Terça-feira, Maio 14, 2024
11.7 C
Braga
AtualidadeMorreu Susana Vilaça, doente oncológica de Braga que gerou onda de solidariedade

Morreu Susana Vilaça, doente oncológica de Braga que gerou onda de solidariedade

Susana Vilaça

Morreu Susana Vilaça, doente oncológica de Braga que lutou para ter acesso a um tratamento inovador, inicialmente negado pelo Infarmed. Tinha 43 anos.

Susana Vilaça, residente na freguesia de Esporões e funcionária na EB1 de Figueiredo, foi diagnosticada há oito anos com cancro da mama. O Hospital de Braga, onde era acompanhada, solicitou ao Infarmed uma Autorização de Utilização Excecional do medicamento Lynparza, pedido que foi rejeitado.

Após a rejeição do Infarmed, a bracarense gerou uma onda de solidariedade no país e, com a ajuda de donativos, teve de recorrer ao setor privado para fazer o tratamento, que tinha um custo mensal de 9 mil euros. Entretanto, o Infarmed voltou atrás e deu luz verde para o uso do fármaco no setor público.

O corpo de Susana Vilaça estará em câmara ardente a partir das 14:30 na Capela do Senhor dos Aflitos, em Esporões. O funeral realiza-se este sábado, 23 de abril, pelas 15:00, na Igreja Paroquial de Esporões. Finda a cerimónia, irá a sepultar no cemitério local.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES