O Orçamento Participativo Jovem de Vizela está em votação até 8 de dezembro. Após a apresentação das propostas e de um período de divulgação/sensibilização para que os proponentes pudessem dar início ao apelo ao voto, segue-se agora a fase de votação nas novas propostas.
A votação pode ser realizada online, na plataforma criada para o efeito http://opj2020.cm-vizela.pt/, onde se encontra a informação relativa às propostas, bem como o formulário de votação. Podem participar na votação, jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos que sejam trabalhadores, estudantes, residentes ou naturais do concelho de Vizela. Cada jovem poderá votar uma única vez, num único projeto.
Assim, até 8 de dezembro encontram-se a votação as seguintes propostas:
- Campo Multidesportivo e de Lazer – Reconversão de um campo desportivo e de um parque infantil;
- Cuida Vizela – Distribuição de sacos de pano para substituir os sacos de plástico e campanha de sensibilização ambiental;
- Jardim Sensorial de Vizela – Implementação de um jardim público com design sensorial e criativo;
- Outdoor Workout Park – Implementação de uma área de treino público ao ar livre;
- Roller Park – Construção de um espaço para a prática e aprendizagem de patinagem;
- SkatePark – Instalação de um parque próprio para a prática de skate;
- Templo e Garrafas Romanas – Instalação de uma fonte de água pública filtrada com e sem gás;
- Vizela a pedalar sobre rodas – Sistema de partilha de bicicletas;
- Vizela Sustentável Hortas Comunitárias – Construção de hortas comunitárias com processo de compostagem.
Com esta iniciativa, o Município procura alicerçar um modelo de gestão autárquica mais participada e informada com vista à definição de prioridades no investimento municipal. O Orçamento Participativo Jovem é um processo de consulta direta aos jovens conferindo-lhes a oportunidade de identificar e propor projetos que considerem de interesse para o concelho.
A Câmara Municipal de Vizela afetou ao Orçamento Participativo Jovem o valor de 15 mil euros, de acordo com o Orçamento Municipal e apela à participação cívica de todos os jovens.