Um grupo de amigos de Barcelos vai ajudar os peregrinos de Fátima com um espaço fixo, em Pombal, onde vão oferecer comida e animação.
Os voluntários já apoiam os peregrinos do concelho de Barcelos há vários anos, mas no ano passado decidiram não acompanhar nenhum grupo em específico e montaram uma banca na freguesia de Redinha, Pombal, onde ofereceram produtos alimentares, música e dança.
De acordo com o grupo de amigos, esta iniciativa, que irá decorrer de 8 a 12 de maio, visa “animar a alma e apaziguar o cansaço físico” dos peregrinos.
Durante os quatro dias, estarão no local artistas nacionais que irão ajudar os peregrinos a “relaxar por alguns instantes”.
O Centro Cívico de Palmeira, em Braga, recebeu, no sábado, a peça “A Revolução da Maria da Fonte”, do Grupo Cénico Povoense, da Póvoa de Lanhoso. A peça foi escrita por Dino de Sousa e encenada por Manuel Cardoso.
Para o grupo de teatro, a presença no XV Fest’Arte – Festival Internacional de Teatro da Nova Comédia Bracarense foi uma oportunidade de “honrar a heroína do município onde o público percebeu e compreendeu a verdadeira Revolução da Maria da Fonte”.
O próximo espetáculo está marcado para o próximo domingo, dia 28 de abril, pelas 17:00, com a participação do Grupo Recreativo e Beneficiente A Flor de Aldriz. O programa completo do festival está disponível nas redes sociais da Nova Comédia Bracarense e da Junta de Freguesia de Palmeira.
Como forma de enaltecer a memória e a bravura de quem defendeu a Pátria, Terras de Bouro vai realizar, no dia 25 de abril, integrada nas Comemorações da Revolução dos Cravos, uma homenagem aos ex-combatentes do concelho.
Do programa consta também, ao longo de dois dias, 24 e 25 de abril, uma série de atividades elucidativas dos “50 anos da restauração da Liberdade” em Portugal.
No dia 24 de abril, pelas 21:00, no Auditório Municipal, realiza-se um concerto musical pelos ANTIKUA, momento que marca o arranque das celebrações. Já na manhã do dia 25 pelas 10:00, na Praça do Município, ocorrerá o hastear das bandeiras e uma visita à exposição dos “50 anos do 25 de Abril”.
Segue-se a sessão solene no Auditório Municipal, com um período musical a cargo da Escola de Música de Terras de Bouro e o momento alto com a homenagem aos ex-combatentes.
As cerimónias terminam na tarde do dia 25 com a exibição do filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, no Auditório Municipal, pelas 15:30.
Alunos em representação dos diferentes níveis de ensino e de escolas do concelho de Vila Verde participaram hoje na Assembleia Municipal Jovem, onde tiveram a oportunidade de confrontar o executivo camarário com problemas e sugestões de variadas temáticas que preocupam as novas gerações.
A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, dirigiu a sessão, enaltecendo a intervenção cívica e o trabalho dos alunos, num “exercício de democracia e liberdade que representa uma mais-valia única para o desenvolvimento e a construção de melhor qualidade de vida para todas as pessoas”.
Integrada no programa comemorativo dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a iniciativa ficou ainda marcada pela distinção dos vencedores do concurso de “Poemas de Abril” e pela apresentação do livro gigante “Herdeiros de Abril”.
“São realizações de grande qualidade e com enorme valor artístico, que vão ficar na memória. Reforçam a consciência social, sobretudo das novas gerações, para a importância inestimável da democracia e da liberdade”, sustentou Júlia Rodrigues Fernandes.
A sessão abriu com a interpretação da canção ‘Grândola, Vila Morena’, de Zeca Afonso, por uma aluna da Academia de Música de Vila Verde. Seguiu-se declamação dos trabalhos vencedores do concurso ‘Poemas de Abril’. Tomé Dias e Maria Clara Delgado, do 3.º ano da EB n.º 2 de Vila Verde, com o poema “No tempo pequenino dos meus avós”, venceu o primeiro prémio. O segundo lugar foi para Diogo Araújo, da Escola Secundária, com “Dar Asas à Liberdade”. O poema “Flores de Liberdade”, do 4.º ano da Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, venceu o 3.º prémio.
O livro gigante ‘Herdeiros de Abril’ – com folhas de um metro por 70 centímetros – teve a participação de todos os agrupamentos de escolas do concelho, da Secundária, da Escola Profissional Amar Terra Verde, da Associação ‘O Mundo Somos Nós’, da Casa do Povo de Prado, do Colégio D. João de Aboim e da Academia de Música de Vila Verde.
Propostas e sugestões dos jovens
Na sessão plenária da Assembleia Municipal Jovem, os representantes dos alunos do concelho expuseram diversas temáticas, desde os direitos das crianças a questões ambientais, incluindo propostas e sugestões para reforçar a qualidade de vida das comunidades locais.
A presidente da Câmara, ladeada por todos os vereadores eleitos da autarquia, agradeceu o excelente contributo das crianças e jovens para “esta caminhada que importa consolidar, a favor do desenvolvimento sustentável e no interesse do concelho e da sua população”.
As propostas das crianças do 4.º ano, da EB n.º 1 de Prado, abriram as intervenções, defendendo o ‘Direito ao Brincar’, juntamente com demais direitos das crianças à família, à habitação, à educação e a serem protegidas e bem tratadas.
Pelo 2.º ciclo, uma representação do 5.º B, do Agrupamento de Moure e Ribeira do Neiva, evidenciou os potenciais benefícios da recolha e transformação dos biorresíduos, área em que o Município acaba de lançar um novo projeto, destacando a importância da prevenção do desperdício alimentar.
Focos de poluição detetados no rio Cávado mereceram a atenção da turma de PIEF do Agrupamento de Prado, que sugeriu uma “união de forças com a autarquia para uma campanha de sensibilização à população local”.
Do 3.º ciclo, a turma do 9.º C da EB de Vila Verde centrou-se na criação e manutenção de espaços que favoreçam a participação e o envolvimento dos jovens nas dinâmicas comunitárias. Na mesma senda, os “Conselheiros da Cidadania”, como se apresentaram os alunos do 11.º J da Secundária, apresentaram diferentes propostas para incentivar a atividade das novas gerações, como um drive-In cinematográfico de verão, circulação de trotinetes, apoios a start-ups e promoção dos três R’s.
Júlia Rodrigues Fernandes sublinhou que “a oportunidade de reflexão orientada pelas novas gerações, assim como as suas propostas e sugestões, consubstancia o sucesso da iniciativa e sustenta a aposta do Município em promover a participação cívica e política dos jovens”.
Num concelho reconhecido formalmente como “Amigo das Crianças” e da Juventude, a par de diversas distinções na defesa e promoção dos mais novos, a autarca apontou “a forte programação municipal de eventos que colocam os mais novos como protagonistas”. “Uma estratégia com ganhos cada vez mais evidentes para as nossas populações e para o concelho”, frisou a presidente da Câmara.
O fim de semana será de inverno onde a neve poderá cair acima dos 1000 metros, segundo o Meteo Trás os Montes – Portugal, podendo a neve voltar a pintar de branco as zonas mais montanhosas.
Nos dias 27 e 28 de abril, o Coreto do Piso 2 do Nova Arcada, em Braga, será palco do Campeonato Nacional de Matraquilhos e Futebol de Mesa, organizado pela Federação Portuguesa daquele desporto.
O evento tem início marcado às 10:00 de sábado, sendo o último jogo, nesse dia, disputado às 21:00. Já no domingo, a competição mantém o horário de arranque e as finais decorrem entre as 15:00 e as 18:30, culminando na entrega de prémios, às 20:30.
O campeonato conta com três categorias, nomeadamente, singles, doubles – que se subdividem entre junior, senior, men e woman – e mixed. Há, ainda, dentro das duplas uma segmentação entre 1.ª e 2.ª divisões.
O sorteio foi realizado esta terça-feira, distribuindo aleatoriamente as duplas e os atletas que participam individualmente, possibilitando que joguem contra cinco ou seis adversários diferentes. A exceção são os Campeões Distritais de doubles e singles são considerados cabeças de série e não se defrontam na Fase de Classificação.
“É com muito gosto que recebemos o Campeonato Nacional de Matraquilhos e Futebol de Mesa, no Nova Arcada, mostrando não só o apoio à modalidade como a versatilidade do espaço que dispomos. Vamos contar com atletas de vários pontos do país e, certamente, despertar a curiosidade dos nossos visitantes para as emoções deste desporto”, refere Filipa Lopes, diretora do centro comercial.
Mais informações sobre o torneio disponíveis no website oficial da FPMFM.
No Museu da Guerra Colonial de Famalicão guardam-se histórias, testemunhos e memórias de um pedaço de “história por contar”.
Inaugurado a 23 de abril de 1999, o museu retrata o itinerário do combatente português nas três frentes da Guerra Colonial, na qual Portugal se envolveu entre 1961 e 1974. Mais do que um espaço museológico, é um local que pretende transmitir ao visitante um real conhecimento sobre este período da História de Portugal, contado por quem a viveu e sentiu na primeira pessoa.
“É um espaço que nos aviva a memória e que serve para refletir sobre a guerra, tão presente nos nossos dias. Estamos perante um testemunho muito real da nossa história, pelo espólio que aqui é guardado, doado pelos ex-combatentes, pelas suas famílias, e um património coletivo que é importante preservar, porque é do passado e da aprendizagem que construímos os alicerces do futuro”, referiu Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão.
A celebração aconteceu esta terça-feira com a inauguração da exposição temporária sobre a arte na Guerra Colonial.
O Museu da Guerra Colonial resulta de uma parceria entre a Associação Dos Deficientes das Forças Armadas e da sua delegação de Famalicão, o Município de Famalicão e a ALFACOOP (Externato Infante D. Henrique de Ruilhe). Em 2012 foi transferido para as suas atuais instalações, no Lago Discount, na freguesia de Ribeirão. A gestão do Museu é da responsabilidade da “Associação do Museu da Guerra Colonial” e integra a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.
A União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães, em Braga, celebra o 25 de Abril durante quatro dias com várias atividades para toda a comunidade.
O “Concerto da Liberdade” está agendado para o dia 24 de abril, às 21:30, com a atuação de artistas e grupos no salão da Junta de Freguesia em Merelim São Paio.
No dia 25 de Abril será o expoente máximo das comemorações com o hastear das bandeiras nas três freguesias que compõem a União de Freguesias. Às 17:00 serão inauguradas as obras de requalificação do Largo de São Roque em Merelim São Paio que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
No dia 26 abril às 21:30, no salão da Junta de Freguesia em Panóias haverá a atuação do grupo “Orfeão de Merelim e Vozes do Cavado” com o titulo “50 Cravos para Zeca Afonso”.
No dia 27 de abril encerram as comemorações com um jantar de homenagem aos antigos combatentes da nossa União de Freguesias.
“Para a Junta de Freguesia trata-se de uma data importante de assinalar, de a comemorar e que não pode ser esquecida nunca, pela liberdade, pela democracia. Sendo este o ano em que se comemora os 50 Anos mais ainda se torna importante o assinalar da data com estas comemorações”, referiu a Autarquia.
O Politécnico de Viana do Castelo vai receber a 36.ª edição da Semana Académica, de 18 a 25 de maio, com muitos concertos.
Ao longo de sete dias, nomes conhecidos do panorama nacional, assim como o cortejo, a missa de finalistas e a serenata irão integrar a programação deste ano.
“De 18 a 25 de maio, todos os caminhos têm como destino Viana do Castelo, com passagem obrigatória por Ponte de Lima. Em Refoios do Lima, Toy será o cabeça-de-cartaz de uma noite que irá contar, também, com Kalhambeke e o DJ Cozta. Mas antes, a Semana Académica conta com dois dos mais emblemáticos momentos: a Monumental Serenata, dia 18 de maio, às 23:59, e a missa de finalistas, no dia seguinte, às 10:00, no Campo da Nossa Senhora da Agonia. Cortejo académico terá o maior número de sempre de carros. Serão 19 e mais de 2.500 estudantes em desfile”, referiu o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A Semana Académica faz uma pausa a 21 de maio e no dia seguinte, com o cortejo académico, dedicado ao tema dos Acontecimentos Históricos. “Pela primeira vez”, o cortejo académico irá contar com 19 carros alegóricos. “São mais três do que o ano passado. E mais carros significa também mais estudantes no desfile. Estamos a contar com mais de 2.500 estudantes, essencialmente aqueles que entraram no IPVC este ano letivo e os finalistas”, explica o presidente da Federação Académica do Politécnico de Viana do Castelo, Henrique Maciel.
O dia 22 de maio irá contar com as atuações de Quem é o Bob?, num tributo a Bob Marley, seguindo-se os DJ’s Zanova e Pette. Pelo meio, a Hinoportuna também sobe ao palco.
Os dias seguintes trarão até Viana do Castelo Pappillon, com Quim das Remisturas e o DJ Kozzi, mas também Mundo Segundo & Sam The Kid. A noite só termina depois das atuações de Oder e Avatar com o DJ Kardo.
Federação espera saldo positivo na edição deste ano
A última noite está reservada para um dos grandes nomes da edição deste ano da Semana Académica. Piruka promete fechar em grande o cartaz de 2024. Overule e o DJ vianense Fábio Gonçalves completam o programa.
“Temos um programa muito bom, com excelentes cabeças-de-cartaz, que são do conhecimento geral dos estudantes, mas penso que também fomos bem-sucedidos na contratação dos DJ’s”, descreve Henrique Maciel, que se diz “bastante satisfeito” com o cartaz deste ano. “Sinto-me realizado, não só pelo cartaz, que vai de encontro ao que tínhamos pensado, mas também porque acredito que este ano vamos ter um saldo positivo no final. Espero que na Semana Académica, mas também na Receção ao Caloiro”, finalizou o presidente.
Vieira do Minho vai celebrar, esta quarta-feira à noite, os 50 anos do 25 de Abril com música e fogo de artifício.
O evento terá início às 21:30, na Praça Dr. Guilherme de Abreu, com um espetáculo musical que irá juntar 60 vozes oriundas de várias freguesias do concelho.
“Além das vozes dos grupos corais, estarão em palco também um conjunto de músicos que irão interpretar um conjunto de músicas dos autores e compositores mais conhecidos do 25 de abril de 1974”, informou o Município de Vieira do Minho.
Às 22:30, a festa continua com a atuação da dupla de DJ’s Rui e Cirilo. À meia-noite será ainda lançada uma sessão de fogo de artifício para assinalar a data da Liberdade.