
O Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal Braga, em atividade inserida no Roteiro pelas Freguesias, visitou na passada terça-feira a Junta de Maximinos, Sé e Cividade. A reunião contou com a presença de Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias, e, em representação do núcleo de Braga, estiveram Olga Baptista, Bruno Miguel Machado e Miguel Rocha.
“Ao longo de duas horas foram apresentadas e discutidas algumas das dificuldades com que o Executivo se depara durante o decurso das suas funções. Sendo uma freguesia urbana, os principais desafios circulam ao redor de problemas da índole social, nomeadamente a necessidade de apoio a habitantes carenciados economicamente, às comunidades migrantes, a crianças e idosos, bem como a vítimas do grave problema de violência doméstica ainda vigente em Portugal, entre muitos outros”, salienta a Iniciativa Liberal, em comunicado.
O partido liberal referiu que o autarca desta união “reforça que a escassez de meios, principalmente com a situação pandémica atual, é um forte obstáculo à concretização de objetivos; no entanto, assessorado pela comunidade e por organizações e outras instituições locais, decorrem projetos de melhoria, nomeadamente ao nível da melhoria da circulação de trânsito em vias movimentadas da união. Outro problema que gera preocupação no seio do Executivo é a falta de apoios aos movimentos associativos sediados na união, que sofreram rudes golpes com a falta de recursos acessíveis a estas organizações, devido, entre outros motivos, ao desafio apresentado pela situação pandémica”.
A Iniciativa Liberal considera que a falta de recursos e, muitas vezes, de autonomia é “um problema que afeta os executivos das freguesias”.
Todos os assuntos abordados na reunião serão considerados pelo Núcleo Territorial de Braga que “fará o que estiver ao seu alcance para garantir melhores condições de vida a todos os habitantes da União de Freguesias”.