Quarta-feira, Abril 24, 2024
21.1 C
Braga
BragaJovem de Braga eleito presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Jovens...

Jovem de Braga eleito presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal

André Macedo

André Macedo, natural de Merelim São Pedro, em Braga, foi eleito presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

O jovem de Braga é gestor e vivencia a vida no campo desde os seus primeiros anos de vida. A paixão pela agricultura foi herdada da família, dos avós e dos pais, também agricultores. Aos 27 anos, alia a sua paixão pelo mundo rural à sua formação base, contabilidade e gestão, com a vida associativa onde integra os órgãos sociais da AJAP como presidente do Conselho Fiscal e é vogal da Direção do Conselho Nacional de Juventude.

“O convite para integrar esta organização proveio do atual presidente, Pedro Rei, o qual honrei bastante e prontamente aceitei”, afirma o jovem agricultor. André Macedo defende que a manutenção do setor agrícola é “primordial para o desenvolvimento das sociedades e saber que pode ter uma voz nesta matéria é motivo de orgulho”. “Sem mundo rural não há mundo Urbano, é importante que haja uma consciência disso e que os agricultores sejam respeitados e valorizados”, remata.

Braga é hoje um concelho cada vez mais urbano, mas “a maior parte do seu território é rural” para o recente eleito. “É uma satisfação enorme poder representar esta organização, não só porque irei defender os interesses dos jovens agricultores em geral e em particular os jovens agricultores bracarenses. Sinto que os agricultores, em Braga, não são tidos muito em conta, mas eles existem e são muitos. Basta passar na Praça para o testemunhar”, sublinha André Macedo.

Recorde-se que a AJAP é uma organização privada sem fins lucrativos e membro do Conselho Económico e Social (CES). Com sede em Lisboa, foi criada em 1983 para dar resposta a duas questões fundamentais: consciencializar os empresários agrícolas para a importância do movimento associativo e representar os Jovens Agricultores Portugueses a nível nacional e internacional. Esta é a única organização que representa a nível nacional, europeu e internacional, os Jovens Empresários Agrícolas Portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 40 anos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES