Domingo, Julho 25, 2021
22.8 C
Braga
InícioBragaDoente oncológica de Braga com tratamento rejeitado pelo Infarmed

Doente oncológica de Braga com tratamento rejeitado pelo Infarmed

Susana Vilaça

Susana Vilaça é de Braga e sofre de um cancro da mama. A doente oncológica de 42 anos está a precisar de um tratamento que lhe foi recusado pelo Infarmed. O Hospital de Braga, onde está a ser tratada, viu o seu pedido rejeitado para administrar o único tratamento que irá permitir prolongar e melhorar a qualidade de vida de Susana.

Susana Vilaça teve de recorrer ao setor privado para a administração de uma vacina mensal que tem o custo de 9 mil euros.

Vários autarcas de Braga estão a apelar por donativos para ajudar Susana Vilaça, que luta desde 2014 contra a doença.

Marco Oliveira, presidente da Junta de Figueiredo, fez o apelo nas redes sociais para a angariação de donativos, uma vez que a doente é funcionária da escola nesta freguesia. “Já ouviram falar do caso da Susana. É nossa funcionária na escola de Figueiredo e é atualmente a nossa responsável pela gestão da cantina e pelos serviços escolares da Junta de Freguesia. Além de uma funcionária exemplar, é uma excelente pessoa e mãe de dois filhos. Luta desde 2014 contra o cancro, e neste momento não lhe resta outra alternativa que um tratamento inovador que lhe permitirá ter alguma qualidade de vida até ao fim da sua vida. Infelizmente, este tratamento não está disponível no sistema de saúde público e mesmo o Infarmed não autoriza. Resta o privado, que cobra cerca de 9000 euros por cada vacina/mensal. Estamos ao nível da freguesia e concelho a divulgar a quem queira ajudar”, apelou o autarca.

Também o presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e o presidente de Crespos e Pousada juntaram-se a esta causa solidária, ao apelar à comunidade por donativos.

Susana Vilaça tem 42 anos e é mãe de 2 filhos. Desde os 34 anos que luta contra um cancro da mama e é acompanhada pelo Hospital de Braga. Após a rejeição do tratamento por parte da Infarmed, foi criada uma página no Facebook a 25 de março para a angariação de donativos que irá possibilitar a compra da vacina. 

Pode fazer um donativo através do IBAN PT50 0007 0000 0052 9257 5122 3.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS