Segunda-feira, Abril 22, 2024
14.9 C
Braga
EducaçãoBraga dá a conhecer o Bom Jesus do Monte aos alunos do...

Braga dá a conhecer o Bom Jesus do Monte aos alunos do concelho

Projeto “Escola Património” envolve 100 alunos de Braga.

© CM Braga

A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, participou hoje, no Bom Jesus do Monte, numa sessão do projeto “Escola Património”, desenvolvido pela Fundação Bracara Augusta.

O projeto, que este ano letivo envolve cerca de 100 alunos, tem como principal objetivo a educação patrimonial e ambiental, visando promover a conscientização das crianças e jovens de modo a incentivar a reflexão sobre a simbiose que se dá entre ambiente e património.

Para Carla Sepúlveda, este projeto é uma mais-valia para as escolas na medida em que dá a possibilidade aos Agrupamentos de escolas de trabalhar as vertentes patrimonial e ambiental a partir do seu projeto educativo. “O projeto ‘Escola Património’ promove a cidadania ativa partindo do conhecimento para a valorização do património e assumindo o bem classificado e o ambiente que o rodeia como palco para aprendizagens académicas. Consideramos que estes valores são também fundamentais para uma educação centrada no respeito pelo espaço público e tudo o que este implica”, salienta.

O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Fundação Bracara Augusta, desenhado e dinamizado em conjunto com a Confraria do Bom Jesus do Monte, Colégio D. Pedro V, Município de Braga e ASPA – Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, com o apoio dos Transportes Urbanos de Braga e da AOF como mecenas.

O projeto arrancou em setembro de 2023, no âmbito das Jornadas Europeias do Património e envolveu mais de uma centena de crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade que frequentavam o Colégio D. Pedro V.

No presente ano letivo estão envolvidos no projeto cerca de 100 alunos do 1.º e 2.º ciclos de ensino. Estes alunos são oriundos dos Agrupamentos de Escolas de Maximinos, Trigal Santa Maria e Carlos Amarante.

O projeto “Escola Património” pretende criar condições de acessibilidade a mais e melhores aprendizagens, usando recursos disponíveis no Bom Jesus do Monte.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES