Início Site Página 1726

Braga dá a conhecer o Bom Jesus do Monte aos alunos do concelho

0
© CM Braga
© CM Braga

A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, participou hoje, no Bom Jesus do Monte, numa sessão do projeto “Escola Património”, desenvolvido pela Fundação Bracara Augusta.

O projeto, que este ano letivo envolve cerca de 100 alunos, tem como principal objetivo a educação patrimonial e ambiental, visando promover a conscientização das crianças e jovens de modo a incentivar a reflexão sobre a simbiose que se dá entre ambiente e património.

Para Carla Sepúlveda, este projeto é uma mais-valia para as escolas na medida em que dá a possibilidade aos Agrupamentos de escolas de trabalhar as vertentes patrimonial e ambiental a partir do seu projeto educativo. “O projeto ‘Escola Património’ promove a cidadania ativa partindo do conhecimento para a valorização do património e assumindo o bem classificado e o ambiente que o rodeia como palco para aprendizagens académicas. Consideramos que estes valores são também fundamentais para uma educação centrada no respeito pelo espaço público e tudo o que este implica”, salienta.

O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Fundação Bracara Augusta, desenhado e dinamizado em conjunto com a Confraria do Bom Jesus do Monte, Colégio D. Pedro V, Município de Braga e ASPA – Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, com o apoio dos Transportes Urbanos de Braga e da AOF como mecenas.

O projeto arrancou em setembro de 2023, no âmbito das Jornadas Europeias do Património e envolveu mais de uma centena de crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade que frequentavam o Colégio D. Pedro V.

No presente ano letivo estão envolvidos no projeto cerca de 100 alunos do 1.º e 2.º ciclos de ensino. Estes alunos são oriundos dos Agrupamentos de Escolas de Maximinos, Trigal Santa Maria e Carlos Amarante.

O projeto “Escola Património” pretende criar condições de acessibilidade a mais e melhores aprendizagens, usando recursos disponíveis no Bom Jesus do Monte.

Professor da UMinho é o novo presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade

0
Paulo Sampaio © UMinho
Paulo Sampaio © UMinho

Paulo Sampaio, professor associado com Agregação do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho) e investigador do Centro ALGORITMI, foi eleito, na útima semana, presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ).

Docente e investigador nas áreas da Qualidade e da Excelência Organizacional, Paulo Sampaio, que tem obtido vários reconhecimentos, entre os quais a distinção pela American Society for Quality com a categoria de Senior Member, o reconhecimento como uma das “40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade”, e laureado com a Feigenbaum Medal, atribuída pela mesma associação, vai assumir o cargo no triénio 2024-2026. O professor da UMinho apresentou a sufrágio a candidatura “Uma APQ de Todos e para Todos” que visa aproximar e valorizar os associados desta associação. O docente considera que a APQ “desempenha um papel fundamental na promoção da Qualidade na sociedade e economia portuguesa” e que por isso “deve prosseguir o seu caminho de mobilização individual e coletiva, inclusivo e diferenciador, junto dos seus associados e da sociedade envolvente”.

“Esta eleição significa a realização de um projecto que vinha a adiar há algum tempo. Após alguma reflexão considerei ser este o momento certo da minha carreira para dar este passo. Já tinha estado na vice-presidência da Direção da APQ entre 2010 e 2015, tendo regressado em 2021 para o mandato que agora terminou. A APQ desempenha um papel muito importante na promoção da Qualidade, não só junto das empresas, organismos públicos e universidades, mas também junto da sociedade civil. É com isso que estou comprometido no mandato para o qual fui eleito. A APQ, no seu espaço, tem de contribuir para ajudar Portugal a continuar a crescer e a evoluir através da criação de valor”, afirmou.

O professor da UMinho já lançou desafios para o mandato que terá pela frente, nomeadamente na transformação que a própria APQ terá de fazer no sentido de ser capaz de preparar o seu futuro face a um mundo em mudança. “Queremos construir uma APQ para o futuro, um futuro que vá muito além dos próximos cinquenta anos”, explicou Paulo Sampaio que assumiu que a sua Direção vai estar alinhada em princípios orientados pelo respeito por todos na estrutura, pela ética no trabalho a desenvolver, pela partilha do conhecimento e pelo valor criado para os associados.

A APQ é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1969, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública em 1984, e que tem como propósito a promoção e divulgação de conhecimentos teóricos e práticos no domínio da Qualidade e Excelência em Portugal. Desenvolve as suas atividades individualmente ou em parceria com outras entidades, procurando apresentar soluções inovadoras e mobilizadoras, criando valor para os Associados e contribuindo para o desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa. Sediada em Lisboa, a APQ tem delegações regionais no Porto e em Faro, nos Arquipélagos dos Açores e Madeira e conta atualmente com cerca de 1000 associados, entre indivíduos e organizações.

Universidade Sénior de Vieira do Minho celebrou 13 anos

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

A Universidade Sénior de Vieira do Minho comemorou, este fim de semana, o seu 13.º aniversário num ambiente de festa e animação.

O momento integrou um almoço convívio que contou com a presença dos alunos, dos professores e do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso.

“Tratou-se de um momento de festa repleta de alegria, boa disposição e, acima de tudo, de partilha e confraternização entre os alunos daquela instituição. A festa terminou com o corte de bolo e um brinde à Universidade Sénior por mais um ano de vida”, referiu a Câmara Municipal de Vieira do Minho.

A funcionar na Casa da Cultura, a Universidade Sénior é um projeto do Município de Vieira do Minho, que pretende ser um local de aprendizagem mas, sobretudo, de convívio. “Para muitos é uma ocupação dos tempos livres, para outros é um incentivo para aprender mais. É, também uma forma de combater a solidão e o isolamento e promover a troca de experiências”, acrescenta a Autarquia.

Este projeto conta com mais de uma centena de alunos, uma dúzia de disciplinas, lecionadas voluntariamente e pensadas de acordo com as necessidades, gostos e apetência dos seniores.

De segunda a sexta-feira, o grupo divide o seu tempo entre as aulas de inglês, canto coral, danças, informática, pintura, cavaquinhos, ginástica, hidroginástica e psicologia. “Aqui as aulas são vividas intensamente por alunos empenhados que, na bagagem, trazem sempre uma ou outra história para contar. E, porque o saber não tem idade, a Universidade Sénior de Vieira do Minho acolhe todos os que, tendo disponibilidade queiram partilhar experiências de vida, entusiasmo, muita vontade de aprender, conviver, ouvir e ser ouvido”, finalizou o Município.

Está a nascer uma “vila” para estudantes universitários em Famalicão

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

Vila. Assim se vai chamar a futura Residência de Estudantes de Vila Nova de Famalicão que abrirá portas aos primeiros inquilinos já no próximo ano.

O edifício, localizado bem no centro da cidade, na Praça D. Maria II, começou a ganhar forma e o arranque da sua construção foi assinalado na passada sexta-feira pelo presidente da autarquia, Mário Passos, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

“Estou muito contente por ver uma autarquia, uma região, a trabalhar com as instituições de ensino superior e a fornecer uma oferta a estes estudantes universitários, mas, acima de tudo, também fazer com que eles fiquem na região, ou seja, reter pessoas altamente qualificadas”, referiu a Elvira Fortunato.

Já o autarca famalicense destacou que se trata de uma obra “de enorme importância para Famalicão, pois permitirá dar resposta às necessidades de alojamento de estudantes e investigadores das instituições de ensino superior e centros tecnológicos do concelho, que atualmente se veem a braços com dificuldades a este nível”.

Mário Passos salientou que esta obra vai valorizar ainda mais a cidade “ao permitir trazer os jovens para o centro, dando-lhe mais vida e dinâmica”.

Esta será a primeira residência estudantil a ser edificada no município famalicense e dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.

Batalha das Flores coloriu Celorico de Basto

0
© CM Celorico de Basto
© CM Celorico de Basto

A XIX Festa Internacional das Camélias levou este fim de semana milhares de pessoas a Celorico de Basto para assistir às atividades desenvolvidas.

A quinta do Prado foi o epicentro da festa. “Não podíamos estar mais satisfeitos, foi um fim de semana intenso com milhares de pessoas a visitar este concelho e a desfrutar de todas as ações desenvolvidas”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

“Temos uma comunidade única e unida em prol de um mesmo objetivo, tonar este património natural e cultural a maior referência deste concelho no mundo, um caminho que vamos trilhando com brio e dedicação. Esta visibilidade internacional,com a presença de visitantes de várias nacionalidades, com a crescente participação dos espanhóis nas atividades promovidas é para nós motivo de grande orgulho, sobretudo pela forma como se mostram agradados e encantados com a nossa festa”, acrescentou o autarca.

O domingo foi o dia que mais visitantes atraiu ao concelho para verem de perto as atividades promovidas com destaque para a batalha das flores.

A exposição/concurso de camélias contou com a participação de 51 expositores, 23 dos quais estrangeiros. Já o desfile de moda para a eleição da Rainha e princesas das camélias coroou Marta Leite como rainha, Cláudia Lopes foi eleita a 1.ª dama de honor e Viviana Costa a 2.ª Dama de Honor.

Estiveram em exposição 35 murais desenvolvidos pelas Juntas de Freguesia, associações e coletividades. O mercado das camélias contou com vários expositores a vender produtos derivados de camélias e destacou os produtos endógenos como o vinho verde.

Deputado do Chega por Braga constituído arguido por mentir em tribunal

0
© Chega
© Chega

Filipe Melo, primeiro deputado do Chega por Braga, foi constituído arguido por prestar falsas declarações em tribunal, avança o Expresso.

De acordo com aquele jornal, Filipe Melo terá mentido em Tribunal num processo do Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público no Tribunal Judicial de Braga, estando agora arguido pelo crime de “falsidade de depoimento ou de declaração”.

O recém reeleito deputado do Chega é acusado de ter mentido num julgamento cível por alegar desconhecimento de uma ata de uma reunião interna do partido, ocorrida em 2021, que o mesmo assinou sobre a destituição de José Moreira, adjunto da comissão política distrital.

Cinco detidos em Braga por condução sob o efeito do álcool

0
DR
DR

Cinco pessoas foram detidas em Braga por condução sob o efeito do álcool. A PSP informou que de 10 a 18 de março fez também três detenção por falta de habilitação legal para conduzir e duas por tráfico de estupefacientes.

Foi ainda dado cumprimento a cinco mandados de detenção judiciais.

Nesse período, a PSP registou 57 acidentes, dos quais resultaram 8 feridos leves.

Parlamento dos Jovens junta 250 alunos do distrito de Braga

0
© CM Braga
© CM Braga

Até amanhã, o Espaço Vita recebe a sessão distrital do “Parlamento dos Jovens”, numa iniciativa que envolve 56 escolas e 250 alunos do distrito de Braga, com o tema “Viver Abril: caminhos para uma escola plural e participativa”.

Esta iniciativa, organizada pelo Município de Braga, em parceria com a Assembleia da República e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), é dirigida a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A sessão de abertura decorreu esta segunda-feira e contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, da presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos, e Palmira Maciel, deputada da Assembleia da República.

O programa tem como principais objetivos promover a educação para a cidadania, despertar o interesse dos jovens para a participação cívica e política, desencadear capacidade de argumentação na defesa de ideias com respeito pelos valores da tolerância e potenciar o pensamento crítico.

PAN envia moção de recomendação à Câmara de Famalicão para despoluir rio Pelhe

0
DR
DR

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da água, o PAN Famalicão enviou uma recomendação à Câmara Municipal a sugerir que esta proceda à elaboração de uma estratégia de despoluição dos rios e ribeiras famalicenses, em especial do rio Pelhe.

“Para nós fica muito aquém dos mínimos o projeto de reabilitação das margens do rio Pelhe, quando temos um problema maior chamado ‘descargas poluentes’ com bastante frequência para os nossos rios e ribeiras”, refere a porta-voz da concelhia Sandra Pimenta.

“Este projeto anunciado com tanta pompa e circunstância, que mais não é que uma tentativa desesperada de “limpar” a imagem nada ambientalista deste executivo, cai por terra quando recebemos continuamente denúncias de descargas que literalmente matam os nossos meios hídricos”, acrescenta.

O partido entende que “torna-se cada vez mais urgente proceder à elaboração de estratégias de curto e médio prazo assente num trabalho conjunto quer a nível local, com as várias entidades e associações, quer a nível intermunicipal, para que se recupere não só as margens, mas essencialmente que se garanta a não poluição dos nossos rios”.

No entender do PAN, o investimento que ocorreu na reabilitação das margens do Pelhe “não basta”. Acresce que “nos dias de feira, a quantidade de plástico que é deixado no recinto é elevada, e mesmo com a limpeza efetuada no fim do dia, o rio Pelhe acaba por ser alvo de inúmeros plásticos, algo que se revela muito negativo, pelos fatores já conhecidos”.

Neste sentido a Comissão Política Concelhia do PAN de Famalicão propôs à Câmara Municipal a criação de um programa de recuperação do rio Pelhe, das ribeiras e riachos famalicenses, procedendo à identificação dos focos de poluição, criando uma estratégia de despoluição em todo curso dos mesmos e paralelamente, colocar, estrategicamente, barreiras físicas/filtros de lixo, nomeadamente junto ao recinto da feira, salvaguardando a passagem de peixes ou outros animais aquáticos, por forma a garantir que qualquer resíduo sólido fique retido e possa posteriormente ser removido.

O PAN desafiou ainda a maioria do PSD/CDS a tomar a iniciativa de “desenvolver uma estratégia intermunicipal para a reabilitação e recuperação do Rio Ave, através da realização de um protocolo entre os municípios que direta ou indiretamente têm competências na zona hidrográfica do Ave e afluentes”.

O partido lembra que “estas preocupações já estavam plasmadas no seu programa autárquico”.

Valença revive a Semana Santa até 1 de abril

0
© CM Valença
© CM Valença

As celebrações da Semana Santa em Valença começaram este domingo com a Procissão dos Passos e prolongam-se até 1 de abril.

A Procissão dos Passos foi a primeira grande cerimónia da Semana Santa de Valença e percorreu as várias Capelas dos Passos, da Fortaleza. Esta procissão reconstitui os passos de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário e saiu da Igreja da Colegiada de Santo Estêvão.

No fim de semana de 23 e 24 de março o destaque vai para a recriação histórica dos vários capítulos da vida de Cristo com o “Via Crucis” e Mercado Nazareno, na Fortaleza, numa iniciativa da Câmara Municipal.

24 de março é, também, Domingo de Ramos, decorrendo a bênção dos ramos na Capela do Bom Jesus, na Coroada, às 11:00, seguida de procissão para a Igreja da Colegiada de Santo Estêvão.

Entre 24 e 30 de março, das celebrações da Semana Santa, destacam-se o “Lava Pés”, a Oração de Noa, a Narração da Paixão e Adoração da Cruz, a Procissão do Enterro do Senhor, a Exposição do Senhor do Túmulo e a Vigília Pascal.

No domingo, 31 de março, é dia do Compasso Pascal percorrer as casas dos valencianos mantendo uma tradição secular de anunciar a boa nova da ressurreição de Cristo.

As celebrações da Semana Santa de Valença encerram com o emblemático “Lanço da Cruz”, segunda-feira de Páscoa, em Cristelo Covo, às 16:00.