
O Município de Braga foi eleito vice-presidente da Rede de Cidades Michelin, durante a 4.ª conferência da rede, realizada entre os dias 15 e 19 de abril, na cidade de Anderson, Carolina do Sul.
Com a participação de uma delegação liderada pelo vereador João Rodrigues, Braga demonstrou seu “compromisso com a cooperação internacional e o desenvolvimento sustentável”.
O ponto alto da participação de Braga na conferência foi a sua nomeação como vice-presidente da rede para o mandato de 2024 a 2026. “A nomeação de Braga como vice-presidente da Rede das Cidades Michelin é um testemunho do nosso compromisso com esta rede, aumentando ainda mais a forte parceria estratégica com as outras cidades, especialmente com Clermont Ferrand, cidade com quem temos uma relação de décadas. Estamos motivados para contribuir ativamente para os esforços da rede nos próximos anos. As outras cidades reconheceram a nossa mais valia para fazer parte da sua direção”, afirmou João Rodrigues.
Durante a conferência, a Startup Braga assinou um protocolo de colaboração para a criação do ‘Corredor de Incubadoras’ nas cidades da rede, uma iniciativa destinada a promover a inovação e o empreendedorismo, criando a possibilidade de abrir novos mercados e investidores para as startups das cidades participantes.
Luis Rodrigues, diretor da Startup Braga, foi um dos signatários desse acordo, destacando “o compromisso da cidade em fornecer um ambiente propício para o crescimento de novas empresas e startups”. “A criação do ‘Corredor de Incubadoras’ representa mais uma oportunidade para impulsionar a inovação e o desenvolvimento económico em Braga”, declarou, acrescentando que “estamos confiantes de que esta iniciativa irá gerar resultados positivos para a nossa comunidade”.
O ecossistema de inovação e empreendedorismo de Braga esteve ainda representado com duas das startups, a Automaise e OmniumAI, para participar num concurso de startups promovido pela rede.