Vila. Assim se vai chamar a futura Residência de Estudantes de Vila Nova de Famalicão que abrirá portas aos primeiros inquilinos já no próximo ano.
O edifício, localizado bem no centro da cidade, na Praça D. Maria II, começou a ganhar forma e o arranque da sua construção foi assinalado na passada sexta-feira pelo presidente da autarquia, Mário Passos, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
“Estou muito contente por ver uma autarquia, uma região, a trabalhar com as instituições de ensino superior e a fornecer uma oferta a estes estudantes universitários, mas, acima de tudo, também fazer com que eles fiquem na região, ou seja, reter pessoas altamente qualificadas”, referiu a Elvira Fortunato.
Já o autarca famalicense destacou que se trata de uma obra “de enorme importância para Famalicão, pois permitirá dar resposta às necessidades de alojamento de estudantes e investigadores das instituições de ensino superior e centros tecnológicos do concelho, que atualmente se veem a braços com dificuldades a este nível”.
Mário Passos salientou que esta obra vai valorizar ainda mais a cidade “ao permitir trazer os jovens para o centro, dando-lhe mais vida e dinâmica”.
Esta será a primeira residência estudantil a ser edificada no município famalicense e dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.