Sábado, Abril 27, 2024
9.5 C
Braga
ReportagemMarchas Infantis alegraram ruas de Braga em Dia de Santo António

Marchas Infantis alegraram ruas de Braga em Dia de Santo António

© Angélica Antunes

Cerca de 250 crianças da Escola Básica da Sé e do Jardim de Infância da Quinta das Hortas protagonizaram, esta terça-feira, as Marchas Infantis de Santo António. Os marchantes de palmo e meio espalharam sorrisos e encheram de cor as ruas da cidade de Braga, onde desempenharam atuações no Rossio da Sé e na Avenida Central.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, explicou que a pandemia privou a realização desta iniciativa e que as marchas voltaram com força à freguesia para manter viva esta tradição popular.

© Angélica Antunes

“Este ano já tivemos as Marchas dos Seniores com a Associação dos ‘Bravos da Boa Luz’, que ano após ano tenta manter a tradição de Santo António viva aqui na Sé. Relativamente à EB1 da Sé, com o seu corpo docente e não docente, habitua-nos à preservação das Marchas de Santo António, mas também de São Geraldo e da Braga Romana e, portanto, é uma escola que incute nos seus alunos as tradições populares”, referiu o autarca.

© Angélica Antunes

Por seu turno, Manuel Miranda Pereira, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, disse que “é o manter das tradições e é muito bom que a escola, como disse o presidente, retome estas atividades, para que estes costumes de Braga sejam cada vez mais enraizados”.

© Angélica Antunes

As Marchas Populares Infantis são realizadas há mais de 25 anos, segundo Albertina Sousa, professora na EB1 da Sé, que agradeceu a todos os envolvidos e apoio na organização do desfile.

© Angélica Antunes

“É uma tradição que esteve interrompida durante dois anos devido à pandemia e que recuperámos novamente. Os adereços das crianças e os arcos foram feitos nas escolas e todos os anos são renovados. Temos associações a trabalhar connosco como ‘Os Bravos da Boa Luz’, que nos ajudam a nível de empréstimo das roupas para os pais. Quero também agradecer à Associação de Pais, à Junta de Freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, que está sempre pronta a ajudar, à BragaHabit, que fornece o pão para as crianças oferecerem no peditório, à Câmara Municipal de Braga e ao Tesouro da Sé, que nos fornece a alimentação na zona do Rossio”, sustentou a professora.

© Angélica Antunes

Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Braga, esteve presente no evento e parabenizou a comunidade escolar pela homenagem a Santo António. “Quero dar os parabéns à comunidade educativa da Sé que é sempre muito inovadora e que essencialmente não deixa morrer as nossas tradições. É uma escola com um grande número de alunos estrangeiros e é uma forma de eles sentirem que são incluídos e integrados na nossa cultura. Desejo um Feliz Dia de Santo António para todos e também quero apelar às Senhoras Professoras que não se esqueçam do São João que é outro Santo Popular da cidade e que esse tem uma forte tradição. Eu acredito que também irão trabalhar para que os alunos, que nunca estiveram cá na nossa cidade, possam conhecer um pouco do outro santo que, não sendo o nosso padroeiro, tem uma forte tradição”, finalizou a vereadora.

© Angélica Antunes

As Marchas Infantis de Santo António mostram que desde pequenino se preserva as tradições, afirmando a identidade da freguesia da Sé.

© Angélica Antunes

O evento contou com a participação de alunos, professores e funcionários, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, da Associação de Pais, da Associação “Os Bravos da Boa Luz”, do Tesouro da Sé e da BragaHabit.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES