Famalicão vai abrir concurso para recrutamento de Polícias Municipais
Quarta-feira , Dezembro 2 2020 Periodicidade Diária nº 2653
Principal / Região / Vila Nova de Famalicão / Famalicão vai abrir concurso para recrutamento de Polícias Municipais

Famalicão vai abrir concurso para recrutamento de Polícias Municipais

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai recrutar, através de concurso, dez novos Polícias Municipais para dar resposta às necessidades do concelho. A proposta para a contratação dos novos agentes foi aprovada na quinta-feira, em Reunião de Executivo.

De acordo com a proposta apresentada, “a realidade veio demonstrar a necessidade de reforçar, de imediato, o número de agentes, atendendo à crescente assunção de responsabilidades da Polícia Municipal, em vários domínios, destacando-se desde logo, as novas competências assumidas na fiscalização das normas governamentais relativas à pandemia provocada pela Covid 19, antes atribuídas apenas às forças de segurança”.

Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, justificou a contratação dos efetivos com as novas competências assumidas, mas também com “o desinvestimento nacional na segurança pública”. “Esta é a resposta que a Câmara Municipal pode dar à notória e preocupante ausência de policiamento nas ruas de Famalicão”, reforçou.

Lembrando uma reunião recente com o secretário de Estado da Administração Interna, Paulo Cunha afirmou ter ficado “muito preocupado por constatar que não está previsto, no prazo de pelo menos um ano, qualquer reforço dos efetivos da PSP e da GNR”.

“É claro que a Câmara Municipal não pode contratar efetivos para a GNR nem para a PSP, mas ao contratar efetivos para a Policia Municipal está a criar condições para que, do ponto de vista do que é competência do Município, tudo seja feito para que a sensação de segurança efetiva possa acontecer”, salientou o autarca, acrescentando que “é obvio que a Polícia Municipal não vai substituir os agentes da PSP e da GNR que estão em falta, eles são insubstituíveis, contudo é o que está ao nosso alcance”.

Refira-se que a Polícia Municipal iniciou funções em fevereiro de 2004. Atualmente, este Corpo de Segurança Municipal conta com 1 comandante, 19 agentes de Polícia Municipal, 1 funcionário administrativo e 1 técnico superior, encontrando-se em fase de recrutamento esta entrada dos dez novos agentes.