ‘Dume – Capital Sueva’ é mais do que uma feira. A vertente cultural de transmissão de conhecimentos é fundamental. Durante os dias do evento iremos divulgar as nossas origens, a nossa história e o nosso património. Com um programa, culturalmente rico e diversificado com o acesso gratuito a todos os museus da freguesia, incluindo o Núcleo Museológico de Dume que na 1.ª edição bateu recordes de visitantes”, referiu a organização.
A “Aldeia Sueva” erguida nos Jardins da Casa da Cultural em Dume também será palco para a programação e recriação. “Durante os três dias do evento estará no adro da Igreja Paroquial a Feira das Associações com artesanato, comes e bebes. Este ano, porque foi-nos solicitado já na edição anterior, iremos permitir que na feira, mediante aceitação prévia, a possibilidade de artesãos externos apresentarem os seus produtos”, acrescentou.
Para mais informações consulte a página de Facebook. A inscrição para artesãos poderá ser formalizada para [email protected].
“Dume – Capital Sueva” pretende relembrar a história de Dume, dos suevos e do patrono, São Martinho Dumiense.
Esta é uma iniciativa do Grupo “Arte em Dume” e da Associação Cultural e Recreativa de Dume, com a colaboração da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe. A estas entidades uniram-se o Agrupamento XII do CNE, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos de Dume, a Catequese e a Paróquia de São Martinho de Dume, a Fraternidade Nun’Álvares, o Centro Comunitário de Dume e os Pais do Jardim de Infância de Dume.