O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão procurou hoje sensibilizar o ministro da Administração Interna para o problema da falta de condições do quartel da GNR de Riba de Ave.
Mário Passos aproveitou a presença de José Luís Carneiro em Famalicão, para a inauguração do novo Campus da Proteção Civil, para lembrar que a transferência da GNR para o antigo quartel dos bombeiros de Riba de Ave, cujo edifício foi adquirido pela Câmara Municipal, só ainda não aconteceu porque ainda não foi assinado o protocolo de cooperação entre a autarquia e o Governo para a cedência do espaço ao Ministério da Administração Interna.
O autarca salientou o “total espírito colaborativo” da autarquia com as instâncias nacionais para elevar a qualidade dos serviços públicos e apontou a questão da GNR de Riba de Ave como um “bom exemplo” dessa postura. “Estamos a falar de um edifício histórico central em Riba de Ave, com um valor patrimonial elevado, que estamos disponíveis para ceder gratuitamente à administração nacional para resolver o problema da falta de condições da GNR da vila”, disse.
Mário Passos pediu a mesma atenção em relação aos postos da PSP e da GNR de Vila Nova de Famalicão, que precisam de uma intervenção “urgente” de requalificação infraestrutural.
O edil apontou a segurança e o socorro aos cidadãos como uma “prioridade absoluta” para o Município de Famalicão. “Estamos entre as Câmaras do país que mais investe na Proteção Civil Municipal, mas não conseguimos, nem podemos fazer tudo sozinhos. A Administração Central tem que assumir as suas responsabilidades, sabendo que pode contar com a total abertura da nossa parte”.
Na resposta, o ministro mostrou total disponibilidade ao “diálogo com os autarcas” e sensibilidade para com os problemas das comunidades.